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Push Notification: como usar este recurso para enriquecer a jornada do consumidor

Por: Matheus Félix

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo. Atuou na área da saúde e hoje é Analista Júnior na DP6. Muito ligado em política, tecnologia e artes, gosta de debater os problemas do mundo e procurar soluções. Na DP6, já atuou com projetos de arquitetura e coleta de dados e suporte de ferramentas da Google Suíte 360.

Você está lá interagindo na sua rede social favorita e o seu player de músicas avisa que uma banda que você gosta lançou um novo álbum. Ou aquele jogo que você utiliza para passar o tempo te manda uma mensagem avisando que outro usuário bateu seu recorde. Quem nunca foi impactado por uma dessas mensagens? Denominadas “push notifications”, quando aliadas a uma boa estratégia de marketing, podem enriquecer e muito a usabilidade do usuário.

O que é “push notification”?

Podemos entender o push notification como uma mensagem enviada do servidor da aplicação (web ou mobile) para o usuário, sem que seja necessária a realização de uma ação como o preenchimento de um form, clicar em um botão etc.

Esse tipo de mensagem pode ter como objetivos: chamar a atenção do usuário para que alguma atividade seja realizada dentro do aplicativo, promovendo uma ação de engajamento ou informá-lo sobre algum assunto, em uma ação de awareness.

Agora que eu sei o que é, por que eu devo utilizá-lo?

Quando alinhado com boas práticas, que falaremos mais para frente, um push notification pode trazer muitos benefícios, dentre eles:

Fidelização de clientes através da personalização de mensagens

Dependendo do segmento da sua marca, você terá que lidar com diversos públicos-alvos e é importante que a sua marca consiga conversar com todos eles. Com a utilização de push notifications, é possível que as mensagens sejam personalizadas e se adequem a cada “ criando assim, uma identidade do usuário com a marca e fidelizando-o.

Incremento nas taxas de conversão

Existe sempre a probabilidade do usuário abandonar o funil de conversão. Com a utilização dos quando o usuário abandonar o “carrinho”, por exemplo, é possível realizar o envio de uma mensagem com uma oferta ou um cupom de desconto para que este volte e conclua a transação.

Aumento nas taxas de retenção e engajamento na plataforma

Os usuários possuem tendência a abandonar a plataforma depois de um tempo de uso, com os é possível reengajá-los e mantê-los ativos por mais tempo. Por exemplo, um blog pode notificar o usuário sempre que um novo artigo for publicado, um jogo pode avisar o usuário quando um novo personagem estiver disponível, um e-commerce pode notificar o usuário quando existir uma nova promoção, entre outros.

Maior eficácia na comunicação com o seu cliente

Push notification possuem taxas de abertura maiores do que os e-mails e são muito menos invasivos que os SMS, logo, utilizar essa estratégia no seu site ou aplicativo fará com que os usuários estejam cada vez mais próximos do seu negócio.

Legal, já sei o que é e quais os benefícios, como posso usar?

Existem no mercado diversas plataformas especializadas no envio de push notifications, cada uma com as suas vantagens e desvantagens.

Podemos citar como ferramentas: pushnews (web), web push da SendPulse (mobile e web), vwo engage e o Firebase com o seu módulo para (Firebase Cloud Messaging) que permite o envio tanto para aplicativos, quanto para sites. Existem também soluções nativas que podem ser implementadas pelo seu desenvolvedor.

Escolhida a ferramenta, vou mandar um push para o usuário, quais as boas práticas?

Apesar de todos os benefícios que a utilização do traz consigo, são necessários alguns cuidados para que uma ferramenta que deve trazer benefícios para a marca não se torne um problema.

“Floodar” o usuário com notificações ou enviá-las em quantidades ínfimas.

É preciso se pensar em um equilíbrio na quantidade de mensagens enviadas para o usuário, pois, realizar o envio de muitas mensagens num curto período de tempo pode fazer com que o usuário se sinta invadido e sobrecarregado, o que pode ocasionar abandonos da plataforma e sentimentos negativos para com a marca.

O mesmo vale para o envio de poucas mensagens, o não envio de mensagens pode causar um maior distanciamento do usuário para com a marca, levando ao abandono da sua plataforma.

Estude os horários em que os usuários são ativos na sua ferramenta.

O envio das mensagens será muito mais eficaz, se você impactar os usuários nos momentos em que eles tiverem uma maior tendência a interação, por isso, vale realizar análises de comportamento para identificar em quais horários você deve enviar.

O Google Analytics, por exemplo, possui o relatório de Usuários por Hora do Dia que demonstra em quais horários eles são mais ativos.

Segmente os seus usuários

Um dos grandes benefícios da utilização do push notification é a possibilidade de personalização. As mensagens podem ser direcionadas para usuários específicos ou para grupos de usuário, mas cuidado, é preciso definir muito bem qual será a audiência e como esta será impactada. Uma mensagem para a audiência errada, pode fazer com que a sua comunicação com o cliente se torne ineficaz e gere transtornos.

Automatize

Utilizando-se das ferramentas certas é possível que os sejam automatizados para que os envios se tornem cada vez mais eficazes, economizando tempo e esforço. Com automatizações é possível impactar o usuário na hora certa e com a mensagem certa sem que seja necessário uma equipe olhando para a mensagem em tempo real.

Conclusão

Como vimos, a utilização de notification aliada a uma boa estratégia de marketing pode ser um importante aliado para o seu negócio, pois com esta ferramenta, é possível aumentar o engajamento e a retenção dos usuários na plataforma, melhorar a comunicação com o cliente e acima de tudo aumentar o seu alcance on-line tornando a sua marca cada vez mais visível.