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Qual a melhor estratégia de billing para alavancar as vendas?

Por: Mariana Cremonesi

Redatora especialista em pagamentos na Vindi. Formada em Publicidade e Propaganda, e trabalha com produção de conteúdo há 10 anos.

Já parou para pensar na infinidade de formas de cobrança que você pode implementar em sua loja? Não estou falando apenas de dinheiro, cartão e boleto. Sim, as formas de pagamento também são um ponto muito importante. Mas, qual a melhor estratégia de billing que você pode utilizar para alavancar suas vendas?

Como funciona a forma de cobrança da sua empresa hoje? Será que é possível implementar outros modelos?

Fatura avulsa com compra única

Todo e-commerce possui a cobrança de fatura avulsa. O cliente finaliza a compra do produto escolhido com os dados do cartão ou com a opção de pagamento por boleto bancário. A transação é realizada por meio de uma plataforma que possui a certificação de PCT Compliance para armazenar dados de pagamento dos clientes, como número do cartão, cvv e afins.

Fatura avulsa com preço variável

Esse modelo funciona igualmente ao de fatura avulsa com compra única, mas o cliente escolhe a quantidade a ser paga. Por exemplo: compra de crédito para celular ou de milhas aéreas.

Trial

Quem já assinou a Netflix ou o Spotify se deparou com o modelo de trial, período em que é permitido o teste do produto ou serviço. Essa forma de cobrança permite que os clientes conheçam a empresa e o que ela oferece, antes de decidirem se querem investir seu dinheiro. Existem dois tipos de trial:

Com captura de cartão

Ou seja, a pessoa precisa colocar os dados para dar início ao período de teste. Após o término do prazo, caso o cliente não cancele, a cobrança é feita normalmente

Sem captura do cartão

Quando é permitido que o cliente teste o serviço ou produto sem colocar informações para cobrança. Geralmente esse modelo oferece um curto prazo de trial.

Assinatura

Esse modelo é muito comum no mercado. Por meio de um pagamento recorrente, o cliente recebe ou tem acesso ao seu serviço ou produto. Muitas empresas de SaaS (Software as a Service) utilizam esse método.

No mundo do e-commerce, é possível utilizar a cobrança via assinatura por dois modos:

clube de assinatura

Muitas lojas virtuais também estão lançando os seus clubes de assinatura, proporcionando que seus clientes recebam em casa seus produtos todos os meses. É uma ótima forma de fidelizar o seu público, além de apresentar uma experiência diferente. A cobrança é feita todo mês no cartão cadastrado, sem utilização do limite, ou no boleto bancário.

VIP ou Prime

Semelhante ao clube de assinatura, os clientes VIPs ou Primes possuem condições especiais ao assinarem o serviço, como:

  • fretes gratuitos;
  • desconto em produtos de compra recorrente;
  • acesso a promoções em primeira mão, entre outros.

A Amazon foi uma das gigantes que lançou este tipo de serviço para os seus clientes.

Assinatura configurável

Na assinatura configurável, a cobrança é feita da mesma forma que em uma padrão. A diferença é apenas a possibilidade de escolha de planos já pré-definidos pela empresa, o que faz variar o valor final.

A maioria dos e-commerces que possui clubes de assinaturas permite que os clientes também selecionem os produtos do seu box, o que faz com que o valor do plano se altere.

Após escolher a melhor forma de cobrança para o seu negócio, é hora de se preocupar como isso será feito. Nada de internalizar esse processo — foque no core do seu negócio, em cada vez mais melhorar o seu produto ou serviço para o seu cliente final.

Automatização de processos

Para proporcionar a melhor experiência para o usuário e ter uma melhor gestão financeira da sua empresa, é preciso ter controle total dos métodos de pagamentos, das formas de cobrança, emissão de notas fiscais, conciliação, clientes inadimplentes e muito mais.

Por isso, fica a dica de contar com plataformas de cobrança completas que realizam tudo isso de forma automática, fácil e rápida. Isso te permitira ter controle total do seu negócio e otimizar as suas vendas, sejam elas recorrentes ou pontuais.