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Quais diferenciais procurar ao escolher uma plataforma de e-commerce?

Por: Pablo Ribeiro

Fundador e CEO da M3 E-commerce, que está há mais de 7 anos no mercado trazendo soluções em performance digital através da implantação de e-commerces. Responsável pela equipe de vendas e relacionamentos da empresa. Já participou ativamente em mais de 160 projetos de implantações de lojas virtuais. E palestra em diversos eventos relevantes para o mercado de e-commerce, como o VTEX Day e as conferências do E-commerce Brasil.

Escolher uma plataforma de e-commerce ideal é um dos pontos mais desafiadores na hora de implantar uma loja virtual. Primeiro, porque ainda é um universo muito novo para o lojista. Segundo, porque existem diversas opções de software no mercado. E terceiro, porque a escolha de agora impactará diretamente naquilo que o e-commerce poderá dispor ou não. Aliás, pode impactar até mesmo na proporção do seu crescimento.

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal

Portanto, com o propósito de te auxiliar nesta missão, apresentarei neste artigo os principais diferenciais que você deve procurar e se atentar ao escolher uma plataforma de e-commerce.

Quando se fala em comércio eletrônico, existem alguns fatores cruciais que não podem ser desconsiderados antes da seleção do software de e-commerce. Como, por exemplo: a viabilidade de fazer integrações com ERP e marketplaces; meios de pagamento disponíveis; possibilidade de customização, etc.

Além disso, também existem as particularidades do seu próprio negócio e aquilo que não pode faltar na sua loja virtual. É sob esta perspectiva que você deve pautar a sua decisão. A seguir, falo detalhadamente sobre o que procurar numa plataforma de e-commerce, de acordo com a ótica apresentada.

1 – Velocidade e escalabilidade

Procure um software que garanta velocidade e escalabilidade para o seu site. O tempo de carregamento das páginas da loja não está ligado apenas à velocidade da plataforma. Entretanto, ela impacta diretamente neste quesito. Lembre-se que proporcionar uma navegação rápida aos seus consumidores é fundamental quando o assunto é experiência do usuário. O oposto pode ocasionar desistências e abandono de carrinho — além, é claro, de prejudicar a reputação do seu e-commerce. Isso sem contar que os buscadores penalizam sites que apresentam lentidão no carregamento das páginas, acarretando em uma má indexação nos resultados de busca.

Já a escalabilidade também é um ponto-chave. Afinal, certamente o seu objetivo como lojista é que o seu e-commerce cresça cada vez mais. No entanto, nem todas as plataformas estão prontas para suportar essa expansão com total segurança e estabilidade. Lembro ainda das famosas ocasiões de picos de acesso, como a Black Friday. Sendo assim, certifique-se de que o software escolhido possui escalabilidade, a fim de evitar uma possível migração de plataforma no futuro.

2 – Flexibilidade

Contar com um software flexível, que se adapte aos mais variados tipos e segmentos de negócio, também é muito importante. Procure uma plataforma que traga esta versatilidade e permita criar funcionalidades que tornem a jornada de compra personalizada, de acordo com o perfil dos seus consumidores. Oferecer uma trajetória de consumo prática, intuitiva e rápida, em conformidade com o comportamento dos seus usuários, é uma das estratégias mais eficazes de gerar conversões e fidelizar clientes.

3 – Integrações simples

Outro fator essencial que já mencionei no início do artigo, é a possibilidade de fazer integração com recursos que auxiliarão no gerenciamento do e-commerce, como ERP — ferramenta que coopera na gestão, integrando todos os processos da loja. Além disso, que permita a integração com marketplaces. Isso porque pode ser uma boa estratégia para novos e-commerces atraírem e conquistarem consumidores. Se atente a isso e opte por uma plataforma que propicie e facilite estas operações.

4 – Pronta para o mobile

Pensar num e-commerce que não se adapte aos dispositivos móveis é um verdadeiro erro. Afinal, o percentual de brasileiros que realizam compras ou pagamento através do smartphone é de 91% — de acordo com um levantamento feito em agosto de 2020 pela Panorama Mobile Time e Opinion Box. Sem mencionar que os mecanismos de busca consideram o layout responsivo um dos critérios para uma boa indexação das páginas no resultado de busca. Portanto, conte com uma plataforma que esteja pronta para o mobile.

5 – Segurança

Ressalto outro elemento imprescindível durante a escolha do software que hospedará a sua loja: a segurança. Ela é fundamental tanto para você, lojista, quanto para os seus consumidores e para a credibilidade do seu negócio. Saiba que se o usuário não sentir confiança na loja, ele não efetuará uma compra nem tampouco se fidelizará à marca. Logo, é essencial ter certeza de que a plataforma escolhida proporcionará a segurança que você e os seus consumidores desejam.

Com essas dicas, garanto que a seleção do software ideal se tornará mais simples e assertiva, trazendo resultados positivos ao seu negócio.