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Preparando o terreno para 2021: as 4 tendências de marketing para saber agora

Por: Leandro Dettenborn

Head de Performance na WT, consultor de e-commerce e professor de marketing digital. Participou do lançamento e ativação do e-commerce da Samsung no Brasil, do desenvolvimento e condução de estratégias de branding e performance para o e-commerce das Lojas Renner, Piccadilly, JBL, Livraria Cultura, Bebê Store, Connect Parts, lançamento e ativação do primeiro e-commerce da Tramontina, Panvel, Alelo, entre outros

Toda virada de ano encontramos o momento de “organizar a casa” para mais um ano de metas desafiadoras. Preparar a operação, organizar fornecedores, estoque, time, campanhas, planejar o orçamento e muito mais.

É muito trabalho, e isso é feito sem deixar a bola cair. A operação precisa continuar vendendo hoje, amanhã e assim consecutivamente. Esse olhar para o agora, o dia a dia do e-commerce, nos aproxima de atingir a meta da semana ou do mês.

Mas, muitas vezes, afasta ou impede que seja lançado um olhar para as tendências de comportamento de consumo nos próximos anos. E com o rápido avanço da tecnologia, cada vez mais diminuem os diferenciais competitivos entre as marcas e lojas (principalmente as multicategorias/multimarcas).

Se torna mais raro ter um grande diferencial da concorrência e o consumidor percebe isso. Sem um diferencial claro para o consumidor final, muitos e-commerces acabam apostando no P do marketing que oferece a resposta mais rápida em vendas: o Preço.

Mas será que reduzir o preço para vender hoje vai garantir o atingimento da meta do mês ou a rentabilidade da operação?

Olhar para o futuro é justamente o contrário dessa movimentação:

É ter a chance de identificar e desenvolver um diferencial competitivo para seu negócio nos próximos anos, para que seu e-commerce não fique tão dependente de promoções de venda.

Em alguns anos de e-commerce, experimentei na prática como um diferencial competitivo claro facilita muito a venda no dia a dia. Facilita a conquista de um novo consumidor e o atingimento das metas diárias e mensais.

Esse artigo trata disso, sem esquecer as tendências macro de 2020, pensar a jornada até 2021 e o que você já precisa colocar em movimento até lá.

Consistência de marca e relacionamento

De bate pronto, responda as perguntas abaixo:

  • Quem é a sua marca/loja?
  • O que a faz única no mercado?
  • O que o seu consumidor espera da sua marca?
  • Como o consumidor avalia o atendimento da sua marca/loja?

Se você consegue rapidamente responder a todas, perfeito, mas a maioria dos gerentes de e-commerce não consegue.

O consumidor está cada vez mais apegado a essas respostas e, mais importante, a como elas estão definidas em seus pontos de contato. Em resumo, como o consumidor percebe sua marca ou se relaciona com ela será o diferencial principal que você terá nos próximos anos.

Não será exclusividade sobre um produto. É cada vez mais rápido o processo de desenvolvimento e lançamento de produtos no mercado.

Não será o preço. Uma pesquisa recente da PWC, indica que 36% dos consumidores pagaria a mais por produtos ou serviços de marcas que proporcionam melhores experiências.

Experiência do consumidor

Esta pesquisa nos traz até a segunda tendência macro, a experiência do consumidor. Cada vez, existem mais produtos similares do que produtos inovadores no varejo online.

A marca X lança o primeiro tênis todo biodegradável do mercado, 1 mês depois a marca Y lança sua versão de tênis biodegradável.

A marca Z lança um smartphone inovador, 2 semanas depois a marca W lança um smartphone com todas as características da marca Z e mais alguns diferenciais, como tela maior, câmera mais potente, etc.

Se você vende ambos os smartphones em seu site, mas a sua concorrência número 1 também vende, porém mais barato, por que o consumidor escolheria a sua loja?

Segundo a pesquisa da PWC, o que os consumidores mais consideram na hora de decidir a compra são:

  • Eficiência (da loja e do serviço do lojista);
  • Conveniência;
  • Informação (detalhe de produto, serviço, etc);
  • Facilidade de meios de pagamento.

E importante ressaltar que interação (humana) com a marca, pessoa com pessoa, vem logo em seguida. A tecnologia veio para facilitar, mas consumidores ainda preferem interagir com outras pessoas quando se relacionam com uma marca.

Se este é um ponto relevante para o consumidor, vale pensar em como sua marca/loja está representada pelo seu time. Como é o atendimento e tratamento dos clientes que entram em contato?

Dica: Avalie sua operação de forma crítica nos pontos que são mais importantes para seus consumidores.

Personalização

Esta tendência não é uma novidade, mas uma necessidade. Ainda assim, é difícil de implementar ações de marketing de personalização conforme o volume de transações vai aumentando.

Cada vez mais consumidores esperam experiências personalizadas, aproximadamente 80% dos entrevistados em pesquisa da Epsilon indicam que preferem fazer negócio com marcas que oferecem esse tipo de experiência.

Chegamos ao ponto da necessidade de oferecer mais do que apenas o nome do consumidor no assunto do e-mail, mas ofertas que atendam mais às suas preferências e dicas que complementam suas escolhas.

Enquanto que 2020 será o ano de entender mais a fundo o desenvolvimento da tecnologia com foco em AI (inteligência artificial) e automação, 2021 será o ano de trocar valor com sua base consumidora.

Vídeo, mas dessa vez ao vivo

O cérebro humano processa conteúdo visual 60 mil vezes mais rápido do que conteúdo em texto e a técnica de utilizar combinações de cores chamativas já é amplamente utilizada na imprensa desde seus primórdios.

Com o uso cada vez mais difundido de redes sociais baseadas em imagem e vídeo, é uma prática entre todas as faixas etárias a preferência por conteúdo audiovisual.

Trabalhando com mídia digital desde 2013, pude pessoalmente avaliar a evolução da performance de conteúdos de vídeo, mas pesquisa recente da Hubspot nos apresenta números sobre o cenário atual do consumo de informação online:

Diretamente no site ou em publicações do tipo post é preferência de 15% da base analisada, mas 68% prefere vídeos curtos como fonte de descoberta de novos produtos ou serviços.

As “lives” estão cada mais comuns em redes sociais e plataformas específicas de vídeo. Possibilitam maior engajamento e senso de participação do público. A naturalidade e maior espontaneidade também geram maior identificação do público participante.

Dados e tendências como essa nos apresentam uma grande oportunidade no momento de lançarmos novos produtos e re-apresentarmos produtos de maneira diferente.

2020 será o ano de, como recomendado acima, avaliar criticamente o que marcas e lojas oferecem como experiência ao consumidor e preparar um 2021 com maiores diferenciais estratégicos sobre a concorrência.

Fontes:

PWC: https://www.pwc.com/us/en/advisory-services/publications/consumer-intelligence-series/pwc-consumer-intelligence-series-customer-experience.pdf
Epsilon: https://us.epsilon.com/pressroom/new-epsilon-research-indicates-80-of-consumers-are-more-likely-to-make-a-purchase-when-brands-offer-personalized-experiences
Neil Patel: https://neilpatel.com/br/blog/tendencias-de-marketing-para-2020/
Marketing Insider: https://marketinginsidergroup.com/marketing-strategy/2020-marketing-trends-you-need-to-know/
Hubspot: https://blog.hubspot.com/marketing/state-of-video-marketing-new-data


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