Projeto mantido por:

Cinco maneiras de melhorar a produtividade do programa de afiliados

por Caiki Flaeschen Sexta-feira, 18 de março de 2022   Tempo de leitura: 11 minutos

Se o seu objetivo é obter um resultado mais rápido, existem alguns caminhos. No entanto, você deve estar ciente de que alguns métodos têm efeitos colaterais, como um custo maior para desenvolver seu canal CPA nesse processo. Entretanto, se você estiver disposto, aqui estão cinco métodos para impulsionar seu programa de afiliados e obter resultados imediatos.

Alerta de spoiler: se esses métodos não funcionarem para você, será preciso trabalhar em direção a resultados de longo prazo. Eles o ajudarão a construir parcerias sustentáveis ​​com plataformas de publicidade e alcançar um crescimento consistente de vendas sob CPA.

Método 1. Aplique aumento de comissão

Se você deseja sair na frente e se tornar um anunciante de destaque, existe uma maneira simples e prática em fazer isso: aumentar o comissionamento dos afiliados. Quanto maior a recompensa em seu programa de afiliados, mais atraente será para os parceiros. Com isso, você terá mais chances de atrair afiliados qualificados, com uma grande quantidade de tráfego.

Entretanto, há desvantagens: você pode atrair muitos afiliados que estão interessados ​​apenas em altas comissões, mas não no seu produto. Nesse caso, você pode gastar muito com CPA e se frustrar com o resultado.

Para evitar consequências negativas, recomendamos o uso de uma técnica que não lhe dará resultados instantâneos, mas ajudará a construir relacionamentos estáveis ​​e mutuamente benéficos com os parceiros. Lance um programa de bônus para quem trabalha com tráfego online. Ou seja, você pode aumentar as taxas em um valor razoável para aquelas plataformas de publicidade que trazem um número considerável de pedidos. Nesse caso, você precisa aumentar as comissões gradualmente. Por exemplo, aumentar a comissão básica em alguns percentuais após atingir 50, 100 ou 200 pedidos confirmados. Como resultado, você irá recompensar, apenas, aqueles que entregam tráfego de alta qualidade em grandes volumes. E seu negócio verá um aumento no número de vendas.

Outra maneira de melhorar seus relacionamentos com afiliados e a qualidade do tráfego que eles geram é habilitar a atribuição de canal duplo. Os canais de abertura e fechamento funcionam de maneiras diferentes, mas ambos ajudam a fazer a venda acontecer. O canal de abertura é responsável pelo primeiro contato. Normalmente, é fornecido por influenciadores, sites de informações, fóruns, sites de comparação de preços, contas de mídia social e publicidade contextual. Eles oferecem seus produtos e serviços para o usuário. O canal de fechamento (serviços de cashback, sites de cupons, programas de fidelidade, landing pages para vendas) ajuda os usuários a economizar dinheiro e tornar suas compras mais lucrativas.

Com a atribuição de canal duplo, os sites de canais diferentes não precisam competir por visualizações e recompensas, mas podem se complementar, tornando a publicidade ainda mais eficaz. Assim, você pode otimizar custos para diferentes tipos de tráfego e motivar os criadores de conteúdo a atrair novos usuários. Com esse método, você não poderá ver os resultados imediatamente, mas ajudará você a desenvolver ainda mais o programa, melhorando o resultado a longo prazo do canal CPA.

Método 2. Teste todos os tipos de tráfego

Cada canal de tráfego tem suas peculiaridades de trabalho. Às vezes, os anunciantes não permitem determinados tipos de canais. Isso pode ser entendido quando se trata de concorrência direta com as atividades de marketing realizadas apenas pela empresa (por exemplo, quando se trata de banir brand bidding).

No entanto, às vezes, os anunciantes não querem cooperar com determinadas plataformas de publicidade (por exemplo, com serviços de cashback ou publicidade direcionada). Enquanto isso, a prática mostrou que quanto mais canais de tráfego diferentes cooperarem com você, maior o resultado alcançado e maiores serão os números de vendas. Portanto, certifique-se de testar a eficácia de certos tipos de tráfego antes de decidir bani-los.

Método 3. Use abordagem individual

Como você deve ter notado na vida, a abordagem individual funciona em qualquer situação. Com os parceiros não é diferente, cada um tem necessidades e aspectos especiais diferentes.

Se você deseja construir uma base sustentável para cooperação de longo prazo e atrair parceiros para trabalhar com seu programa de afiliados, tente se aprofundar nos detalhes funcionais de cada plataforma de publicidade. Responda às perguntas deles e explique o que faz você rejeitar algumas das ações que eles conduzem. Outro benefício da comunicação pessoal com seus principais afiliados é a capacidade de descobrir as principais desvantagens do seu programa de afiliados e corrigi-las rapidamente.

Método 4. Crie códigos promocionais exclusivos e participe de atividades sazonais

Recentemente, todos os usuários do Instagram, independentemente do número de seguidores, tiveram a oportunidade de compartilhar links em seus stories. Essa atualização simplificou bastante o processo de monetização do Instagram. No entanto, antes mesmo de esse recurso aparecer no mercado, os programas de afiliados tinham uma solução para esse problema: códigos promocionais exclusivos. Eles mantêm a atribuição para o pedido, independentemente da origem do tráfego.

Códigos promocionais exclusivos são uma ótima maneira de aumentar a fidelidade do afiliado e estimular as vendas. As páginas de destino com ofertas especiais ou promoções sazonais, de feriados ou eventos funcionam de maneira semelhante. Natal, Dia dos Namorados, Black Friday: seja qual for, tente aproveitar o próximo evento ao máximo e convide os afiliados a usar essa ferramenta.

Método 5. Promova seu programa de afiliados

Você já trabalhou com todas as técnicas conhecidas? Você ainda tem mais uma opção: promova seu programa de afiliados dentro da rede de afiliados. Blog oficial, fórum, boletins informativos e postagens de mídia social são os canais mais óbvios para tornar seu programa popular. No entanto, você pode ir mais longe.

Você quer dizer aos parceiros como tornar sua cooperação mais lucrativa e eficiente. Existem detalhes específicos sobre o seu programa que devem ser considerados? Organize um webinar e compartilhe essas informações valiosas com os afiliados.

Você conseguiu alguns bons resultados? Compartilhe sua história de sucesso com a mídia externa online e obtenha parceiros ainda mais interessados.

Participe de maratonas e festivais organizados pela rede de afiliados, explore todas as oportunidades disponíveis e não hesite em experimentá-las.

Dicas adicionais para resultados a longo prazo

Quanto mais cedo você puder ver o resultado, melhor, mas às vezes vale a pena considerar os investimentos de marketing de longo prazo.

Aqui estão algumas dicas para aqueles que estão prontos para lidar com uma espera mais longa por mudanças:

  • Você nunca verá resultados se não analisar o desempenho do seu programa de afiliados regularmente. Você precisa ficar de olho nas estatísticas, experimentar métodos diferentes e tomar decisões com base em seus dados.
  • Fique sempre conectado com o gerente da rede de afiliados e seus afiliados para trocar ideias, objetivos e prioridades. Trabalho em equipe e discussão aberta podem gerar novas ideias.
  • Compartilhe seus planos e informações sobre descontos ou condições especiais com os afiliados com antecedência. E esteja preparado para investir valores fixos para aumentar a visibilidade do programa.
  • Experimente novas ideias. Mesmo que você já tenha trabalhado com um modelo de negócios que não funcionou com um parceiro, pode funcionar com outro.
  • Diversifique os investimentos. Não se concentre em um parceiro principal, preste atenção em pequenos afiliados promissores, apoie-os, dê-lhes bônus.
  • Ter um plano de atividades promocionais de longo prazo e manter-se flexível para novas oportunidades são a chave para o sucesso em um mundo moderno de condições em constante mudança.

Leia também: Como impulsionar o seu programa de afiliados de forma rápida e fácil 

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER