5 cuidados que o profissional de marketing deve ter ao anunciar produtos no Google AdWords

por Leonardo Rocha Segunda-feira, 23 de janeiro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O AdWords – sistema de anúncios patrocinados do Google – é um grande aliado para quem deseja obter resultados rápidos em marketing de performance. Por outro lado, o orçamento pode acabar rapidamente, caso as campanhas não sejam configuradas de maneira estratégica.

O clique em uma campanha que direcione para um produto fora de estoque, por exemplo, pode consumir parte do investimento, sem qualquer retorno.

Abaixo, alguns fatores que o profissional de marketing deverá analisar para obter bons resultados e manter o ROI das campanhas positivo ao anunciar no Google.

  1. Segmentação da campanha

Segmentar a base que será impactada pelo anúncio é um dos principais fatores de sucesso das campanhas de performance. É preciso analisar, por exemplo, em quais regiões está o público mais propenso a comprar em seu site e criar ações de divulgação direcionadas. Se o orçamento é limitado, cabe apostar em filtros mais específicos. Uma boa opção é avaliar sua base de clientes ativos e buscar um público que tenha aderência à campanha.

  1. Negativação de palavras-chave

Negativar palavra-chave é um passo básico para evitar cliques de pessoas fora do target. Se você vende apenas roupas femininas, por exemplo, cabe evitar as buscas pelas palavras “masculinas” e “para homens”. Assim, seus anúncios não serão exibidos caso algum usuário pesquise por roupas para o público masculino, evitando cliques (e custos com eles) gerados por compradores fora do seu público-alvo.

  1. Tempo de exibição da campanha e mensuração dos resultados

É importante estar sempre atento ao tempo de exibição dos anúncios. Em datas sazonais, por exemplo, eles precisam ser desativados às 23h59, evitando cliques que não serão efetivos. Para mensurar de forma assertiva os resultados e melhorar sua taxa de conversão, uma sugestão é direcionar o tráfego das campanhas para landing pages específicas com promoções exclusivas.

  1. Preços sempre atualizados

Quando há redução de preços para datas sazonais, é preciso acompanhar os ajustes em todas as suas campanhas. Os anúncios devem sempre refletir o que o consumidor encontrará no site e, para evitar delay de informações, recomendamos que as atualizações de preços sejam realizadas via API. Alguns softwares de gestão de performance já oferecem essa possibilidade.

  1. Produtos fora de estoque

A pausa automática de campanhas de produtos fora de estoque também já pode ser feita via API por softwares de gestão de performance. Além de evitar a frustração no cliente, impede que você pague por um clique que não será convertido em compra.

Estar atento aos 5 fatores listados neste artigo, te ajudará a realizar campanhas de marketing de performance cada vez mais estratégicas e que mantenham o ROI positivo das campanhas.

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