Logo E-Commerce Brasil

A importância dos prazos de entrega no seu e-commerce

Por: Jonathan Benitez

Empreendedor, 21 anos de varejo, especialista em formação de lideranças, gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos de franquias de sucesso. É CEO da Cellairis Brasil, marca americana com 20 anos de mercado internacional, presente hoje em 11 países e com mais de 500 pontos de venda. Benitez tem como grande propósito diminuir a desigualdade social através do empreendedorismo.

Existem centenas de fatores que fazem o cliente se interessar e comprar com você, mesmo em meio a tantas oportunidades da internet. O prazo de entrega no e-commerce é um dos aspectos mais importantes, tanto quanto aos processos internos como na experiência e satisfação do consumidor final. O maior desafio é justamente manter todo envio de mercadorias dentro do cronograma.

Neste aspecto, a tecnologia é aliada importante para programar remessas, gerenciar seu estoque e compartilhar dados de rastreio com os clientes. Tudo vai ajudar a oferecer o melhor prazo de entrega no seu e-commerce.

Evolução no processo de entrega dos últimos anos

Com cada vez mais usuários na internet e o consequente crescimento do comércio eletrônico, oferecendo cada vez mais ofertas e gatilhos de necessidade dos usuários, com isso, surgiu a necessidade de realizar uma distribuição eficiente dos pedidos. Quando bem utilizada, a estratégia logística é uma vantagem capaz de diferenciar seu e-commerce dos outros, possibilitando que ele ganhe mais participação no mercado geral.

Prazos de entrega

O consumidor acaba optando por concorrentes com melhores prazos de entrega

Os primeiros anos foram marcados pela utilização do Correios como uma das únicas empresas logísticas do país. Essa opção era mais atrativa por inúmeros fatores, com destaque à possibilidade de utilizar Sedex para as entregas mais rápidas e amplo alcance geográfico, além de uma política de preços praticada.

A contratação de serviços de envio por transportadoras não era uma opção viável, pois a maioria destes envios era constituída por pequeno volume e alto valor agregado. Segundo a ABComm, o percentual de empresas que usavam os Correios chegava a 93% em 2013.

Contudo, devido aos números do comércio eletrônico crescendo ano a ano, as organizações passaram a buscar por soluções criativas com o objetivo de tornar esse cenário mais competitivo e com preços mais acessíveis. Hoje, a maioria das empresas já trabalha com inúmeras formas de envio, com foco exclusivo na escolha de cada consumidor.

De acordo com a pesquisa Webshoppers, a participação dos Correios caiu para 37%, enquanto as transportadoras já representam 53% do total de envios.

Qual a importância real do prazo de entrega para o seu e-commerce?

Toda operação de transporte é fundamental para a logística como todo, graças ao papel estratégico na busca de resultados. E isso ganha mais força quando falamos das lojas virtuais, nas quais o consumidor não tem acesso imediato ao produto e cuja experiência de compra é diferente. Portanto, a entrega dentro do prazo estipulado, ou até mesmo antecipadamente, agrega qualidade e satisfação na experiência de compra do cliente.

Além de falarmos de prazo, é importante revermos outras atividades que envolvem a distribuição dos pedidos, tais como:

  • aquisição de mercadorias;
  • controle de estoque;
  • utilização de centros de distribuição;
  • armazenagem dos produtos.

Todas as etapas precisam ser executadas de acordo com sua programação para não causar rupturas no processo logístico final e, claro, prejudicar a experiência do consumidor.

Como o envio express influencia seu cliente?

Todo o processo de envio do seu site deve ter um único foco: as necessidades do consumidor. Muitas vezes, cada consumidor possui uma necessidade específica e requer soluções distintas para cada caso. É com esse fator em mente que é possível introduzir o envio express, proporcionando a opção de receber a compra em um período curto e que atenda aos desejos deste cliente.

Leia também: Entrega expressa: o que é e como usar na sua loja virtual?

Nem sempre será possível atender todas as localidades. É necessária uma análise geolocalizada para entender o que a empresa pode entregar e o custo para a operação rodar sem falhas. Na finalização de sua compra, o cliente já pode verificar se esta modalidade estará disponível para seu endereço.

Tal processo de envio será realizado logo após as confirmações de pagamento e se a loja ainda estiver dentro do horário de atendimento. Geralmente, essas entregas chegam às mãos do consumidor no mesmo dia ou no dia seguinte.

Depois de vivermos a maior pandemia da nossa geração e todos os hábitos de consumo serem remodelados, este envio garante que a empresa seja uma das opções para o cliente que anseia que o pedido chegue mais rápido e sem problemas.

O passo seguinte da evolução de envios é a entrega super expressa, aquela que o cliente opta por pagar uma taxa de envio maior e receber o pedido no endereço fornecido, em poucas horas. Esta modalidade de serviço garante que as compras até determinado horário, em geral até às 14h, sejam enviadas no mesmo dia.

Como aprimorar esse processo de entrega?

Tecnologia de informação:

Para aumentar a produtividade do processo de envio das mercadorias de um e-commerce, a utilização de novas tecnologias torna-se grande aliada. Existem diversas funcionalidades que ajudam na experiência de compra do seu cliente, como, por exemplo: rastreamento da entrega, automatização dos e-mails, notificando somente o necessário, e plataformas que oferecem todo o overview sobre o respectivo pedido.  Desta forma, conseguimos consultar todas as etapas de envio.

E sempre cabe ao operador do e-commerce estipular esses prazos de entrega, para que eles sejam realistas e atenda somente à sua produção e disponibilidade de estoque.

Gestão de estoque:

Muitas das falhas existentes hoje na logística de um e-commerce se dão pela falta de gestão e organização dos estoques. Esta situação a piora em datas sazonais específicas, nas quais ocorre aumento significativo das vendas para o comércio em geral, tais como Black Friday e Natal.

Com as promoções criadas, as vendas tendem a aumentar e os níveis de estoques não são suficientes para atender toda a demanda gerada: situações como essa geram atrasos e reclamações de clientes insatisfeitos com a experiência.

O mais recomendado para solução na sua gestão de estoque é trabalhar com os canais integrados, em outras palavras, os produtos apresentados no seu e-commerce devem ser somente aqueles que estão disponíveis no seu estoque. Além de estar com este canal integrado, é imprescindível que você abasteça e esteja preparado para períodos de oscilação nas datas sazonais.

Busque transportadoras confiáveis e flexíveis:

A execução do trabalho logístico pode apresentar muitos gargalos que podem prejudicar diretamente na experiência de compra do consumidor. Por isso, antes de escolher uma empresa que irá “transportar” o nome de sua marca é necessário avaliar a sua capacidade de atendimento, tamanho de sua frota, flexibilidade para lidar com imprevistos e geolocalização de operação.

A constante ocorrência de atrasos ou longos períodos de espera estão entre as principais razões para desistência ou cancelamento de pedidos no e-commerce. Pensar em uma estratégia de entregas e gestão de estoque é fundamental para garantir um serviço que entenda e atenda as necessidades do consumidor em geral.