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Corra atrás do prejuízo causado pela greve dos Correios

por Thiago Sarraf Terça-feira, 08 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

O anúncio do fim da greve dos Correios é o alívio para muitos lojistas. Especialmente os menores, que dependem exclusivamente deste serviço. Será que é possível trabalhar sem os Correios? E, agora, quais estratégias seu negócio deve utilizar para compensar os prejuízos durante esse período de greve?

Meu artigo que saiu em maio sobre trabalhar sem os Correios responde à primeira pergunta. Já adianto que a resposta é não, pelo menos em minha opinião. Já aconselhei diversos e-commerces de tamanhos variados, segmentos variados e digo que encontrar uma transportadora com boas condições para todo o país é difícil. No artigo de maio, explico isso com mais detalhes.

Porém, ao mesmo tempo, não trabalhar com nenhuma transportadora ou, pelo menos, ter uma na manga em casos como esse, de greve, é uma desvantagem. A greve dos Correios pela qual passamos recentemente ainda não gerou grandes alardes e atrasos na entrega de mercadorias. Porém, o maior prejuízo do lojista deveu-se ao medo do consumidor de pagar pelo produto e não recebê-lo.

Como recuperar os prejuízos?

A queda no número de pedidos não foi nenhuma notícia avassaladora para nenhum negócio. Afinal, historicamente, temos uma média de 2 greves por ano por parte dos Correios.

A grande sacada aqui é a preparação. Não é possível evitar as greves, muito menos saber a data certa em que vai acontecer. Porém, você pode estar preparado para ela, para que os prejuízos e as surpresas sejam mínimas.

Tenha transportadoras previamente negociadas, prepare avisos aos clientes e prepare para suas ações pós-greve para recuperar o que foi perdido.

A grande realidade é que não existem estratégias estilo “receita de bolo”, que você possa seguir para recuperar 100% do que foi perdido. A sua melhor aposta são as vendas.

Simples assim. Aumentar o número de vendas para que você consiga “compensar” a queda que teve durante o período de greve. Para isso, aposte em promoções, ações de divulgação e incentive o consumidor que deixou de adquirir seus produtos durante a greve a voltar e finalizar a compra.

Como a greve afeta o e-commerce?

Pela dimensão do país e pela cobertura do órgão vale a pena sim trabalhar com os Correios, ainda mais se você conseguir volume suficiente para fechar contrato com eles.

As grandes desvantagens de empresas de logística são a falta de cobertura em algumas áreas e os preços cobrados, especialmente quando você tem um negócio pequeno. Pela pouca quantidade de pedidos expedidos, fica difícil competir com um e-commerce grande em questão de negociação de valores.

Dos males, o menor

A recente greve dos Correios pegou uma época ruim de vendas no e-commerce. Caso ela tivesse ocorrido durante uma época próxima a Black Friday ou Natal, por exemplo, pode ter certeza que os prejuízos seriam maiores.

Agora, passado esse problema, já está mais do que na hora de você começar a colocar os planos da Black Friday em ação.

É preciso testar a aderência do consumidor com a promoção. Não adianta você achar que a sua promoção está incrível se o consumidor não pensar a mesma coisa. Passamos da época em que a Black Friday era dar 20 ou 25% de desconto sobre os produtos. Atualmente, os consumidores querem descontos de verdade e o seu e-commerce tem que oferecê-los.

Ou seja

É comum o cliente ficar receoso quando temos notícias de greve e paralisações. O que você pode fazer é avisá-lo sobre os prazos e mantê-lo atualizado sobre a situação. Além disso, pode dar garantias que o produto será entregue.

Fazer o planejamento e acompanhar o mercado e suas “tendências” evita que você e seu negócio sejam pegos de surpresa. Além de ajudar a se planejarem para as quedas de pedidos e planos para se recuperarem delas.

Para o próximo passo, elabore estratégias que permitam aumento das suas vendas. Planeje-se para a próxima grande data comemorativa e atinja as metas estabelecidas independente das adversidades enfrentadas, afinal, empreender é isso. É saber lidar com os problemas e contorná-los para alcançar o sucesso.

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