Acesso rápido

Quais são os meios de pagamento preferidos no e-commerce?

por Amauri Moura Terça-feira, 19 de maio de 2015

Muitos são os fatores que interferem na competitividade de uma loja virtual. Produto, oferta, preço, tempo de entrega, atendimento e segurança são apenas alguns dos elementos que o cliente pode considerar no momento de efetuar uma compra. Mas, além destes, não podemos nos esquecer dos meios de pagamento.

É importante ficar atento às preferências do consumidor na hora de transacionar para que o e-commerce conquiste cada vez mais conversões. Pesquisa realizada pela Atlas Ecommerce, em parceria com o Moip, revela que a cada dez transações efetuadas via internet, sete são concluídas por meio de um cartão de crédito, duas por boleto bancário e uma por alguma forma de pagamento complementar.

O levantamento ainda compara os meios mais comuns na internet brasileira entre 2013 e 2014. Responsável por 73,44% de todas as compras feitas, o cartão de crédito manteve a predileção isolada do usuário, com crescimento de 3% ante o ano anterior.

Segunda maneira mais usada para compras na internet, o boleto bancário apresentou decréscimo durante o mesmo período, de 23,25% para 20,21%. Apontada como uma das tendências em 2013, as wallets também tiveram baixa em 2014: de 1,16% no share, a carteira virtual baixou para 0,72%.

Em contrapartida, tanto o cartão de débito quanto a transferência online conseguiram aumentar na preferência dos consumidores: de 0,05% para 0,1%; e de 4,93% para 5,53%, respectivamente.

De acordo com Igor Senra, CEO do Moip, a dominação do cartão de crédito pelo consumidor brasileiro se explica por um comportamento comum no país: a facilidade do parcelamento. “Mesmo antes do recente aumento do crédito, esta forma de pagamento sempre foi a preferida do consumidor, exatamente pela possibilidade de não precisar realizar o pagamento à vista. E da internet se tratar, em grande parte, de compras por impulso, o fato de não precisar arcar com os custos totais no momento torna a experiência mais real”, acredita.

Chances de conversão

O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido dos brasileiros para compras online, mas quanto mais formas de pagamento o site ofertar, maiores serão as chances de conversão.

“Ofertar mais meios de pagamento é igual a mais conversão. Não se sabe ao certo com antecedência qual é o meio de pagamento que o comprador tem disponível para transacionar. Dessa forma, oferecer a ele opções é crucial para fechar o maior número de vendas possível”, destaca Senra.

Uma das formas mais práticas, funcionais e simples de diversificar os meios de pagamento em um e-commerce é a utilização de um intermediador de pagamento. Ao contratar este serviço, a loja virtual pode oferecer com apenas um contrato e única integração, todos os meios de pagamento, além de contar com ferramentas de conversão e segurança de dados.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.