Quais as melhores práticas de SEO para e-commerce a partir de 2017?

por Evandro Polli Segunda-feira, 10 de abril de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

O mercado de SEO está sempre em constante evolução, a cada dia somos impactados por mudanças relevantes e que nos fazem repensar as nossas estratégias.

Algumas tendências ganharão força ao longo de 2017 e outras perderão popularidade. Embora seja impossível prever quais todas as tendências de SEO nos influenciarão nos próximos meses, já podemos nos preparar para o que o futuro nos reserva.

Deixo aqui algumas práticas de SEO que você deve usar durante 2017 para alavancar seu e-commerce:

Tenha sua loja virtual em uma versão responsiva

Faz um bom tempo que existe uma grande discussão sobre as vantagens de um web site responsivo, mas especialmente agora podemos dizer que desenvolvimento de sites móveis amigáveis que aproveitem melhor os recursos dos dispositivos e apresentem uma experiência agradável para os usuários é uma prioridade absoluta para o ano de 2017.

Se você ainda está na dúvida sobre a importância de sites móveis amigáveis, considere o seguinte: 75% do tráfego mundial de Internet virá de dispositivos móveis em 2017.

Com base nessas informações o Google reconheceu a importância do mobile e decidiu priorizar o uso móvel para seus resultados de busca.

O anúncio do Google de um índice somente para dispositivos mobile é grande notícia. Esse foi o modo do Google dizer ou você tem um site responsivo ou então você vai ficar para trás.

Embora as telas dos computadores não estejam se tornando obsoletas, esse anúncio significa que novos recursos serão desenvolvidos visando o índice somente para dispositivos móveis, e a pesquisa nos computadores desktop poderá um dia não ser a prioridade, assim como o celular costumava não ser.

Você provavelmente já sabe que os algoritmos do Google dão preferência a sites responsivos, mas você sabia que eles também estão implementando um revolucionário algoritmo “mobile-first”? Com isso em mente, não é exagerado supor que o Google irá aumentar a prioridade dos sites responsivos em 2017, ou mesmo penalizar aqueles que atendam apenas aos usuários de computadores desktop.

Otimização para pesquisa por voz

Acredite ou não, o movimento em busca da performance dos recursos de busca por voz é parcialmente por causa do Bing. Embora possa parecer que o Google não tem muito concorrência motor de busca, a pesquisa de voz fez do Bing um concorrente notável.

De fato, cerca de um quarto de todas as consultas do Bing são pesquisas por voz, e até 2020, estima-se que aproximadamente metade de todas as buscas estarão relacionadas à voz.

Ainda mais surpreendente para a maioria é que Siri, Cortana e Alexa usam Bing para realizar suas pesquisas de voz. Claramente, a voz é uma estratégia de SEO e se tornará uma “coisa” real no futuro próximo.

Você pode ter certeza que o Google sabe disso, então espere novos desenvolvimentos nesta área, como o gigante da busca se esforça para manter seu firme controle sobre o uso de mecanismos de busca com certeza estão empenhados em aprimorar este recurso.

Então, como você deve fazer para otimizar seu site para pesquisas de voz? Aqui estão alguns fatores que devem ser levados em consideração quando for realizar um plano de ação para melhorar a sua pesquisa por voz na sua estratégia de SEO:

  1. As pessoas usam frases diferentes quando realizam pesquisas por voz

Em vez de usar palavras-chave, suas consultas soam mais naturais. Haverá um momento em que boas práticas de SEO exigiram que nos afastemos de palavras-chave desnecessárias e nos organizaremos para frases conversacionais.

  1. Mantenha-se atualizado com os dispositivos e seus mecanismos de pesquisa

Com o lançamento do Amazon Echo, a Bing alcançou grande parte do mercado de dispositivos inteligentes, mas isso pode mudar à medida que novas tecnologias como o Google Home são lançadas. Apenas certifique-se de que você crie uma estratégia de SEO para pesquisa por voz que ajude você a obter melhores resultados. Por exemplo, se todo o site for adaptado para usuários do iPhone, talvez você queira se concentrar mais em otimizá-lo para o Bing em vez do Google.

  1. Acompanhe as informações através de uma ferramenta de análise

Uma boa maneira de construir um site otimizado para pesquisas por voz é enxergar como as pessoas encontraram o seu site em primeiro lugar. Não se concentre nas pesquisas baseadas em palavras-chave. Em vez disso, procure as pesquisas que soam naturais, as possibilidades serão maiores das pessoas encontrarem sua página através de uma pesquisa de voz.

  1. Não se preocupe com palavras-chave, responda as perguntas

Desde o surgimento das pesquisas por voz o foco de palavras-chave mudou para frases naturalmente usadas no dia-a-dia, é provável que as pessoas vão se deparar com o seu site fazendo uma pergunta para seu assistente virtual de voz.

Se você quiser se preparar para isso e aparecer nos primeiros resultados orgânicos para uma pesquisa por voz, você precisará gastar tempo pensando sobre as perguntas que as pessoas podem fazer sobre o seu segmento. Depois de ter feito isso, você pode começar a desenvolver conteúdo centrado em responder a estas perguntas, semelhante ao que é feito agora com SEO.

Crie uma versão AMP do seu site, urgente!

Você já notou esses pequenos raios que aparecem ao lado de alguns resultados de pesquisa do Google em seu telefone? Essas são páginas móveis aceleradas (AMP), e elas vão ser uma parte importante da construção de um site bem-sucedido. Por quê? Porque ninguém gosta de perder tempo com carregamento de sites lentos, especialmente usuários móveis.

Você pode estar se perguntando: “Eu realmente preciso de um site AMP?” A resposta é sim. Ter um site lento pode inibir o tráfego, reduzindo assim as taxas de conversão. Você ainda não tem certeza? Considere o seguinte: aproximadamente 40% dos internautas desistem de um site que leva mais de três segundos para carregar.

Embora atualmente os sites com versão AMP não desempenhem um papel influente na estratégia de SEO isso não significa que em um futuro próximo não serão recompensados ​​com melhores resultados.

Minhas considerações finais de SEO em 2017

É impossível dizer quais todas as mudanças significantes em SEO para os próximos anos, mas o que temos certeza é que o uso de computadores desktop está em declínio, além disso os principais buscadores do mercado já estão atendendo com prioridade os usuários de dispositivos móveis.

Sabendo desses fatores a melhor estratégia de SEO para este ano de 2017 é se empenhar em propor a melhor experiência de navegação para os usuários de dispositivos móveis, priorize os usuários de smartphones e tablets que acessam sua loja virtual e boas vendas.

http://www.business-review.eu/news/zenith-forecasts-75-percent-of-internet-usage-will-be-mobile-in-2017-123217

http://www.sumate.eu/2017/01/busquedas-voz-seo-manual-2017/

 

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