Projeções de venda para Natal no e-commerce

por Sidney Zynger Quinta-feira, 17 de dezembro de 2020   Tempo de leitura: 4 minutos

Para quem trabalha no comércio, online ou físico, o último trimestre do ano é cheio de oportunidades de vendas. A Black Friday já tornou-se a maior campanha de vendas da internet e ampliou as promoções para o mês de novembro inteiro. Dezembro já chega com ares de despedida do ano e festas de Natal e Réveillon, fatos que aquecem novamente o mercado.

Quem trabalha no e-commerce deve estar preparado para conquistar novos clientes e fechar o ano com chave de ouro. A organização interna do negócio, do estoque até a emissão de notas fiscais e entrega automatizada, é fundamental para entregar ao cliente, além de ótimos produtos, também uma ótima experiência de compra.

Expectativa de vendas

Os dados mostram que em 2019 as vendas de Natal alcançaram um faturamento de R$14,1 bilhões. Neste ano, mesmo estando em um cenário de recessão econômica, o comércio online ganhou novos compradores — em torno de 13% da população brasileira comprou online pela primeira vez. Isso quebra barreiras e atrai ainda mais o consumidor para o e-commerce, aumentando a expectativa de vendas. Separei algumas dicas para manter as projeções de vendas do Natal em alta neste 2020.

Embarque na onda da Black Friday

As promoções geradas na Black Friday na sua loja são uma estratégia para estender a vantagem e garantir ao cliente a compra de Natal. É uma oportunidade de fidelizar quem já consumiu e teve uma boa experiência de compra. Vale apostar em banners de promoção, kits presenteáveis e também os cronômetros de venda, anunciando que o prazo para as compras de Natal está ficando apertado.

Aposte em itens presenteáveis

Lembre-se que no Natal aumenta-se a busca de artigos para presentear familiares e amigos. Pense nisso ao desenvolver as estratégias de comunicação de apelo emocional e também para destacar os itens de promoção. Entre as estratégias de venda, foque em alguns produtos que podem ser mais facilmente vendidos. Vale apostar em kits de sugestões que também poderão ser personalizados e agradar aos consumidores.

Experiência de compra

Sempre que se fala em grandes campanhas de vendas se fala sobre manter a melhor jornada de compra possível para o cliente. Para isso, é importante ter preços competitivos, variedades nos meios de pagamento, plataforma organizada e site responsivo.

Vendas por meio de redes sociais e WhatsApp

Aplicativos e redes sociais têm ocupado cada vez mais papel importante na relação entre empresas e clientes. É um meio fácil de chegar no seu cliente.

Logística integrada e entregas expressas

É importante a logística ser integrada ao sistema de gestão. Desta forma, assim que o cliente efetua a compra o produto, já segue para a entrega com as informações corretas. Para o cliente é importante também oferecer a opção de entrega expressa. Por mais que haja um custo adicional, salva o cliente que está comprando de última hora e precisa dos produtos a tempo para o Natal.

As vendas de Natal significam para o e-commerce o fechamento do faturamento anual, indicando uma oportunidade de vendas. Apostar em um atendimento personalizado é um diferencial para mostrar-se disponível quanto a dúvidas sobre o produto, ou esclarecimentos sobre a entrega. Esse atendimento dará ao consumidor a confiança necessária para realizar a compra. Aposte também em banners chamativos, e-mails ou campanhas em redes sociais.

Lembre-se que a comunicação com o consumidor não pode ser apenas em um momento ou em uma plataforma. Ele deve ser lembrado durante as semanas que antecedem o Natal sobre as compras, ideias de presentes e o caminho que leva até à sua loja. E-mail marketing, anúncios, mensagens e redes sociais estão à nossa disposição para que o período de vendas seja frutífero. Foi dada a largada: o clima de Natal já está no ar! Faça o seu negócio crescer para começar o ano novo com novas perspectivas.

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