Quais as alternativas para meu evento frente à pandemia de COVID-19?

por André Zanuto Segunda-feira, 23 de março de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Nos últimos dias a pandemia de coronavírus vem crescendo exponencialmente. Como medida de prevenção, a OMS (Organização Mundial de Saúde), colocaram algumas medidas para reduzirmos a velocidade de transmissão desse virus. Essas medidas vão desde as mais simples como lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel sempre que possível, até as mais drásticas como evitar aglomerações suspendendo compromissos profissionais não urgentes.

Legislação

Eventos em todo o mundo têm sido cancelados para evitar a proliferação do vírus. Os torneios esportivos foram pausados sem previsão de retorno, as aulas estão suspensas e as empresas estão optando pelo regime home office. Essas são precauções tem colaborado (e muito!) para a diminuição de quadros da doença.

Aqui no Brasil não é diferente. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, determinou situação de emergência no município e todos os eventos privados que precisam de alvará foram suspensos — assim como já aconteceu no Rio de Janeiro e vem acontecendo em outros estados. Os órgãos públicos já estão decretando o fechamento de escolas, universidades e outras ações para evitar aglomerações.

E qual é a solução para quem estava com uma reunião ou evento importante marcado para os próximos dias? Confira abaixo alternativas de como proceder com o seu evento frente à essa pandemia, tomando as medidas preventivas corretas:

Cancelamento

Os órgãos públicos estão proibindo a aglomerações de pessoas. Então, certamente o cancelamento de um evento para os próximos dias parece, à primeira vista, ser a única opção possível. Algumas empresas estão optando por isso, mas vamos pontuar algumas outras possíveis soluções.

Caso você queira cancelar o seu evento, lembre-se de avisar a todos os envolvidos com uma antecedência para evitar transtornos. Em caso de eventos pagos antecipadamente, procure uma opção segura para realizar o estorno do valor. E se tiver contratado pessoas para a realização dele, tente reaver o valor acertado mediante os trâmites do contrato — ou negociar o adiamento com ambas as partes. O bom senso é o que vale!

Adiamento

Para quem não deseja cancelar o evento — mas sabe que é necessário adia-lo —, pense que será necessário entrar em contato com todas as partes envolvidas para a definição de uma nova data. Por exemplo: caso seja uma reunião presencial com um palestrante e 40 convidados, você precisará entrar em um consenso de uma data onde o auditório estará disponível e todas as pessoas envolvidas também.

Se por ventura uma ou mais pessoas não puderem na nova data, lembre-se que você também precisará providenciar uma forma de reembolso (em caso de eventos pagos) para evitar prejuízos.

Alternativas

Caso não queira cancelar ou adiar o seu evento, você pode utilizar do poder da tecnologia para fazer com que ele aconteça normalmente — salvo algumas exceções que são extremamente necessárias a interação física do público).

E isso é possível por meio de plataformas de transmissão ao vivo, onde você realiza o seu evento remotamente e o seu público irá assisti-lo de qualquer lugar que tenha uma conexão de internet ativa.

O fato de as transmissões online não serem limitantes ao tamanho do público, tem tornado essa alternativa segura e lucrativa para quem já possuía eventos empresariais ou acadêmicos marcados.

A OMS vem reforçando em todos os tipos de mídia para que as pessoas não saiam de casa, permaneçam em home office e façam apenas o que for estritamente necessário nas ruas. Caso possua dúvidas de como este tipo de transmissão é feita, leia esse artigo.

E, é claro: não se esqueça de cuidar de você e do próximo! A prevenção é essencial para driblarmos esse surto mundial.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avialá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.