Acesso rápido

Precificação inteligente e big data: juntas aumentando a margem operacional

por Ricardo Ramos Segunda-feira, 06 de maio de 2013

O e-commerce brasileiro movimentou cerca de R$ 22,5 bilhões em 2012, fruto dos mais de 66,7 milhões de pedidos online e dos 42,2 milhões de usuários que compraram durante ano, segundo dados do e-bit. Além disso, no período, o tíquete médio ficou em torno de R$ 342,00.

Todos esses números, somado ao crescimento anual de 20%, gabaritam os lojistas virtuais ao potencial sucesso. Mas, e se dissermos que seria possível aumentar em 60% suas margens operacionais?

Não é nenhum tipo de mágica, e sim a conciliação de duas tecnologias. O tratamento preciso de informações obtidas dentro da sua loja virtual e da concorrência, a utilização conjunta das maiores novidades, já difundidas no exterior e que chegam ao Brasil: é a Precificação Inteligente e o Big Data.

A precificação funciona de maneira simples, o lojista captura e acompanha em tempo real as informações dos produtos dele e dos concorrentes, a partir daí, a loja virtual pode configurar a precificação automática, alterando os preços dinamicamente através de critérios pré-definidos, baseados nas ações da concorrência.

Já o Big Data não se refere somente a um banco de dados de tamanho significativamente maior do que os mais conhecidos, mas sim em uma (se refere a uma) inteligência no cruzamento de informações presentes nessa base, analisando-as em variedade, volume e velocidade, permitindo a possibilidade de ganhos em estratégia de dados.

Se bem utilizado com o Big Data, junto às ferramentas de Precificação Inteligente, torna as informações cada vez mais valiosas (o que torna as informações mais valiosas?) Essa frase não ficou clara.., é possível realizar coletas e análises de dados, fornecendo atalhos para visualizar insights diferenciados e abastecer a solução de precificação com referências que possam aumentar sua margem operacional.

Com essa união, em um trabalho bastante estratégico, as informações obtidas pelo Big Data e fornecidas para a Precificação Inteligente são bases para a competição saudável no mercado, ganhando em produtividade, inovação e até em conhecimento do consumidor.

Por fim, a soma das duas tecnologias traz visão para o gestor de e-commerce basear ações automatizadas e direcionar decisões estratégias com a missão de vender mais, rentabilizar mais e baixar e reduzir os custos operacionais. Afinal, é mais fácil olhar para trás e e traçar a rota a partir da observação do que aconteceu do que simplesmente prever o que está por vir.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.