Produtos de nicho “bombam” o ano todo, não só em datas sazonais

por Alfredo Soares Terça-feira, 12 de março de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Datas sazonais como o Carnaval, Dia das Mães e Natal costumam aquecer o comércio eletrônico, mas, o que muitos não sabem é que investir em produtos de nicho o ano todo também pode ser uma opção para quem quer se destacar ou entrar no mundo das vendas online.

Campanhas que estimulem o retorno do cliente após as datas comemorativas são boa aposta

Para as lojas virtuais que investem em produtos de nicho, como enfeites, fantasias, máscaras, acessórios, maquiagem, itens de decoração e artigos para festas, o faturamento chega a triplicar nesta época do ano — já que o mês é embalado pelas festas de Carnaval. Mas, as lojas que não estão nos ramos que tradicionalmente lucram com a data, podem – e devem – aproveitar o período para realizar ações promocionais e divulgar seus produtos.

Layout personalizado

Uma dica simples que serve para qualquer lojista é mudar o layout da página e as comunicações da empresa durante as comemorações, como e-mails, newsletters, banners e posts em redes sociais, com referências que remetam à data. Além disso, criar canais de vendas pelo WhatsApp, divulgar produtos e promoções pelas redes sociais são algumas estratégias para incentivar o consumo no período.

Outra tática para se destacar é o frete grátis. Porém, essa estratégia deve ser avaliada pelo empreendedor com cautela para não haver prejuízo depois. Os lojistas podem utilizá-la, por exemplo, com o intuito de se destacar da concorrência, chamar mais pessoas à sua loja e ajudar a aumentar sua taxa de conversão.

Promoções

Neste sentido, campanhas que estimulem o retorno do cliente após as datas comemorativas são uma boa aposta. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e fidelizar os que já compram com frequência.

As datas sazonais também oferecem uma oportunidade de realizar promoções de produtos que tiveram pouco giro nos últimos meses, movimentando o estoque parado. Logo, mais uma chance de atrair novos consumidores por conta dos preços mais baixos. Uma dica é fazer combos com produtos que estão “encalhados” no estoque ou oferecer o “leve 3 pague 2”.

Por último, e não menos importante, está a experiência do consumidor que é um dos principais fatores para que ele volte a gastar na sua loja. Portanto, investir em embalagens especiais para as compras realizadas no período pode ser uma alternativa, já que essa ação pode agregar valor ao produto e à marca, além de ser uma ótima forma de surpreender os clientes. Por exemplo, ao enviar um produto, o lojista pode brincar com o mês do Carnaval, colocando confetes ou serpentinas na caixa – junto com um brinde. Ao abrir a sua encomenda a experiência será muito mais divertida.

Ainda falando em experiência e em fidelização de clientes, o atendimento é um diferencial determinante e a loja virtual deve oferecer assistência rápida, assertiva e humanizada. Aqui, além do atendimento personalizado, o tempo de resposta e a resolução do problema podem influenciar a decisão de compra do cliente, por isso é preciso investir nessa área o ano todo.

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