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Construindo um produto incrível: da validação à estratégia

por Marco Antônio Braga Terça-feira, 14 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 9 minutos

Quando nos aventuramos no mundo do empreendedorismo a única certeza que temos é que vamos aprender muitas coisas novas. Empreender é ter a cabeça aberta para desconstruir ideias e dar lugar a outras melhores. Isso traz a evolução que nós – enquanto empreendedores – precisamos para a constante evolução do business.

Comecei minha trajetória na empresa há três anos como responsável pelo desenvolvimento front-end das aplicações da empresa. E desde lá minha vida profissional mudou bastante. Hoje, tenho a oportunidade de pensar não mais nos sistemas em si, mas na estratégia da companhia como um todo e como o nosso produto deve evoluir para sustentar tal estratégia.

Atualmente, consigo enxergar claramente três momentos importantes da nossa trajetória e que pode ser comum para outras empresas e empreendedores:

Momento 1: validação

É difícil começarmos uma startup já entendendo qual é exatamente o problema que vamos resolver. Por isso, no início, desenvolver software significa muito mais testar abordagens do que exatamente resolver o problema do nosso cliente ou usuário. Esse é o momento de validação. Quando estamos quase que “tateando” o mercado.

Nessa etapa, o desenvolvimento deve ser rápido. Criamos o MVP de muita coisa que hoje que é o core business da empresa. Esse foi um momento de muito aprendizado e entendimento de como poderíamos entregar valor para o nosso cliente.

Estávamos muito mais preocupados com a entrega rápida das funcionalidades do que exatamente com quesitos como: escala, design, etc. Foi um momento que a equipe de desenvolvimento era muito focada na execução. Erramos bastante, mas conseguimos rapidamente enxergar onde realmente deveríamos investir nossos esforços.

Momento 2: priorização de melhorias e funcionalidades

A identificação do momento de transição de um MVP para um produto com o valor bem definido é delicado. O produto começa a escalar e temos várias demandas de melhoria, provenientes dos steakholders internos e externos.

Então, uma reestruturação de cargos e responsabilidades foi algo natural. Aqui, já sabíamos onde queríamos chegar e como nosso produto deveria evoluir para sustentar essa estratégia. O grande desafio era então manter o time alinhado e aproveitar o potencial criativo de todos.

“Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto” – Princípios do Manifesto Ágil.

Um dos princípios do Manifesto Ágil é manter sempre a proximidade do time de desenvolvimento ao negócio. Durante os momentos de validação isso é natural, pois os diretores, desenvolvedores e operação trabalham juntos para definir os próximos passos do produto. Porém, quando o produto vai crescendo e as demandas começam a aparecer de várias fontes esse se torna um desafio de gestão importante.

O desenvolvimento ágil e o Scrum como framework para desenvolvimento já era amplamente usado pela equipe. Mais tarde, vimos o quão importante foi a definição de responsabilidades que o framework trouxe para a evolução do produto.

O trabalho de um Product Owner, especificamente, como gestor de um backlog e guardião das decisões de produto torna o processo de desenvolvimento muito mais fluido. Porém, a habilidade de ainda conseguir manter o time ativo na concepção do produto é algo que depende muito da maturidade do time.

Momento 3: Estratégia de produto

A maturidade dos processos de desenvolvimento acontece naturalmente na medida que o time se desenvolve. Manter não só o produto mas a empresa inteira alinhada em um só objetivo se torna cada vez mais difícil com o crescimento dela.

Entendemos nesse momento que a priorização do backlog não deveria ser feita apenas pelo time de produto ou um Product Owner, mas deve seguir a estratégia da companhia como um todo. Não só a área de produto, mas todas os times da empresa devem estar alinhadas em busca de atingir o objetivo da companhia como um todo.

A partir desse momento a priorização do backlog se tornou um passo da definição da estratégia da empresa como um todo. Toda a equipe se envolve na definição não só dos próximos passos do produto, mas de cada área da empresa. Garantimos assim que todas as áreas trabalhem em um objetivo em comum e que o produto esteja sempre focado em suportar tudo isso.

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