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Promoção de final de ano faz parte de estratégia dos e-varejistas

por Sandra Guy Quinta-feira, 01 de outubro de 2015

As promoções de final de ano estão começando de verdade este mês e os varejistas já estão competindo pela atenção do consumidor com o objetivo de aumentar vendas do ano passado, de acordo com a pesquisa da ChannelAdvisor Online Retail 2015.

“Temos visto os maiores varejistas começaram suas promoções em Julho”, diz Scot Wingo, executivo chairman da ChannelAdvisor. “Será interessante ver se o consumidor responderá cedo às promoções de final de ano novamente este ano e começar a tirar as carteiras do bolso antes do dia de ação de graças”.

Seis em dez (59%) dos respondentes da pesquisa que entrevistou 200 varejistas dos Estados Unidos e Reino Unido disseram que planejam começar suas promoções mais cedo em Setembro. Dos 100 entrevistados dos Estados Unidos, 20% disseram que planejam começar as promoções mais cedo.

“A Black Friday da Amazon em Julho incentivou as promoções a começarem mais cedo com as divulgações feitas no Prime Day”, diz Wingo. A estratégia das promoções antecipadas é diferente de 2014, quando a estratégia principal para aumentar as vendas de final de ano foi oferecer o frete grátis, diz ele. “O frete grátis se tornou de fato uma regra, é muito mais uma necessidade nos dias de hoje, que uma estratégia”. No mesmo período de vendas do ano passado, o total de vendas do e-commerce em todos os canais saltou 16,2%, de acordo com dados do departamento de comércio dos EUA.

O período do final do ano continua crítico, sendo que para 74% dos varejistas entrevistados disseram que 20% ou mais de suas vendas anuais ocorrem durante o final do ano, e 43% disseram que o período foi responsável por um crescimento de 20-29% das vendas anuais.

Varejistas online entrevistados disseram que o maior desafio é garantir o fulfillment do pedido no prazo, o que Wingo descreve como um problema que persiste desde 2013 quando UPS e FedEx reconheceram que o mal tempo e o alto volume inesperado de pedidos online superlotaram as redes de transporte. 34% dos varejistas disseram que o processamento de pedidos no prazo é o maior desafio deles durante este período, enquanto o segundo maior obstáculo é ajustar cada atividade competitiva como promoções (27%).

Embora a entrega dos pedidos no prazo tenha melhorado em 2014, Wingo diz que os problemas de 2013 provavelmente ainda assombram os varejistas enquanto se preparam para as vendas do final do ano porque o serviço ao consumidor é a prioridade principal. Este ano a Amazon fez investimentos significativos em expansão em sua rede de fulfillment como estratégia para entregar itens mais rápido para seus consumidores, explica. Essa rede inclui centros de distribuições menores onde a Amazon pode fazer a pré-embalagem de produtos por endereço (CEP) em vez de esperar na estação local de postagem para selecionar os pacotes.

Cerca de um terço (31%) dos varejistas disseram que vão garantir as entregas no prazo durante as vendas de final de ano e de natal, diz a pesquisa. Outra chave para p sucesso do varejista nessa temporada de vendas será como lidar com os pedidos nos dispositivos móveis, diz Wingo. “Vamos nos aproximar do monitoramento da performance do mobile durante o final do ano”, diz. “Será interessante ver se os varejistas captaram o “mobile moment” quando mais da metade do seu tráfego total vem dos dispositivos móveis ao invés de desktops”.

Traduzido com autorização do autor. Originalmente disponível em: https://www.internetretailer.com/2015/09/09/holiday-promotions-are-here-e-retailers-aim-boost-sales

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