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Vantagens e desvantagens dos preços dinâmicos

por Burc Tanir Segunda-feira, 03 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Os preços dinâmicos são um tipo de descriminação baseada no conceito de que eles mudam com base em seus próprios custos de produtos e nos preços da concorrência, a fim de encontrar uma soma ótima a qualquer momento.

Parece bem, não?

E quanto às desvantagens dos preços dinâmicos? Seu uso pode prejudicar seus esforços para a atribuição de preços? Na presente postagem, vamos detalhar as vantagens e as desvantagens do uso dessa estratégia. Em seguida, avaliaremos a melhor abordagem a tomar se decidir avançar com ela.

Você pode maximizar os lucros com o software de preços dinâmicos certo

Uma das principais vantagens dos preços dinâmicos é a capacidade de maximizar seus lucros com cada usuário. Pense da seguinte maneira: se a demanda inicial de seu produto é baixa e você necessita se livrar de seu estoque, pode reduzir seus preços para facilitar essa tarefa e gerar a receita adicional que conseguir.

Da mesma maneira, se a demanda é elevada, – por exemplo, um produto sazonal – você pode aumentá-los de acordo com a demanda.

O The Christmas Palace está vendendo atualmente suas árvores por valores entre 69 $ e 699 $.

Mas o que você precisa lembrar é que estamos no mês de setembro. Muito menos pessoas pensarão em comprar uma árvore de Natal nessa época do ano. No entanto, durante o mês de dezembro, eles poderiam e deveriam aumentar seus preços.

Assim, quem adiar a compra de sua árvore, terá maior probabilidade de pagar um preço maior simplesmente porque não deseja perder a oportunidade de ter uma árvore e participar nas festividades.

Mantenha-se a par da concorrência

Em postagens anteriores, passamos muito tempo pensando ou falando sobre a importância de acompanhar o que a concorrência está fazendo.

Assim, implementar essa estratégia força você, à princípio, a considerar o preço que a concorrência está cobrando. Permite também que você acompanhe as tendências da indústria e do mercado.

Uma pesquisa da Forrester sugere que o uso de software de otimização de preços para acompanhar a concorrência e as tendências pode melhorar suas margens brutas em um valor máximo de 10%. Além disso, o uso de preços dinâmicos já verificou aumentos de lucro de 25%.

Não há mesmo nenhuma razão para você não pensar em implementar a estratégia em sua loja de comércio eletrônico.

Use preços dinâmicos juntamente com vendas e promoções

Apesar das poucas desvantagens, lembre-se de que, naturalmente, os clientes estão acostumados a pagar valores diferentes por seus produtos.

O uso de descontos e promoções muitas vezes leva os clientes a pagar preços diferentes pelos mesmos produtos. Portanto, se você está preocupado com as desvantagens de sua estratégia, considere associar os preços dinâmicos a uma estratégia de vendas e descontos.

Analisamos algumas das vantagens dos preços dinâmicos e, em grande medida, parece ser uma boa estratégia para utilizar em sua loja. Mas quais as desvantagens dessa estratégia? Como o uso dela pode impedir o aumento de seus lucros e receitas?

O uso de preços dinâmicos pode resultar na alienação dos clientes

Ninguém gosta de sentir que fez um mau negócio. Também ninguém gosta de sentir que pagou mais do que os outros pelo mesmo produto ou serviço. Você corre o risco de alienar seus clientes se eles descobrirem que um de seus amigos pagou metade do preço pelo mesmo produto. Essa situação muitas vezes gera críticas ruins, reclamações ou pior, a devolução do dinheiro.

Pior ainda, se você deseja que seus clientes permaneçam fieis, aliená-los não é o caminho certo. O objetivo final de qualquer loja deve ser o de reter clientes. Especialmente porque fica muito mais barato para você fazer com que um cliente atual regresse do que obter um novo cliente.

Uma maneira de combater essa situação é permitir que os clientes saibam que o preço será definido no dia para acompanhar a demanda. Essa abordagem é muito comum em restaurantes, onde os alimentos são vendidos com base no peso do artigo alimentar.

Como eles não podem prever quanto custará o peixe do dia, eles usam um preço de mercado no dia. Isso significa que duas pessoas poderiam pedir a mesma coisa e pagar um preço diferente.

No entanto, é menos provável que essa tática afaste os clientes, porque o restaurante usou um nível de transparência sobre as possíveis mudanças de preço. Confira se você poderia usar essa lógica em seu e-commerce.

Maior concorrência

Você já está operando em um mercado por si só altamente competitivo. O que você não deseja fazer é direcionar seus clientes para a concorrência.

E fica evidente que você está aumentando seus preços. É muito mais provável que seus clientes verifiquem se podem encontrar o mesmo produto ou um produto similar mais barato em outro lugar.

Assim, em muitos casos, o uso da estratégia pode, na verdade, direcionar seus clientes para a concorrência. Algo que tenho certeza que a maioria dos fornecedores de comércio eletrônico não quer que aconteça.

Você precisa confiar em boa tecnologia

É má ideia usar preços dinâmicos sem usar tecnologia avançada de comparação de preços. Ela ajuda a otimizá-los baseando-se em dados, em vez de na intuição.

Isso porque uma estratégia de preços dinâmicos é usada de uma forma melhorada quando a otimização de preços é automatizada ao longo do ano. Não só porque seria necessário muito tempo para fazê-lo manualmente, mas porque você pode interpretar mal os dados e chegar a conclusões erradas.

Lembre-se de que a tática têm tudo a ver com encontrar o melhor preço para seus produtos, não apenas os preços mais altos ou mais baixos.

Outro benefício adicional de usar uma boa tecnologia é a garantia de que você não adota uma abordagem race to the bottom. Você pode estabelecer diretrizes para que seu preço mais baixo não seja menor do que aquele que você pode cobrar para obter lucro.

Fonte: Prisync.com

Vantagens e desvantagens dos preços dinâmicos

Embora esta postagem tenha analisado as vantagens e desvantagens da estratégia de preços dinâmicos, há definitivamente soluções alternativas para as desvantagens. Em último caso, as desvantagens são algo que você deve levar em conta.

Ainda sou grande defensor de uma estratégia de preços dinâmicos. Mas acredito que você deve implementar essa estratégia de maneira controlada, usando dados como base para a otimização de preços.

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