Quais são as melhores campanhas de e-mail marketing para automação?

por Pedro Ivo Martins Segunda-feira, 18 de junho de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Trabalhar com marketing é sempre muito corrido e nem sempre é possível gastar muito tempo desenvolvendo as campanhas de e-mail marketing. Por isso, é preciso ganhar tempo para focar nas estratégias que vão trazer maior retorno financeiro e precisam de mais atenção.

Uma forma de ganhar tempo é desenvolver réguas de relacionamento e automatizar algumas campanhas. A ideia é criar uma vez e deixar sua plataforma de CRM fazer o resto: envie automaticamente para as pessoas certas, na hora certa.

Nessa publicação, separamos as melhores campanhas para você utilizar como automações e poupar seu tempo – que é dinheiro!

A partir de um estudo que fizemos com aproximadamente 70 marcas de varejo, com mais de 700 milhões de disparos de email de 17.803 campanhas feitas nos últimos 2 anos, analisamos as que trazem mais retorno:

1ª – Abandono de carrinho

Quem nunca colocou produtos no carrinho e depois, por qualquer razão, desistiu ou deixou para um outro momento? Todo mundo faz isso, não é mesmo? O cliente pode ter deixado de finalizar a compra por diversas razões, mas uma coisa é certa: se ele colocou um produto no carrinho é porque ele se interessou por ele e tem (nem que seja no fundinho do coração) uma vontade de comprá-lo.

Às vezes esse cliente precisa só de um empurrãozinho para comprar aquele produto, e uma oferta dele na caixa de entrada pode ser o suficiente para ele clicar em “comprar”.

Das campanhas analisadas, em disparado é a automação que traz mais resultados. A receita por e-mail enviado foi de R$ 1,12 e a receita por e-mail aberto foi de R$ 6,72. Possui baixíssima taxa de rejeição com uma receita muito alta, além de gerar uma taxa de lastclick 6 vezes maior do que a média.

Sem dúvida o abandono de carrinho é uma automação que você deve ter em suas estratégias de marketing digital.

2ª – Boas vindas

Um bom e-mail de boas vindas é muito importante, afinal a primeira impressão é a que fica! Esse tipo de e-mail pode te ajudar a ativar aquele usuário que se cadastrou, mas ainda não efetuou a primeira compra.

Os e-mails de boas vindas tiveram maior taxa de abertura, com 27,3%, taxa de clique de 2,6% e conversão 1,2% mais alta, disparado em comparação com as outras campanhas. Veja os gráficos abaixo:

Campanhas de Boas Vindas são disparadas as melhores de conversão. Fonte: Plataforma Dito.
As maiores taxas de cliques foram Boas Vindas, Aniversário e Abandono de carrinho. Fonte: Plataforma Dito.

3ª – Aniversário

Por mais clichê que sejam as campanhas de aniversário, elas são muito importantes. De acordo com um estudo realizado pela Unidade de Marketing Services Global da Experian, um e-mail de aniversário tem uma performance bem superior em relação à outras campanhas, com uma taxa de cliques superior a 300% e de abertura de 235% na comparação.

Isso porque o cliente já espera que naquele e-mail tenha um cupom de desconto ou algum tipo de brinde. E não é para menos, pois aquele é um dia especial para ele. Por isso, não o decepcione. Olha a nossa sugestão de régua de relacionamento:

Exemplo de régua de relacionamento para aniversário.

No estudo que fizemos, o número de aberturas das campanhas de aniversário é destaque, sendo a terceira maior e mostrando que uma abordagem pessoal atrai a atenção do cliente.

Comparativo da nossa pesquisa: Boas Vindas lidera o ranking, seguido de Abandono de Carrinho e Aniversário. Fonte: Plataforma Dito.

4ª – Datas especiais

Liquidações: “Liquidação” é uma palavrinha mágica que todo mundo ama ouvir. É como o tão esperado “sinal verde para comprar”. Algumas marcas fazem esses momentos de liquidação como datas especiais, o que pode ser uma boa estratégia para impactar os clientes.

Datas comemorativas: Páscoa, dia das mães, dia dos pais, natal, etc. Nessas datas, naturalmente o cliente já aguarda algum tipo de mensagem especial. Se programe para impactá-lo alguns dias antes da data.

Black Friday: Muitas pessoas aguardam essa data do ano para fazer suas maiores compras. Investir em uma estratégia bem pensada vale muito à pena, especialmente por seus clientes já estarem propensos a finalizar a compra. Dê o privilégio de uma “espiada” nas ofertas com e-mails teasers, assim o cliente já vai pensando no que vai comprar e namora bastante o produto.

Fora as datas mais comuns, você pode investir naquelas não tão utilizadas pelos seus concorrentes e outras marcas, como Dia do Professor, Dia da Toalha, Dia do Amigo, etc. São datas que podem ser especiais para certos nichos dentro da sua base e mais um gatilho para um e-mail personalizado com uma oferta do gosto do cliente.

5ª – Saudades

Aqueles clientes que não compram há um tempo na sua loja precisam de estímulos para “voltar à vida”. Um e-mail de “Estamos com saudades” pode ser esse desfibrilador.

Esse tipo de campanha foca em clientes pouco ativos e não promete um retorno alto ou destaque em nenhum indicador, mas os cupons de desconto garantem uma boa receita por conversão

Por isso, já crie um segmento de pessoas que não compram há mais de 60 dias, por exemplo, e deixe automatizado um e-mail de saudades. Neste caso um desconto também pode fazer a diferença, pois é um grupo com grandes chances de compra por já conhecer seu produto e sua marca.

Exemplo de régua de relacionamento para reativação do cliente.

E aí, ficou alguma dúvida? Tem algum outro tipo de campanha de sucesso de sua marca que não aparece no nosso top 5? Compartilhe conosco nos comentários!

Para o conteúdo original, acesse aqui.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.