Acesso rápido

Prós e contras de criar um aplicativo mobile para seu e-commerce

por Caio Nogueira Segunda-feira, 27 de maio de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Com a expansão da tecnologia e a facilidade de comprar um smartphone, não é novidade que hoje boa parte dos brasileiros usa seu celular para quase todas as tarefas do dia. Por isso, desenvolver um aplicativo para e-commerces se tornou comum e as grandes lojas de departamento já se adaptaram à essa realidade.

Você ainda tem dúvidas se deve ou não adotar a ideia para a sua loja virtual? Então confira a partir de agora os prós e contras de se desenvolver um aplicativo mobile para o seu e-commerce!

Vantagens de desenvolver um app mobile para e-commerce

As principais vantagens de desenvolver um aplicativo móvel para e-commerce são:

1 – O aplicativo móvel melhora a usabilidade do usuário

Os sites podem ser frustrantes, pois mesmo que sejam desenvolvidos para funcionarem no smartphone, nem sempre mostram um bom desempenho. Já o aplicativo mobile tem um carregamento mais rápido das funções, mais funcionalidades e uma performance melhor.

Ele permite conexão com a geolocalização do aplicativo, integração com a câmera e outros serviços. Nele é possível guiar o usuário em ações benéficas para a sua marca. Assim, você consegue oferecer ao usuário uma experiência mais agradável, sem travamentos e personalizada.

2 – O mobile é tendência mundial

O uso de smartphones é um mercado que só tende a crescer, principalmente no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Pew Research Center, 54% dos adultos no Brasil possuem um smartphone e 60% dos internautas brasileiros afirmam que o smartphone é sua principal fonte de acesso à internet.

Além disso, os brasileiros gastam mais de três horas diárias usando um dispositivo móvel, colocando o Brasil na 5ª posição entre os países que mais utilizam smartphone.

Se você já acompanha as métricas da sua loja virtual, é só conferir os dispositivos de acesso. Provavelmente notará como a maior parte das pessoas acessa seu site pelo celular.

3 – Permite funções offline

Um aplicativo móvel não precisa ser necessariamente acessado apenas quando houver conexão à internet. Por isso, o usuário que baixar o aplicativo do seu e-commerce terá acesso à sua loja 24h por dia.

Ou seja, o consumidor pode acompanhar suas ofertas offline ou salvar algum produto para conferir futuramente. Isso também reforça a marca na mente do usuário.

4- Gera notificações e atualizações para o usuário

Com o aplicativo da sua loja rodando em segundo plano no smartphone, o usuário passa a receber notificações personalizadas.

Assim, você pode enviar notificações com novos produtos, descontos exclusivos e promoções limitadas, aumentando seus lucros e a proximidade com os clientes.

Desvantagens em desenvolver um app para e-commerce

As desvantagens de desenvolver um aplicativo móvel para a loja virtual são:

1 – Altos custos de produção

Desenvolver um aplicativo nativo para o seu e-commerce requer um alto investimento. Com os altos custos de produção e manutenção, o aplicativo se torna inviável para a maioria dos pequenos negócios, concentrando os softwares como vantagem competitiva entre as grandes empresas de departamento.

Em alguns casos, vale mais a pena contratar uma empresa especializada em apps do que produzir internamente, despender altos custos iniciais e não conseguir manter o projeto.

2 – Especialização

Para executar um app nativo, é necessário desenvolver códigos diferentes de acordo com cada plataforma (Android, iOs e Windows) e atualizar o software constantemente para corrigir bugs.

Nem todas as empresas possuem uma equipe com as habilidades necessárias para desenvolver o app compatível com tantas plataformas. E esse é mais um desafio para a implementação do software nos e-commerces.

3 – Dificuldade de diferenciação

Com tantos e-commerces adotando o uso do aplicativo móvel, sua marca precisa criar uma diferenciação entre a concorrência. Do contrário, fará “mais do mesmo”.

Você precisa oferecer algo único em troca de o usuário baixar seu aplicativo. Se não o fizer, o resultado pode ser diversas pessoas baixando o app e desinstalando logo em seguida.

Agora que você já sabe algumas das vantagens e desvantagens de desenvolver um aplicativo para o seu e-commerce, conte para gente se você já adotou essa estratégia.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.