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4 tipos de segmentos que mais vendem no e-commerce

por Thiago Mazeto Segunda-feira, 03 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

Existem mercados e produtos que são excelentes opções para quem deseja iniciar uma loja online e obter resultados satisfatórios. Alguns são mais conhecidos pela regularidade na demanda. Outros, por terem alta procura. E ainda há aqueles que contam com um público específico, mas muito fiel.

A seguir, listamos 4 opções que podem ajudar você a conquistar o seu objetivo. Quer saber quais são elas e o que pode ser feito para se diferenciar, mesmo vendendo produtos mais comuns? Veja agora mesmo.

Produtos de moda e vestuário

O ramo de moda e vestuário é um nicho de mercado que nunca deixa de vender. Além de trabalhar com itens essenciais para as pessoas, a sazonalidade (como datas comemorativas e trocas de estações) contribui para o aumento do consumo. E isso mantém uma demanda mais constante — ainda que um pouco irregular. Se você deseja trabalhar com nichos mais específicos, pode focar em 3 opções principais, como as citadas nos tópicos a seguir.

Roupas

Atualmente as pessoas estão perdendo o medo de comprar roupas pela internet. O medo acontecia, em maior parte, pela impossibilidade de poder experimentá-las antes de adquiri-las — como acontece em uma loja física. Entretanto, com a disponibilização de imagens, descrições detalhadas e tabelas com medidas, grande parte do problema fica solucionado.

Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina o direito à troca sem custo para os clientes. Assim, as pessoas sentem mais segurança para adquirir as peças. Aqui, você pode trabalhar com variedade ou pode escolher nichos ainda mais específicos, como roupas infantis, para gestantes ou camisetas personalizadas.

Calçados

Calçados também são itens bastante procurados no e-commerce. A vantagem deles sobre as roupas é que normalmente a numeração não tem grandes alterações entre as marcas, passando mais segurança para quem compra.

Para evitar problemas com essas pequenas variações, vale a pena indicar as dimensões do produto na descrição.
Nesse caso você também tem a opção de diversificar o seu catálogo ou restringir o nicho. Algumas opções para isso são sandálias customizadas ou até mesmo numerações acima do mercado (que são bem difíceis de encontrar em lojas comuns).

Acessórios

Ainda focando na moda, é interessante citar os acessórios. Dentro desse nicho estão inclusos:

  • brincos;
  • arranjos para cabelo;
  • pulseiras;
  • colares;
  • anéis;
  • relógios;
  • bolsas;
  • gravatas;
  • suspensórios.

Se você trabalha com artesanato, essa é uma excelente opção para expandir suas vendas e tornar sua marca reconhecida no mercado. Esse é primeiro passo para se consolidar e se tornar uma grande boutique. Só é preciso ter o cuidado de usar materiais de qualidade, que não oxidem (ficam pretos) e garantam maior durabilidade. Se o seu público-alvo for mais seleto, a preocupação com a matéria-prima e os insumos deve ser ainda maior.

Produtos de beleza e saúde

Outra excelente opção é optar por trabalhar com produtos voltados para beleza e saúde. Além de as mulheres serem um público bem grande, ultimamente os homens também estão ficando mais atentos aos cuidados pessoais — o que amplia as possibilidades para o empreendedor.

Aqui, uma alternativa é restringir o nicho e selecionar algumas categorias de produtos, que podem variar em itens para:

  • cabelos;
  • pele;
  • barba;
  • tratamento facial.

Afunilando ainda mais as possibilidades, uma boa ideia é trabalhar com produtos voltados para cabelos crespos e cacheados. Esse é um mercado que está em expansão e atende a um público específico, que busca encontrar opções adequadas para tratamento.

Mercadorias para pets

Normalmente, os pets shops trabalham com lojas offline e não percebem o potencial de uma loja virtual. Essa, por sua vez, pode atender um público maior e tornar a empresa ainda mais conhecida.

As opções aqui são: vender coleiras, brinquedos, escovas, shampoos, almofadinhas, cobertores e outros itens. Eles têm bastante procura e são baratos — um fator que atrai bastante a atenção dos donos dos animais.

Uma excelente dica para conseguir o sucesso nesse ramo é formar parcerias com instituições e ONGs. Isso porque elas podem ajudar na divulgação da loja. Assim, quando uma pessoa faz uma adoção, por exemplo, ela já fica sabendo onde pode adquirir os alimentos e acessórios para o pet.

Já pensou também na possibilidade de criar um clube de assinatura e enviar mensalmente ração e outros brindes?

Eletroeletrônicos

Esse nicho também apresenta boas oportunidades para quem deseja trabalhar com tecnologia. Os principais cuidados aqui envolvem ter conhecimento sobre os produtos (para prestar um atendimento de qualidade) e ficar atento às tendências, já que é um mercado que evolui constantemente. Você pode segmentar sua área de atuação e trabalhar com setores distintos.

Confira 3 deles a seguir.

Celulares

Smartphones são itens muito procurados pelo público em geral e estão entre os mais vendidos no ambiente online. Além disso, os tablets também podem fazer parte do seu mix de produtos. Se você deseja diversificar um pouco mais, pode trabalhar oferecendo acessórios, como: capinhas, películas, suporte para carro, carregadores, fones de ouvidos, entre outros.

Informática

Itens de informática também são bem procurados pela internet. Aqui, estamos falando de computadores, notebooks, monitores, HDs, teclados, mouse e outros acessórios em geral.

Além de requerer um investimento inicial mais alto para adquirir o estoque, é preciso lembrar que o público desse segmento entende bem do assunto. Portanto, é fundamental ter conhecimento sobre os produtos e saber explicar corretamente as especificações e diferenças de cada um.

Você também pode optar por oferecer serviços de assistência técnica, trocando peças e formatando computadores, por exemplo.

O mesmo serve para o caso dos celulares, para quem tem conhecimento técnico suficiente para realizar o trabalho com qualidade — lembrando que isso influencia na credibilidade da sua marca no mercado.

Eletrodomésticos e eletrônicos

Eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos também apresentam alta procura no comércio online. Os principais itens buscados vão desde televisores até geladeiras e máquina de lavar.

Porém, vale lembrar que o investimento inicial necessário é muito alto se você não pretende trabalhar com a opção de dropshiping.

Para quem já tem uma loja física, começar a anunciar os produtos online é uma excelente forma de aumentar os lucros — principalmente porque o custo de um e-commerce é bem menor.

Como podemos ver, há algumas opções com bastante potencial, que podem tornar o seu e-commerce reconhecido e contribuir para o sucesso nos negócios.

Vale lembrar que a sua decisão vai influenciar a identificação do público, a forma ideal de comunicação e divulgação, o planejamento de logística (prazos e valores do frete, por exemplo), entre outros aspectos. Por isso é importante se planejar!

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