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Quais processos do seu e-commerce podem ser automatizados?

Por: Lucas Vidal

Gerente de Novos Negócios da SkyHub, empresa especialista em integração com os principais marketplaces do Brasil. Formado em Engenharia de Produção pela UFRGS com Mestrado pela Ecole Centrale Marseille, na França. Na SkyHub é responsável pela área comercial, bem como a manutenção das parceiras com os diferentes marketplaces que a SkyHub integra

Além de itens básicos como cadastro do cliente, envio de e-mails de confirmação e métodos de pagamento, alguns outros processos das lojas virtuais também podem ser automatizados. A vantagem é que isso pode dar escala para o negócio crescer, ampliando áreas de atendimento e canais de venda, e tornando os processos e estratégias mais eficientes.

As lojas de e-commerce que automatizam certas funções conseguem crescer mais rapidamente, porque são “elásticos” e escaláveis, com preparo para manter a eficiência em cada etapa da gestão.

Todavia, fora a escalabilidade que é dada ao negócio, a automatização é muito relevante, pois pode reduzir o trabalho operacional e se reverter em mais tempo para a definição da estratégia pelo gestor. Com isso, ele conseguirá utilizá-los, positivamente, para melhorar o próprio negócio – tendo mais tempo para essa análise e confiabilidade para tomar decisões assertivas.

Alguns processos que os gestores podem automatizar são:

1) Gestão da loja virtual

O uso de um ERP apropriado poderá automatizar algumas funções em sua loja virtual como estoque, simplificação para o recolhimento de impostos e emissão de notas fiscais. Outros fatores importantes são picking (separação de produtos) e packing (emissão da etiqueta).

Já uma plataforma com potencial para auxiliar na gestão de catálogo, emissão de relatórios, integração com sistemas de pagamento, entre outros recursos. Com a centralização de informações e dados detalhados do seu e-commerce, estes sistemas dão maior confiabilidade aos fluxos de venda e maior autonomia para o gestor cuidar do negócio.

Principal vantagem: maior percepção do e-commerce

Exemplo de ferramentas de automação ERP e Plataformas: Softwares de Gestão

2) Gestão da loja virtual + marketplace

A gestão de sua loja pode ser mais desafiadora quando você começa a explorar outros canais de venda, como é o caso dos marketplaces. Como as informações ficam descentralizadas entre seu e-commerce, e um ou vários canais, isso pode dificultar na hora de gerir os pedidos recebidos, status de pagamento e entrega, informações de estoque, frete e etc.

Esse, por sorte, também é um processo que pode ser automatizado por meio de integradores de marketplaces que conciliam e gerenciam todas as informações em único lugar.

Principal vantagem: facilidade de gestão conjunta dos marketplaces e e-commerce

Exemplo de ferramenta de automação em integração aos marketplaces: Skyhub

3) Gestão de preço

O gestor consegue pré-configurar o preço mínimo e máximo de comercialização de cada produto, além das regras de precificação baseadas na concorrência (se vai manter 10% mais baixo que o concorrente X ou ainda 1 centavo mais alto em relação ao concorrente Y). Com base nisso, ferramentas como a Sieve, por exemplo, conseguem automatizar a gestão de preço de acordo com o comportamento do mercado.

Principal vantagem: automatizar as mudanças de preços na hora certa, com o objetivo de aumentar as vendas e a margem.

Exemplo de ferramenta de automação de preço: Sieve

4) Ações de marketing

O marketing de performance pode ser benéfico para os negócios, mas também corre o risco de gerar algumas despesas desnecessárias para quem não acompanha tudo atentamente. Alguns softwares de inteligência já permitem a pausa automática de anúncios que direcionam para produtos fora de estoque ou que os preços sejam alterados em todas as campanhas, via API, quando o e-commerce for atualizado.

Além disso, a automação gera dados mais confiáveis e comparativos de resultados entre categorias, produtos e canais. Dentre os canais que podem ser automatizados podemos destacar: Buscapé, Adwords, Facebook Ads, Afilio, Criteo e outros.

Principal vantagem: aumentar o ROI, tendo uma maior percepção da origem dos resultados e despesas em cada canal de marketing.

Exemplo de ferramenta de automação de performance: Admatic

Esses são alguns processos que podem ser automatizados e que dão uma boa dinâmica na execução de processos rotineiros. A qualidade de informações eletrônicas evita erros humanos comuns em processos que sejam muito descentralizados. Com isso, aumentam os acertos das estratégias traçadas e há muito mais chance do seu e-commerce se sair bem!

E você? Já automatiza alguns destes processos? Que diferença notou entre a gestão manual e automatizada? Conte pra gente!