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Qual a melhor estratégia de fluxo para um marketing digital eficiente?

Por: Raphael Lacerda

Sócio Proprietário da Mercado Binário - Agência especializada em automação e geração de leads de vendas. Atua no mercado digital há mais de 10 anos com foco em marketing de performance.

Você empreendedor quer fluxo em seu site, por isto este título te chamou atenção. Mas não adianta ter uma grande quantidade de visitantes em uma página, se ninguém está comprando ou deixando o contato. De forma curta, o melhor fluxo é aquele que gera maior vendas ou leads em comparação ao investimento feito, seja monetário ou de tempo. Se sua equipe passa uma tarde fazendo uma postagem de Facebook, você deve ter claro, qual o custo deste tempo e quantas vendas as horas geraram.

Por isto, todas as suas ações devem ser monitoradas para que você não caia em métricas vaidosas e perca dinheiro.

Alguns empreendedores não tem a mínima ideia de quanto vale um lead que veio de uma rede social, ou pior, se veio algum lead de lá.

Então a primeira regra para definir uma estratégia de fluxo eficiente é considerar as métricas de vendas e leads como importantes e deixar de lado as métricas vaidosas, como likes e visitantes.

Por exemplo, simulando que você invista em dois tipos de fluxo para o seu site:
Fluxo A: R$ 500 reais que te retorna 200 visitas, mas apenas 1 lead de vendas. Um Lead igual a R$ 500 reais.
Fluxo B: R$ 500 reais que retorna 30 visitas, mas 5 leads de vendas. Um Lead igual R$ 100 reais.

Claramente a primeira opção não é nem um pouco eficiente, apesar da quantidade de visitas.

Mas calma, nem por isto você deve anular o fluxo A de sua estratégia. Como tudo na vida, nem tudo é absoluto e o errado pode se tornar certo em questão de detalhes.

Por isto, outra dica para decidir se um fluxo é eficiente ou não, é comparar os leads com o espaço para onde você está canalizando este fluxo.

Isto mesmo. Antes de pensar em fluxo, você deve pensar no espaço que irá receber este fluxo. Não adianta levar os usuários para a página inicial do seu site, se você vende 30 ou 40 tipos de produtos diferentes para 10 públicos diferentes. Seu cliente tem que estar com MUITA,MUITA vontade de comprar de você para que a conversão ocorra. Se este for o caso do exemplo do Fluxo A, um lead é até muita coisa.

Como este exemplo, podem existir outras diversas variáveis que fazem um fluxo ser bom ou ruim para sua empresa.

Apesar de algumas pessoas defenderem fórmulas para vender. A verdade é que as variáveis são múltiplas e apenas testando, monitorando e desconstruindo a sua estratégia, você irá descobrir o caminho certo para sua empresa vender.

Cabe a você empreendedor decidir qual a melhor estratégia, tomando cuidado com armadilhas, interpretações erradas de dados ou métricas vaidosas.

Antes de pensar em que mídia investir, se deve estar em qual rede social, você deve estar segura que seu canal está pronto para converter visitantes em vendas. Evitando assim frustrações.