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Saiba como fazer a conciliação financeira e precificação em marketplace

Por: Lucas Boechat

Jornalista e especialista no mercado de meios de pagamentos, escreve para a Iugu há 2 anos sobre como as soluções de automação financeira pode facilitar o negócio de empresas.

Precificação e conciliação financeira são etapas cruciais para o sucesso de lojistas que trabalham com vendas em marketplace. Para pequenos empreendedores, utilizar esses recursos é igualmente importante.

É comum que muitos lojistas tenham dúvidas sobre como fazer a precificação e, além disso, encontrem diversos desafios para manter o controle da gestão de recebíveis ao trabalhar com diferentes plataformas de marketplace.

Como é possível, então, resolver essas questões? Neste artigo, você encontra o conceito de precificação, como realizá-la em marketplaces e como a conciliação financeira é importante para o seu negócio. Continue a leitura!

O que é precificação?

A precificação é uma das etapas mais importantes na venda de produtos e serviços. Ela deve ser baseada em uma estratégia sólida para oferecer lucratividade e um valor justo ao consumidor.

O melhor preço precisa considerar o investimento, custos operacionais, margem de lucro e outros conceitos para atender às necessidades do lojista sem elevar o preço acima do valor de mercado.

É comum que alguns lojistas, ao começarem nesse segmento, baseiem-se nos preços da concorrência. Mas cada loja terá custos e necessidades diferentes. Ao “copiar” o preço do concorrente, a sua loja pode ficar em desvantagem e ter prejuízos.

Precificar seus produtos e serviços erroneamente pode comprometer o fluxo de caixa e saúde financeira do seu negócio.

Preço x valor: qual é a diferença?

O momento de precificação de um produto deve considerar os conceitos de “preço” e “valor” que, apesar de distintos, são complementares.

O preço é referente à quantidade de dinheiro que se paga pelo produto. Já o valor é um conceito subjetivo, que pode mudar de acordo com a percepção dos clientes sobre o produto.

Para a precificação, é preciso considerar o valor subentendido do produto, isto é, o quanto ele pode trazer benefícios ao consumidor; o quanto vale o seu investimento.

Dessa forma, é possível que o consumidor identifique esses valores e considere o preço do produto justificável, atraindo a sua atenção e possibilitando a conversão de vendas.

Precificação em marketplace

Em uma pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil e pela Koncili, em 2020, 66% dos entrevistados realizavam vendas por marketplaces.

A pesquisa também mostrou que 64% dos entrevistados utilizam somente a margem de lucro para a precificação de seus produtos, 19% utilizam os preços da concorrência e apenas 8% consideram seus custos fixos na hora da precificação.

Esses dados mostram que a realidade dos lojistas brasileiros pode estar distante do método ideal de precificação, garantindo a saúde do negócio e a lucratividade.

A precificação em marketplaces pode ser um desafio para o lojista, já que é preciso considerar os repasses, a concorrência e os fatores macroambientais que influenciam no preço de produtos e serviços.

Principais métodos de precificação

Para auxiliar no processo de precificação, existem três métodos para encontrar o preço ideal de um produto, garantindo a margem de lucro e o pagamento dos custos fixos.

  • Precificação por Custo de Reposição: essa precificação também é conhecida como “cálculo por custos corrigidos”. Na prática, é preciso considerar o quanto custa para produzir esse produto. Caso você perca o seu estoque, quanto custaria para repor? Com esse dado, adiciona-se a margem de lucro, e chegamos então ao preço de venda do produto.
  • Precificação por Comparação de Mercado: essa estratégia é uma das mais utilizadas e se baseia no preço apresentado pela concorrência, considerando uma margem de lucro justa.
  • Precificação por Comparação de Valor: esse método de precificação auxilia a encontrar o preço de produtos que podem custar mais ao consumidor, mas que se justifica pelo seu valor. Sendo assim, é preciso identificar qual o valor agregado percebido pelo público-alvo desse produto, as ofertas de mercado, e então chegar ao preço que traga mais lucratividade para a loja.

O que é conciliação financeira?

A conciliação financeira é uma etapa muito importante da gestão financeira de uma empresa, registrando o caminho do dinheiro desde o pagamento do produto até chegar ao caixa da loja.

Ao acompanhar a conciliação, é possível identificar falhas, inconsistências e até mesmo casos de fraude no recebimento.

Com o marketplace, a conciliação precisa superar alguns desafios, como o controle de repasses em diferentes marketplaces, a precificação e a margem de lucro.

Desafios da conciliação em marketplace

A conciliação de recebíveis precisa ser parte integrada da gestão financeira de um e-commerce em marketplaces, acompanhando diariamente a evolução das vendas e o fluxo de caixa.

A melhor forma de realizar essa conciliação é administrando a compra dos produtos, garantindo os melhores preços de aquisição, e então calculando corretamente a precificação para a venda do produto.

Entre os principais desafios de uma conciliação efetiva, podemos focar em melhorar os seguintes pontos da gestão do lojista em marketplace:

Segurança de lojistas e sellers

Os marketplaces podem ser sinônimo de mais segurança para pequenos empreendedores que querem vender online, e também para quem gerencia o marketplace.

Esse relacionamento de mão dupla deve oferecer benefícios para ambas as partes, com prazos adequados, controle das taxas de comissionamento e automação de processos, fortalecendo a confiança dos lojistas em investir em um marketplace.

Controle de ciclos de repasse

Os lojistas que trabalham com mais de um marketplace em simultâneo devem ter atenção redobrada ao controle dos ciclos de repasse, já que cada empresa pode ter datas e porcentagens diferentes.

Então, como saber se a sua loja já recebeu pela sua parte em determinado marketplace? Esse controle pode ser feito com ferramentas simples, como uma planilha com os dados e as datas, ou processos de automação das plataformas de pagamento.

Precificação e cálculo de margem de lucro

Mais uma vez, precisamos ressaltar a importância da precificação para pequenos empreendedores em marketplace.

Ao realizar vendas em uma plataforma de marketplace, é preciso definir uma precificação justa, que respeite a sua margem de lucro, ofereça bons preços aos consumidores e mantenha os valores dentro da margem de mercado.

Comissionamento

Para quem trabalha com mais de um marketplace, é muito importante que se atente ao comissionamento de cada um, analisando se são taxas adequadas, com prazos justos.

Cabe ao lojista verificar se o comissionamento está sendo adequado e quais marketplaces oferecem os melhores comissionamentos.

Automação de processos

Atualmente, já é possível encontrar conciliadores automatizados que se integram às plataformas de marketplace e oferecem planilhas, gráficos e outros recursos para facilitar a gestão de recebíveis para pequenos e médios lojistas.

Ao utilizar essas ferramentas de automação, é possível economizar tempo e reduzir as falhas na conciliação de recebíveis.

Além das integrações de ERPs, com recursos de logística e controle de estoque, é possível integrar ferramentas de conciliação financeira. Algumas, inclusive, permitem a integração com outros conciliadores.

A sua empresa já trabalha com a conciliação de recebíveis? Você já conhecia alguma dessas ferramentas? Compartilhe sua experiência conosco!

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