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Quais informações você precisa saber para alavancar as vendas online?

Por: Rafael Savoy

Formado em Administração, hoje atua como executivo de contas na GoBots

Ao realizar uma pesquisa no navegador do seu desktop ou do seu celular de um determinado produto que deseja comprar é comum aparecer uma variedade de lojas que comercializam o mesmo produto. Hoje essa prática tem sido cada vez mais frequente, com a compra de produtos online crescendo muito, ainda mais nos tempos de pandemia que vivemos hoje. Diversos varejistas grandes, médios e pequenos que possuem lojas físicas estão direcionados para o desenvolvimento de e-commerces e de marketplaces e agora buscam soluções: como alavancar as vendas online?

De fato, houve uma mudança no comportamento do consumidor. Os lojistas tiveram que repensar suas estratégias para adaptarem seus atendimentos e também a maneira de exporem os produtos online.

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O ponto principal que observamos nessa movimentação para as vendas online é como lidar com a demanda de clientes que desejam comprar o seu produto e por que o comprador escolhe ou não a sua loja dentre outros concorrentes.

Outro ponto muito importante é como o pós-venda da sua loja tem se posicionado após o cliente realizar a compra de um determinado produto.

Conheça seu cliente

Existem diversos fatores que influenciam a decisão de compra em meio a tantas variedades, no entanto o que temos notado é que os lojistas têm investido rios de dinheiro em marketing, redes sociais, estrutura, preço e que de fato são extremamente importantes, mas esquecem ou não prestam a devida atenção sobre um ponto muito importante que é a comunicação com o seu cliente e um contato mais próximo, rápido e eficaz.

É possível fazer uma comparação bem simples com o cotidiano convencional em uma loja física. Imagine uma pessoa que entra para comprar um determinado produto. Esse consumidor vai no mínimo olhar o produto, pegar, sentir, vestir e também perguntar ao vendedor se tiver alguma dúvida.  E nas vendas online, como ele vai fazer isso?

Certamente, não será possível, pelo menos até o momento, mas existem algumas alternativas básicas que muitas vezes são esquecidas e deixadas de lado, mas podem gerar um impacto gigante para o lojista.

Uma prática bastante comum nos varejistas de sucesso é a forma de exposição dos anúncios. Isso quer dizer que todas as informações necessárias devem estar de forma bem clara e objetiva para o seu cliente entender qual é a especificação completa do seu produto, com fotos de boa qualidade e que mostra a real percepção do seu produto.

Essa prática é bastante comum e aplicada pela grande maioria dos lojistas, mas o que conseguimos notar entre os que tem se destacado no cenário do e-commerce brasileiro é que eles não medem esforços para se comunicar com o seu cliente de forma eficaz desde o primeiro contato com a loja. O consumidor deve ser atendido de forma rápida e inteligente para tirar as dúvidas e também aumentar o contato no impulso da compra.

Vendas online alavancadas

Conseguimos avaliar mais de 20 milhões de perguntas feitas pelos consumidores e um número expressivo de conversão em vendas, que vai de 80% a 300% maior, acontece quando o atendimento no pré-venda para esclarecer dúvidas levam de 0 a 2 minutos.

Com esses dados fica ainda mais claro que o contato com o seu cliente é fundamental para o desenvolvimento da sua loja e também aumento do faturamento.

No contato com o seu cliente após a compra também é fundamental informar o status da mercadoria, estar disponível para alguma dúvida, etc.

É de se esperar que as lojas tenham consciência que a comunicação com o seu cliente é extremamente fundamental para se destacar em um cenário bastante competitivo e isso reflete na busca de soluções inteligentes como Inteligência Artificial.

Existem diversas aplicações para melhorar a efetividade da comunicação com o cliente e se a sua loja não está preparada, com certeza ela pode desperdiçar muitas oportunidades e evitar ganhos expressivos.

Se você deseja realmente alavancar as vendas online, reflita sobre as ações já realizadas sobre o posicionamento atual do anúncios, desenvolva uma boa comunicação com o seu cliente e reduza ao máximo o tempo atendimento tanto no pré como no pós venda, com essas ações em prática, existe uma chance enorme da sua loja alavancar as vendas e navegar nesse mar de oportunidades.