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Promoções de verão: oito dicas de como aumentar as vendas ao fim da estação

Por: Felipe Bazon

Felipe Bazon, sócio e diretor de SEO e Content Marketing. Desde 2015 listado entre os top 3 SEOs do Brasil pelo prêmio de profissionais do ano pelo Digitalks, tendo o ganho o prêmio vezes, em 2015 e. 2020. Já liderou mais de 100 projetos de Marketing Digital no Brasil, Reino Unido e Europa em empresa como Editora Abril, Siemens, Brinquedos Estrela entre outras. Além da vasta experiência operacional, é também orador regular em eventos como E-show, OME Expo, Des-Madrid, Digitalks e RD Summit.

Os saldões de verão são uma boa forma de acabar com o estoque da estação, enquanto se prepara para as próximas tendências.

Como o verão começa em dezembro, pode-se dizer que a estação recebe uma alta demanda de vendas em seu início, devido às festas de fim de ano.

No entanto, quando o novo ano começa, os consumidores precisam se preocupar com outros gastos, como a compra de material escolar, pagamento do IPVA e assim por diante.

Com isso, os empreendedores entendem que precisam focar nas promoções de verão para atrair os clientes.

Embora a tendência é que ocorra uma redução das vendas no verão, é importante lembrar que essa época pode ser perfeita para certos tipos de negócios.

Por exemplo, ocorre o aumento de dietas alimentares, as pessoas viajam para a praia, compra-se mais ar-condicionado etc. Inclusive, em janeiro deste ano, houve um pico de calor em alguns estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Isso quer dizer que você não precisa necessariamente aceitar que suas vendas diminuíram durante o verão. Claro, isso pode acontecer, mas existem dicas que podem te ajudar a reduzir as chances das vendas caírem.

Continue a leitura e confira!

Dicas para aumentar as vendas de promoções de verão

Aqui está uma lista com algumas dicas importantes que podem ajudar quando o assunto é como fazer promoções de verão.

1. Confira o seu estoque

Uma das principais dicas é ter sempre o seu estoque atualizado, em ferramentas de gerenciamento, como os ERPs.

Isso para garantir que seus anúncios não vão continuar no ar depois que os estoques acabarem. Esse tipo de prática pode diminuir a confiança dos clientes em sua loja, além de deixá-los decepcionados.

Em caso de poucas peças estocadas, use de gatilhos mentais de escassez, contando a real quantidade de produtos que ainda estão disponíveis. Além de ser uma forma transparente de se comunicar com o público, você cria um senso de urgência na compra.

2. Planeje uma venda de verão

Seduza as pessoas de volta à sua loja online com uma promoção. Experimente uma venda relâmpago, como um grande desconto por um tempo muito limitado.

Isso dará aos clientes uma sensação de que estão perdendo muito se não verificarem sua loja agora.

Aproveite a oportunidade para limpar algum estoque antigo, junto de alguns itens mais novos. Não se esqueça de divulgar sua venda por e-mail e redes sociais. Afinal, a promoção só funciona se as pessoas souberem!

3. Envolva-se nas atividades de seus clientes

O verão costuma estar repleto de atividades, como shows, festivais, eventos comunitários, curiosidades ao vivo etc.

Claro, devido à pandemia, não estamos vivendo essa realidade como antes, mas torcemos para que isso aconteça no próximo verão.

Seus clientes querem se divertir e se envolver nessas atividades. Então, esteja onde eles estiverem.

Patrocine um evento ou monte um estande nele. Você também pode distribuir folhetos informativos sobre o seu negócio.

Envolva-se em atividades relevantes para sua marca para aumentar a visibilidade do seu negócio e impulsionar as vendas.

4. Organize eventos na loja ou ao ar livre

Outra maneira divertida de aumentar suas vendas é realizar um evento com tema de verão em sua loja. Dependendo do seu tipo de negócio, essa é uma boa oportunidade para lançar uma venda de garagem.

Se você não tiver certeza de como fazer isso, tente fazer parceria com outra empresa ou organização de caridade. Inclua o nome da organização no convite e informe que uma parte das vendas será doada a ela.

Você também pode aproveitar o clima quente e presentear seus clientes e seus amigos com um evento clássico ao ar livre, como um evento esportivo ou de música.

Interaja com as pessoas e crie conversas que lhe permitirão apresentar seus produtos e serviços. Isso pode ajudá-lo a obter clientes em potencial por meio de referências boca a boca.

5. Use as redes sociais como ferramenta

Use temas e recursos visuais de verão que reflitam seu tipo de negócio em suas campanhas de mídia social.

Patrocinar seu conteúdo nas mídias sociais também é uma ótima maneira de impulsionar as vendas durante uma temporada mais fraca de vendas.

Inclua páginas de destino que os levarão ao seu site. Faça concursos de mídia social e brindes para manter seus clientes envolvidos.

6. Agregue valor em vez de reduzir preços

Os profissionais de marketing costumam ser tentados a reduzir os preços durante os meses de verão, quando as vendas são lentas. Infelizmente, o corte de preços também reduz os lucros do seu negócio.

Em vez de vender itens por menos do que valem, esforce-se para atrair os clientes a comprar, aumentando o valor percebido de seus produtos e serviços.

Por exemplo, um salão de manicure local pode oferecer um acordo no qual os clientes que compram o serviço de manicure e pedicure recebem arte de unhas grátis.

Da mesma forma, por exemplo, você pode optar por dar brindes da sua marca, como bolsas de praia ou garrafas de água, em compras acima de R$100.

Esses brindes com o logo da marca não apenas servem como ótimas ferramentas de marketing, mas também aumentam a satisfação dos clientes.

7. Lance um novo produto

Muitas pequenas empresas esperam até o outono e a temporada de volta às aulas para lançar novos produtos.

No entanto, os profissionais de marketing que desejam superar a queda do verão podem considerar anunciar um novo produto durante essa época do ano.

Como há menos itens novos no mercado nesse momento, seu produto tem mais chances de se destacar e atrair atenção.

Como benefício adicional, a introdução de um novo item ou serviço durante o verão oferece a chance de experimentá-lo com um público menor para avaliar o interesse.

Se seus clientes não estiverem interessados em um determinado tipo de bebida, por exemplo, você pode cancelar a oferta sem muito alarde ou constrangimento.

8. Envie e-mails para seus clientes regularmente

As promoções e as ofertas especiais que você planeja não farão muito bem se os clientes não souberem delas.

Postar em suas contas de mídia social pode ajudar, mas suas postagens, se aparecerem, podem ser enterradas nos feeds de seus seguidores.

Divulgue de forma mais confiável enviando e-mails para clientes e leads. Informe-os sobre novos produtos, eventos planejados e ofertas especiais de verão.

Certifique-se de coletar os endereços de e-mail de novos clientes que você adquire durante a estação para poder manter contato com eles pelo resto do ano.

Embora o verão seja uma época em que as pessoas querem se divertir, viajar e curtir o calor, as vendas costumam reduzir para os negócios.

Afinal, no começo do ano, existem outros gastos que costumam ser prioridades para os consumidores.

No entanto, desde que você faça um planejamento para suas promoções de verão, é possível que o seu negócio não sofra um grande impacto e ainda atraia mais clientes.

Se você quer ter mais dicas para o seu negócio, confira os outros conteúdos do E-commerce Brasil e fique por dentro de todas as novidades do setor!

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