Pode chamar de qualquer nome, Preço Flutuante, Valores Flexíveis ou Preço Dinâmico. O importante é que a estratégia de ter preços alterados vária vezes ao longo do dia ou da noite (a qualquer momento) é para muitos varejistas OnLine um grande diferencial e para outros um enorme problema de Gestão.
Nos Estados Unidos, empresas como Best Buy, Amazon e Target, entre outros gigantes do varejo vem definindo seus preços DO momento de forma automatizada, utilizando algoritmos que impactam diretamente na atração dos consumidores e deixam a concorrência louca e correndo sempre atrás.
Essa determinação “automatizada” de preços em BARs (Best Available Rate), ou melhores tarifas disponíveis, já é amplamente utilizada pelo segmento viagens (empresas aéreas e hotéis) para fixar preços de passagens e diárias em quartos de hotel conforme comportamento do consumidor e demanda e procura em qualquer momento.
O desafio e a oportunidade é utilizar dados, pesquisar mercado, inteligência e o comportamento da procura para ajustar preços automaticamente, usando sistemas e serviços disponíveis, ao invés de somente fazer buscas de informações de forma manual sobre produtos e preços do mercado, ou usar apenas o “faro” ou a intuição no negócio para alterar os preços quando necessário.
O Varejo tradicional tem uma política de precificação padrão que é produto + custo + margem e agora neste momento de acirrada competição com o Varejo OnLine, são obrigados a trabalhar outras variáveis como as mudanças constantes nos preços da concorrência, custo de oportunidade, estoque, procura, showrooming, demanda, volume de venda e por ai vai. Ou seja, como ajustar uma política de preço flexível para cada produto e para cada momento.
Além disso, um dos problemas na precificação dinâmica é também que alguns consumidores se sentem lesados quando descobrem que pagaram mais pelo mesmo produto adquirido a um preço mais baixo por outra pessoa. Mas isso não significa dizer que o Varejo não possa cobrar preços diferentes. De qualquer forma, essa é uma preocupação justificável, até porque o novo consumidor já se acostumou com a flexibilidade de preços, porém com atenção ao Looping do Desconto.
Bem, o Varejo OnLine tem a seu favor, ferramentas fantásticas disponíveis para acompanhar o comportamento do consumidor em tempo real, verificar experiências de compra, acumulo de dados para ter condições quase que simultaneamente de oferecer e conquistar com diferentes preços de uma mesma mercadoria em determinados momentos ao longo do dia.
Exatamente por isso, os sites de e-commerce não apenas devem saber quais itens e quando os seus clientes estão comprando, mas também quais itens eles deixam de fora na hora de pagar e os mais e os menos procurados. Com isso considerar também esta variável na fórmula adequada em relação a lógica para sua precificação DO momento.
Tudo tem que ser muito rápido e os comparadores como Buscapé, Google Shopping, Decide.com, JáCotei, Bondefaro, Zura, Zoom, Kuantokusta, entre outros, estão atentos a cada mudança de preços no Varejo para informar ao consumidor e da mesma forma e até mais importante, o Varejo tem a obrigação de monitorar também de forma automática esses serviços para adequar a sua estratégia de precificação que deve ser definitivamente com um inteligência dinâmica para competição no mercado.
Se a precificação dinâmica é um problema para os Varejistas menos preparados, por outro lado, é uma grande sacada para os melhores estruturados e que já estão adaptados e praticando essa política.
Saber quando e em que momento cobrar mais ou menos, faz uma grande diferença no volume de vendas, na margem do negócio e principalmente, no caixa.
Pense Nisso!!