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Preços competitivos: as vantagens e as desvantagens

por Burc Tanir Sexta-feira, 08 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

O primeiro pensamento do lojista ao pensar em estratégia de preços competitivos é implementá-la na hora. Mas antes de você se atirar de cabeça, é boa ideia avaliar cada estratégia e verificar se é indicada ou não para o seu negócio. É exatamente isso que vamos fazer no presente artigo.

Você aprenderá:

  • Em que consiste a estratégia de preços competitivos;
  • Como é aplicada em lojas populares de comércio eletrônico;
  • As vantagens do uso dessa estratégia;
  • As desvantagens do uso dessa estratégia;
  • Como arrancar sua empresa.

Vamos lá!

O que é uma estratégia de preços competitivos?

A estratégia de preços competitivos, também conhecida como estratégia de preços orientada para o mercado, é uma abordagem na qual os varejistas estabelecem seus preços online com base na concorrência, em vez de preços orientados para o consumidor.

Para ser bem-sucedido e tirar proveito dos benefícios dessa estratégia, os varejistas devem possuir um sólido sistema de coleta de dados para monitorar a concorrência e agir com respostas imediatas e efetivas. Em poucas palavras, uma estratégia de preços competitivos exige uma análise de mercado detalhada.

Um varejista pode definir seus próprios preços, dependendo do seu posicionamento no mercado e ter como objetivo ser o mais competitivo do ramo. Dessa forma, para atingir o valor médio deve estar sempre acima da concorrência.

Por exemplo: se a empresa atende clientes sofisticados e oferece produtos premium, o melhor será cobrar preços mais elevados do que a concorrência. Essa decisão resulta em margens maiores, alta fidelidade, mas também conversões baixas.

Mas por outro lado, se o varejista pretender aumentar suas vendas, poderá atribuir a seus produtos preços mais baixos e ser o mais competitivo no mercado.

Para tornar a análise de preços competitivos eficiente hoje em dia, os varejistas precisam automatizá-la. Isso porque combinar todos os produtos com os dos concorrentes e rastreá-los manualmente implica grande desperdício de tempo.

Então, para torná-la mais produtiva e benéfica, o uso de tecnologias de comércio eletrônico, como software de monitoramento de preços, seria uma decisão muito lucrativa.

Com as capacidades desses serviços inteligentes, você pode se concentrar melhor na análise, tomar decisões estratégicas e conhecer sua posição verdadeira no mercado, em vez de apenas perder seu tempo coletando dados do mercado.

Agora vamos expandir nossos conhecimentos analisando as vantagens e desvantagens de uma estratégia de preços competitivos com o exemplo de duas lojas distintas.

Aqui vemos os preços para dois produtos distintos, mas com funções semelhantes. O da marca Fitbit é visivelmente mais caro que seu concorrente.


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