Quais indicadores são chave para avaliar resultados de email marketing?

por Andre Metzen Segunda-feira, 01 de dezembro de 2014

Estratégias de e-mail marketing são altamente efetivas e contribuem para elevar o número de clientes, bem como as vendas. Mas para que essas estratégias sejam de fato aproveitadas da melhor maneira possível, é preciso acompanhar alguns indicadores chave, que nos dão um panorama bem detalhado de como está a performance da nossa campanha. Confira quais desses são essenciais para garantir os resultados de sua estratégia de email marketing:

Taxa de entrega

A taxa de entrega de email corresponde ao número de emails que chegaram oficialmente na caixa de entrada do seu destinatário e também aqueles que entraram no spam ou foram direto para a lixeira. Esse indicador representa uma informação importante para a sua equipe, pois vocês ficam sabendo quais e-mails estão corretos e ativos e quais não, podendo deletar os demais cadastros da sua base de dados e assim manter a sua lista saudável e com os contatos que realmente valem a pena.

Taxa de abertura

A taxa de abertura é calculada sobre o número de e-mail que foram abertos pelos destinatários. A partir deste indicador você sabe se a sua estratégia de chamada para o e-mail está sendo eficaz e atraindo a atenção da sua audiência.

Número de cliques

No interior do seu e-mail marketing devem existir links que levem para o seu site ou uma landing page, chamando seu cliente para interagir com a sua marca em uma outra plataforma. O número de cliques demonstra quantas pessoas foram direcionadas para o seu site ou landing page, trazendo dados importantes sobre a efetividade do email marketing e o real interesse do seu público no que foi oferecido.

Taxa de conversão

Quando você envia um e-mail marketing espera que o destinatário tome alguma atitude para interagir com o seu conteúdo, como clicar em um link, compartilhar um conteúdo, preencher um cadastro, realizar uma compra, entre outras. A taxa de conversão é responsável por dizer a você quantas pessoas fizeram aquilo que você esperava, ou seja, qual a porcentagem de sucesso da sua estratégia.

Marcação de spam e cancelamentos

Tanto pela credibilidade que a sua empresa espera passar aos seus clientes quanto pela legislação em vigor, é preciso dar ao destinatário do seu e-mail marketing a opção de cancelar o recebimento do mesmo. Caso isso não aconteça, ele pode ainda marcar sua mensagem como spam e se livrar dela da pior maneira possível para você.

Sendo assim, acompanhe a taxa de marcação de spam e cancelamentos do seu e-mail marketing, aproveitando a oportunidade para entrar em contato com a pessoa e perguntar o motivo do cancelamento. Com essas informações disponíveis, você pode criar mecanismos de retenção de leads e recuperar essas pessoas que deixaram de assinar o seu email marketing.

De acordo com pesquisas, uma taxa de cancelamentos aceitável é de até 1% dos seus destinatários. Atingindo uma taxa superior, é preciso rever suas estratégias e campanhas de email marketing para saber onde está localizado o problema. É possível também realizar uma breve pesquisa junto ao seu público-alvo para saber quais são os conteúdos mais relevantes para ele.

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