Saiba como preparar o seu e-commerce para o Dia dos Pais

por Fabiana Sousa Segunda-feira, 26 de julho de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

Mesmo com a chegada da pandemia, as datas comemorativas continuam sendo extremamente importantes para dar um up nas vendas e melhorar os números de venda de um determinado mês. O dia dos pais é, sem dúvidas, um desses momentos.

Algumas empresas já aproveitam estrategicamente as datas comemorativas. Por vezes, alguns dias ou semanas comemorativas rendem mais vendas do que meses inteiros. Quando falamos das datas comemorativas, muitas pessoas pensam em Natal e Black Friday. Entretanto, dados apontam que outras datas também já se aproximam em faturamento a essas duas mais famosas.

Caixinha de presente azul com um laço branco e corações espalhados ao redor
Uma boa estratégia é alinhar, no início do ano, todas as datas sazonais que possam gerar oportunidades de venda.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen Webshoppers, o dia dos pais tem um faturamento de R$ 3,5 bilhões, com um tíquete médio de R$ 434. Comparado a datas como Black Friday e Natal, ele apresenta uma diferença de tíquete médio de R$ 218 e R$ 28, respectivamente.

Por isso, é muito importante estar preparado para atender, e com excelência, o consumidor durante toda sua jornada dentro do seu negócio. Datas comemorativas costumam trazer muito apego e carinho por parte dos consumidores. Assim, é muito importante que o tratamento oferecido pelas empresas seja o melhor possível.

Lembro ainda que as datas podem ser melhores para empresas específicas dependendo do seu segmento de atuação. O Dia das Crianças, por exemplo, apresentou uma queda de 15% no crescimento em relação ao faturamento. Entretanto, uma loja do segmento de brinquedos pode sim apresentar bons resultados nesse período, já que muitos consumidores continuam apegados a essa data. Assim, demandando uma preparação estratégica por parte da empresa.

Marketing sazonal

Para melhorar o desempenho das empresas nessas datas específicas, foram criadas algumas estratégias, um exemplo disso é o Marketing Sazonal. Essa estratégia trabalha técnicas para aprimorar as vendas que podem variar durante algumas épocas do ano. Ele te ajuda a aproveitar melhor as oportunidades e se organizar para ter bons resultados nesse momento.

O Marketing Sazonal exige organização e um planejamento detalhado. Se o próximo foco da empresa é o Dia das Mães, em maio, o trabalho precisa começar com antecedência, para conseguir alcançar grandes feitos. Além disso, ser criterioso com a escolha da data e ajustar suas campanhas de acordo com os resultados obtidos em anos anteriores também são tópicos importantes para a construção dessa estratégia.

Como preparar minha empresa para o Dia dos Pais ou datas sazonais

Como dissemos anteriormente, o processo de organização da empresa deve começar com muita antecedência. Uma boa estratégia é alinhar, no início do ano, todas as datas que são atrativas, que lhe parecem possíveis grandes oportunidades de venda. Por fim, com elas já mapeadas sua empresa consegue ter um olhar macro sobre como será o trabalho.

Devemos lembrar que se o objetivo da empresa for cumprido, o site do seu e-commerce ficará recheado de visitas, e por consequência dessas visitas, pedidos. Assim, para que esse processo aconteça de forma fluida e agradável para os clientes, alguns pontos precisam ser observados com cuidado. Por isso, veja 5 dicas para que o seu consumidor tenha a melhor experiência dentro do seu negócio:

Site rápido e prático

Um e-commerce deve contar com um ótimo site, principalmente em épocas de grande fluxo de clientes. É muito importante que ele consiga acompanhar o seu cliente durante a compra de maneira mais simples e didática possível. O site não deve criar barreiras, e sim quebrá-las.

Além disso, lembre-se que um site acessível é importante para que todos possam consumir seus produtos e serviços.

Estoque

Contar com um estoque estratégico é muito importante para obter sucesso nesses períodos. É extremamente frustrante para o cliente achar o seu produto incrível, encher o carrinho, e no fim descobrir que já não existe estoque. Exibir produtos que estão em falta também prejudica a experiência do consumidor.

Para construir um estoque estratégico é necessário que você conheça detalhadamente os seus produtos. Além disso, é válido analisar o perfil dos clientes, e, principalmente, realizar comparações com os anos anteriores. Esses dados podem colaborar para uma objetividade maior na hora de escolher os produtos ou serviços em estoque.

Entrega

O prazo de entrega deve ser uma prioridade sempre, mas durante datas comemorativas esse cuidado precisa ser dobrado. Lembre-se que aquele produto será um presente para uma pessoal especial, por isso, atrasos são inaceitáveis.

Busque alinhar com exatidão qual o prazo para a entrega. E, além disso, se a sua empresa conseguir diminuir esse prazo, saiba que ela ganhará muitos pontos com o cliente. Isso acontece porque muitas compras são feitas de última hora, assim, prazos mais ágeis se destacam da concorrência. Mas lembre-se, só prometa o que realmente poderá cumprir.

Atendimento ao cliente

Durante a jornada de compra, é natural que o cliente tenha dúvidas sobre o seu produto. É frustrante para o consumidor que ele não conseguir esclarecer seus questionamentos. Por isso, é preciso que o setor de atendimento esteja 100% preparado para atender a todas essas demandas.

Uma boa opção é contar com ferramentas que consigam deixar o atendimento mais rápido. Uma plataforma omnichannel, por exemplo, pode otimizar o atendimento da sua empresa. Isso acontece porque, por se tratar de uma plataforma inteligente, ela oferece uma visão 360º do cliente, deixando a conversa entre consumidor e pessoa operadora mais fluida e estratégica.

Experiência do cliente

As datas sazonais são ótimas oportunidades para conseguir conquistar e fidelizar um cliente. Porém, caso a sua experiência seja ruim, ele não voltará a fazer contato com seu e-commerce. Por isso, é preciso aproveitar esses períodos com estratégia e preocupação com o cliente. A fidelização do cliente é uma consequência da experiência que ele teve dentro do seu negócio.

Em resumo, é necessário primeiro criar um olhar criterioso para as datas que você deseja apostar. Depois disso, colocando em prática as dicas deste artigo, você conseguirá obter resultados satisfatórios e alavancar as vendas do seu e-commerce em datas comemorativas.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER