Acesso rápido

Prós e contras de criar um aplicativo mobile para seu e-commerce

por Caio Nogueira Segunda-feira, 27 de Maio de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Com a expansão da tecnologia e a facilidade de comprar um smartphone, não é novidade que hoje boa parte dos brasileiros usa seu celular para quase todas as tarefas do dia. Por isso, desenvolver um aplicativo para e-commerces se tornou comum e as grandes lojas de departamento já se adaptaram à essa realidade.

Você ainda tem dúvidas se deve ou não adotar a ideia para a sua loja virtual? Então confira a partir de agora os prós e contras de se desenvolver um aplicativo mobile para o seu e-commerce!

Vantagens de desenvolver um app mobile para e-commerce

As principais vantagens de desenvolver um aplicativo móvel para e-commerce são:

1 – O aplicativo móvel melhora a usabilidade do usuário

Os sites podem ser frustrantes, pois mesmo que sejam desenvolvidos para funcionarem no smartphone, nem sempre mostram um bom desempenho. Já o aplicativo mobile tem um carregamento mais rápido das funções, mais funcionalidades e uma performance melhor.

Ele permite conexão com a geolocalização do aplicativo, integração com a câmera e outros serviços. Nele é possível guiar o usuário em ações benéficas para a sua marca. Assim, você consegue oferecer ao usuário uma experiência mais agradável, sem travamentos e personalizada.

2 – O mobile é tendência mundial

O uso de smartphones é um mercado que só tende a crescer, principalmente no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Pew Research Center, 54% dos adultos no Brasil possuem um smartphone e 60% dos internautas brasileiros afirmam que o smartphone é sua principal fonte de acesso à internet.

Além disso, os brasileiros gastam mais de três horas diárias usando um dispositivo móvel, colocando o Brasil na 5ª posição entre os países que mais utilizam smartphone.

Se você já acompanha as métricas da sua loja virtual, é só conferir os dispositivos de acesso. Provavelmente notará como a maior parte das pessoas acessa seu site pelo celular.

3 – Permite funções offline

Um aplicativo móvel não precisa ser necessariamente acessado apenas quando houver conexão à internet. Por isso, o usuário que baixar o aplicativo do seu e-commerce terá acesso à sua loja 24h por dia.

Ou seja, o consumidor pode acompanhar suas ofertas offline ou salvar algum produto para conferir futuramente. Isso também reforça a marca na mente do usuário.

4- Gera notificações e atualizações para o usuário

Com o aplicativo da sua loja rodando em segundo plano no smartphone, o usuário passa a receber notificações personalizadas.

Assim, você pode enviar notificações com novos produtos, descontos exclusivos e promoções limitadas, aumentando seus lucros e a proximidade com os clientes.

Desvantagens em desenvolver um app para e-commerce

As desvantagens de desenvolver um aplicativo móvel para a loja virtual são:

1 – Altos custos de produção

Desenvolver um aplicativo nativo para o seu e-commerce requer um alto investimento. Com os altos custos de produção e manutenção, o aplicativo se torna inviável para a maioria dos pequenos negócios, concentrando os softwares como vantagem competitiva entre as grandes empresas de departamento.

Em alguns casos, vale mais a pena contratar uma empresa especializada em apps do que produzir internamente, despender altos custos iniciais e não conseguir manter o projeto.

2 – Especialização

Para executar um app nativo, é necessário desenvolver códigos diferentes de acordo com cada plataforma (Android, iOs e Windows) e atualizar o software constantemente para corrigir bugs.

Nem todas as empresas possuem uma equipe com as habilidades necessárias para desenvolver o app compatível com tantas plataformas. E esse é mais um desafio para a implementação do software nos e-commerces.

3 – Dificuldade de diferenciação

Com tantos e-commerces adotando o uso do aplicativo móvel, sua marca precisa criar uma diferenciação entre a concorrência. Do contrário, fará “mais do mesmo”.

Você precisa oferecer algo único em troca de o usuário baixar seu aplicativo. Se não o fizer, o resultado pode ser diversas pessoas baixando o app e desinstalando logo em seguida.

Agora que você já sabe algumas das vantagens e desvantagens de desenvolver um aplicativo para o seu e-commerce, conte para gente se você já adotou essa estratégia.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.