Produtos de nicho “bombam” o ano todo, não só em datas sazonais
Datas sazonais como o Carnaval, Dia das Mães e Natal costumam aquecer o comércio eletrônico, mas, o que muitos não sabem é que investir em produtos de nicho o ano todo também pode ser uma opção para quem quer se destacar ou entrar no mundo das vendas online.

Para as lojas virtuais que investem em produtos de nicho, como enfeites, fantasias, máscaras, acessórios, maquiagem, itens de decoração e artigos para festas, o faturamento chega a triplicar nesta época do ano — já que o mês é embalado pelas festas de Carnaval. Mas, as lojas que não estão nos ramos que tradicionalmente lucram com a data, podem – e devem – aproveitar o período para realizar ações promocionais e divulgar seus produtos.
Layout personalizado
Uma dica simples que serve para qualquer lojista é mudar o layout da página e as comunicações da empresa durante as comemorações, como e-mails, newsletters, banners e posts em redes sociais, com referências que remetam à data. Além disso, criar canais de vendas pelo WhatsApp, divulgar produtos e promoções pelas redes sociais são algumas estratégias para incentivar o consumo no período.
Outra tática para se destacar é o frete grátis. Porém, essa estratégia deve ser avaliada pelo empreendedor com cautela para não haver prejuízo depois. Os lojistas podem utilizá-la, por exemplo, com o intuito de se destacar da concorrência, chamar mais pessoas à sua loja e ajudar a aumentar sua taxa de conversão.
Promoções
Neste sentido, campanhas que estimulem o retorno do cliente após as datas comemorativas são uma boa aposta. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e fidelizar os que já compram com frequência.
As datas sazonais também oferecem uma oportunidade de realizar promoções de produtos que tiveram pouco giro nos últimos meses, movimentando o estoque parado. Logo, mais uma chance de atrair novos consumidores por conta dos preços mais baixos. Uma dica é fazer combos com produtos que estão “encalhados” no estoque ou oferecer o “leve 3 pague 2”.
Por último, e não menos importante, está a experiência do consumidor que é um dos principais fatores para que ele volte a gastar na sua loja. Portanto, investir em embalagens especiais para as compras realizadas no período pode ser uma alternativa, já que essa ação pode agregar valor ao produto e à marca, além de ser uma ótima forma de surpreender os clientes. Por exemplo, ao enviar um produto, o lojista pode brincar com o mês do Carnaval, colocando confetes ou serpentinas na caixa – junto com um brinde. Ao abrir a sua encomenda a experiência será muito mais divertida.
Ainda falando em experiência e em fidelização de clientes, o atendimento é um diferencial determinante e a loja virtual deve oferecer assistência rápida, assertiva e humanizada. Aqui, além do atendimento personalizado, o tempo de resposta e a resolução do problema podem influenciar a decisão de compra do cliente, por isso é preciso investir nessa área o ano todo.