Acesso rápido

Principais cuidados com a segurança de sua loja virtual em 2016

por Eduardo Macedo Quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Quanto mais as lojas virtuais crescem, mais os seus gestores precisam se adequar as necessidades e demandas dos clientes, uma delas é justamente a segurança.

Segundo pesquisa divulgada pela Conecta/Ibope, a segurança é apontada como principal dificultador da compra para 56% dos clientes e, se o consumidor não identifica que a loja virtual é segura, acaba saindo do site sem adquirir nenhum produto. Outro relatório, esse da Kantar Worldpanel, indicou que o comércio eletrônico será responsável pela movimentação de $53 bilhões de dólares em vendas globais em 2015.

O cenário é o seguinte: existe uma expectativa grande quanto ao crescimento do e-commerce global, com números expressivos, mas é importante saber que o cliente tem critérios bem definidos para realizar suas compras e como podemos analisar, pela pesquisa divulgada pela Conecta/Ibope, segurança é fundamental.

Protegendo sua loja virtual
Abaixo listamos alguns dos cuidados que precisam ser tomados com a segurança de sua loja virtual:

Mobile: Com o crescimento do uso dessa plataforma, será crucial para seu negócio adaptar-se, oferecendo além de elementos de navegabilidade, segurança para seu usuário. As ameças cibernéticas vivem em constante mutação e se adaptam a cada novo gadget utilizado pelas lojas virtuais. Já existem pessoas mal intencionadas explorando vulnerabilidades mobile. Por isso é necessário atenção e investimento em segurança para sites responsivos e aplicações.

Extorsão Online e engenharia social: Segundo a Trend Micro, 2016 será o ano em que as pessoas mal intencionados irão utilizar de ransomware para “sequestrar” sites e só liberar o acesso após ser feito um pagamento. Já imaginou o estrago que isso pode causar a uma loja virtual? Com o uso de engenharia social esse tipo de ataque pode passar despercebido, por isso, é preciso tomar todas as medidas de segurança possíveis.

Hardware: Existe uma tendência voltada a ataques direcionados a hardwares, principalmente com foco em código fonte, que são amplificados por ferramenta de ataques comerciais. Atualizações de sistema e implementação de protocolos internos de segurança contribuem com a redução de riscos.

Ataques DDoS: Sobretudo realizado por ativistas, esse tipo de ataque deve continuar ocorrendo, principalmente em sites de entidades politicas, públicas. Vale lembrar que ataques DDoS são feitos para retirarem sites do ar. Isso em um momento importante de vendas como Black Friday, Natal e outras datas sazonais, pode ser prejudicial aos negócios.

Cuidado básicos que sua loja virtual precisa ter
Você já sabe quais são os potenciais problemas a serem enfrentados em 2016, por esse motivo é sempre importante lembrar de cuidados básicos para proteger a sua loja virtual:

Certificado digital SSL: O certificado digital SSL pode ser reconhecido pelo cadeado localizado na barra de navegação. Ele faz a criptografia das informações que trafegam entre o servidor e o usuário, ou seja, informações que são trocadas pela internet.

Quando dados são fornecidos para um site com certificado digital, elas seguem até o servidor se tornando ilegíveis no caminho, ou seja, são criptografadas. Sendo assim, apenas o servidor tem acesso às informações originais. Esse serviço evita que uma pessoa mal-intencionada possa interceptar e decodificar as informações.

O certificado digital utiliza um par de chaves, uma pública e outra privada. A chave pública é fornecida para todos os clientes e os navegadores, que irão usá-la para embaralhar as informações que apenas poderão ser lidas utilizando a chave privada guardada no servidor.

Existem atualmente no mercado diferentes níveis de criptografia, as mais utilizadas são 2048 e 4096 bits.

Para que estas chaves sejam reconhecidas em toda Internet é preciso de uma Autoridade Certificadora, que funciona como se fosse um “cartório virtual”, que irá autenticar e validar essas chaves, um exemplo é a Site Blindado.

Blindagem de sites: O serviço de blindagem, oferecido pela Site Blindado, é uma gestão de vulnerabilidades que, após uma série de análises, permite que o site disponibilize o selo Site Blindado caso esteja seguro e protegido.

Dependendo dos níveis do serviço ele oferece: Scan de malware para aplicação web, Scan de vulnerabilidades em IPs públicos, Pen test automatizado, Mini PenTest. Todas essas análises são de extrema importância para que seu site esteja seguro e livre de vulnerabilidades.

Não deixe de proteger e se preocupar com a segurança da sua loja virtual em 2016. Um erro de gestão de segurança pode ser fatal. Proteja-se, proteja seu consumidor e a sua loja virtual. As soluções de segurança devem ser a base do seu negócio.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.