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Preparado para vender online na Black Friday?

por Sidney Zynger Quarta-feira, 03 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Quem já trabalha com e-commerce, sabe que a Black Friday é uma das maiores campanhas de venda do ano. Mas para que as vendas fluam é preciso antecipar a organização do negócio, tanto para poder impactar o consumidor antecipadamente, quanto para fazer boas negociações com os fornecedores para garantir bons descontos.

O sistema de gestão ERP online auxilia na integração dos processos e estabelece organização e cuidados internos, fazendo com que o empreendedor possa ter tempo para pensar no negócio de forma criativa, não somente cumprir tarefas automáticas.

Com uma gestão organizada, a Black Friday pode ser uma grande oportunidade para vender em múltiplos canais, sem perder a organização interna e garantindo uma boa experiência de consumo na jornada de compra do cliente. Confira o artigo sobre como preparar o seu negócio para a Black Friday:

Checklist para a Black Friday: por onde começar?

Uma campanha de vendas de sucesso só é possível se a organização for antecipada. Organizar a operação interna, contar com um ERP de confiança e criar estratégias de venda são as ações necessárias, mas antes disso, confira o passo a passo:

  • Faça contato com os fornecedores para garantir boas negociações e poder repassar bons valores aos clientes;
  • Prepare o seu canal tecnicamente, já que com os muitos acessos durante o dia da Black Friday, algumas plataformas de vendas acabam travando ou apresentando problemas ou demora durante a pesquisa do cliente;
  • Crie presença digital em múltiplos canais, afinal isso poderá significar múltiplas vendas. Vender através de marketplaces é uma estratégia importante para ampliar o mercado e ir ao encontro do consumidor que já busca por canais de confiança para realizar as suas compras;
  • Utilize o seu ERP para gerenciar todas as vendas e entregas de cada canal sem perder o controle interno do negócio;
  • Crie estratégias para as vendas: combos, produtos ícones e descontos reais para que o consumidor possa aproveitar de fato a campanha;
  • Aposte em bom atendimento: o consumidor precisa confiar no produto que está comprando. Por isso, ofereça ações exclusivas como conteúdos direcionados e destacar a data e produtos da promoção para ele ter em mente;
  • E deixe o máximo de decisões de escolha na mão do cliente: tipo de frete, prazo de entrega, formas de pagamento. Isso também facilita a compra e fideliza o cliente para próximos contatos;
  • Outro ponto importante é dar a atenção pós-venda, fazendo contato se deu tudo certo com a entrega do produto e aproveitando para oferecer algum cupom de desconto ou novidades.

Estratégias de diferenciação

Na Black Friday, praticamente todos os negócios estão com desconto, e no e-commerce o concorrente está sempre a um clique de distância do seu produto. Por isso, é importante o empreendedor pensar em estratégias de venda para se diferenciar e passar em todos os requisitos de compra que o cliente seleciona antes de finalizar as suas escolhas.

É importante criar uma atmosfera de compra para o seu cliente lembrar do seu negócio no dia da campanha de vendas.

Para organizar o negócio é preciso antes olhar para o negócio e organizar estoque, produtos e parceiros logísticos. É fundamental dispor de automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online e com armazenamento em nuvem, que auxilia na sincronização dos pedidos e vendas, estoque aos múltiplos canais e ainda emissão de boletos e notas fiscais.

Outro ponto que é crucial é apostar no relacionamento com o cliente através das redes sociais, e-mail, mensagens. Afinal, ele precisa saber aos poucos sobre as suas ações e também é uma forma de ganhar a confiança dele, caso seja a primeira compra.

Gestão integrada

Conte com a tecnologia para controlar os cadastros, processo de venda e entrega. Dessa forma, etapas como gestão de estoque, emissão de notas ficais, separação dos produtos e integração aos parceiros de logística ficam sincronizados, evitando falhas e também possibilitando o empreendedor vender em múltiplos canais e dar escalonamento às vendas.

Com o fluxo operacional organizado, os processos tornam-se ágeis, ganhando tempo e eficiência na rotina diária.

Quando as informações ficam centralizadas em um único canal, o trabalho segue de forma mais fluida e o gestor pode pensar no negócio de forma mais estratégica, criativa e dinâmica. Conte com um sistema de gestão a sua campanha da Black Friday 2021 ser um sucesso. Ele acompanhará a inserção de produtos, integrações aos canais de venda, gestão de estoque, sincronização de setores e acompanhamento de status e pedidos de venda.

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