Projeto mantido por:

Como atrair e manter profissionais para o seu e-commerce

por Amanda Caetano Castro Segunda-feira, 09 de maio de 2022   Tempo de leitura: 5 minutos

Desde o início da pandemia, estamos vivenciando um momento de crescimento acelerado do e-commerce. Quando falamos nisso, logo pensamos na escassez de profissionais qualificados na área da tecnologia.

A indústria 4.0 chegou, com foco em produtos digitais e vendas online. A busca pelo perfil digital -inovador, antenado e veloz – está crescendo cada dia mais. É necessário realizar alguns questionamentos para iniciar essa jornada em busca do profissional adequado para o seu e-commerce, em meio a um mercado tão competitivo e escasso.

Se o seu e-commerce busca profissionais qualificados na área da tecnologia, é importante se atentar para como atraí-los. Afinal, a base de um e-commerce de sucesso está em bons profissionais. Um processo seletivo humanizado, assertivo e que avalie bem qualidades técnicas e comportamentais é essencial para conseguir isso. Não espere surgir a necessidade para iniciar!

Se você busca profissionais qualificados na área da tecnologia, é importante se atentar para como atraí-los.

Os recrutadores sempre devem estar atentos e ativos nas plataformas de recrutamento. Utilizando ferramentas como Programathor e LinkedIn, você terá um vasto acesso a diversos profissionais.

Pontos de atenção para o recrutador

O setor de recursos humanos possui papel fundamental nessa tarefa, desde o momento do recrutamento e seleção até o desenvolvimento desse profissional dentro da empresa. Dessa forma, encontramos diversos desafios que o recrutador precisa estar preparado para enfrentar e aqui estão alguns deles:

Cultura

É importante que a cultura da empresa esteja estruturada e procurando sempre estar atualizada; culturas e líderes rígidos afastam esses profissionais. O modelo home office e horários flexíveis, por exemplo, dão mais liberdade para criação e resolução de problemas. Líderes disponíveis e empáticos também são diferenciais!

Comunicação

O alinhamento entre o líder da vaga e o recrutador é essencial. Um perfil deve ser traçado, assim como as competências necessárias para essa vaga. Cuidado com a exigência de habilidades que não serão utilizadas, pois você pode afastar bons profissionais.

Transparência

Sempre tenha tudo bem definido na descrição da vaga. O método de trabalho é de extrema importância. Além disso, benefícios e salário precisam estar descritos de forma clara. Reflita: o que você tem a oferecer é realmente importante para esse profissional?

Objetividade

Uma seleção bem feita e objetiva sempre é o melhor caminho. O tempo é de extrema importância. Muitas fases tornam o processo cansativo e nesse meio tempo o profissional pode ser contactado por outras empresas.

Conhecimento

É de suma importância que o recrutador tenha conhecimento a respeito de e-commerce e tecnologia no geral. Durante a entrevista inicial, muitos candidatos costumam tirar suas dúvidas e precisam sentir firmeza na proposta e nos serviços oferecidos. O recrutador é o representante da empresa naquele momento!

Desenvolvimento

Após a contratação, é importante que a empresa invista fortemente no desenvolvimento de habilidades soft skills e hard skills desse profissional, com o oferecimento de cursos, treinamentos, plano de carreira e incentivos. Um profissional de tecnologia deseja sempre estar atualizado, estudando e em busca de novos desafios.

Seguindo esses passos, sua empresa conseguirá direcionar com clareza e objetividade o processo seletivo. Como vimos, infelizmente o déficit de profissionais qualificados na área é muito grande. Em contrapartida, existe essa busca incessante das empresas pelos melhores talentos do mercado.

Essas dicas irão ajudar a sua empresa de e-commerce nesse processo tão importante!

Leia também: Perspectivas do desenvolvimento web para e-commerces

 

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER