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Seis práticas recomendadas para o sucesso da automação de marketing

Por: Lauren Rowe

Lauren Rowe é uma líder experiente do mercado de tecnologia e apaixonada por inovação, resultados, pessoas e diversidade. Lauren é apaixonada pela transformação dos negócios de seus clientes através de inovações e tecnologias. Ela possui profunda experiência em consultoria de processos de negócios e de projetos transformacionais e estratégicos para empresas de vários tamanhos e segmentos.

Você está procurando práticas recomendadas e inovadoras de automação de marketing para e-commerce? Você gostaria de converter visitantes em clientes leais que retornam com frequência? Quanto mais sua empresa cresce, mais complicado pode se tornar o gerenciamento de relacionamentos um a um usando ferramentas manuais convencionais. É aqui que entra a automação de marketing.

O marketing digital é absolutamente essencial para qualquer tipo de negócio, principalmente para as marcas de e-commerce. A aceitação – e ampla adoção – das melhores práticas ou tecnologias de automação de marketing está avançando a uma velocidade vertiginosa.

Como marca de varejo, você pode otimizar seus esforços de marketing para atrair visitantes direcionados ao seu site. Isso permite que eles descubram, pensem e façam compras com facilidade, sem sair de sua casa. Essa estratégia ajuda a impulsionar seus negócios à medida que você envolve com eficácia todos os seus clientes e os orienta de maneira adequada em seu funil de vendas.

A automação de marketing tornou-se essencial nesse sentido. Os sistemas mecanizados assumem tarefas tediosas para sua equipe e criam uma comunicação personalizada e eficaz para sua marca. Você alcançará e envolverá clientes potenciais e atuais com o mínimo de esforço todas as vezes.

Mas o que exatamente é automação de marketing? Como aproveitar as boas práticas de automação de marketing de e-commerce para aumentar as vendas e a receita?

O que é automação de marketing?

A automação de marketing envolve o uso de serviços da web ou software para planejar, implementar, gerenciar e automatizar com eficácia tarefas de marketing altamente repetitivas em diferentes canais. Isso aumenta o retorno sobre o investimento (ROI), economiza tempo, otimiza custos e melhora a fidelidade do cliente.

As melhores práticas em automação de marketing para e-commerce também podem ajudá-lo a descobrir novas fontes de receita e oportunidades de upsell e vendas cruzadas. Por exemplo, você pode configurar campanhas de e-mail acionadas automaticamente que enviam informações relevantes sobre sua marca e produtos para clientes em potencial ou de longo prazo quando eles realizam ações específicas.

Se você enviar ofertas personalizadas para clientes potenciais, orientá-los no processo de compra e enviar uma mensagem de confirmação e agradecimento enquanto fornece recursos de serviço pós-venda relevantes, você terá estabelecido boas práticas de automação de marketing com sucesso.

Existem várias práticas recomendadas de automação de marketing de e-commerce que podem levar sua marca ao próximo nível se você implementá-las da maneira correta. Sua empresa não apenas verá um grande aumento nas vendas e receita, mas também terá um exército de clientes leais que sempre voltam para ampliar suas compras.

Seis práticas recomendadas em automação de marketing para o e-commerce

Veja como implementar seis práticas recomendadas de automação de marketing em sua empresa para ter sucesso:

1. Melhore os dados do cliente

Boas práticas de automação de marketing não se referem apenas ao lançamento de campanhas em grande escala, mas sim ao envio de mensagens apenas para as pessoas que tenham interesse em receber determinado conteúdo.

Para conseguir essa façanha, você precisa ter as informações corretas sobre as pessoas de seu público-alvo.

Você pode começar criando um perfil para cada lead ou contato na fase de coleta de dados por meio de perguntas personalizadas em seu formulário de inscrição. Os dados a serem coletados variam de acordo com o tipo de negócio.

Continue a coletar dados e inteligência do cliente conforme você interage com seu público-alvo e sua marca. Os dados comportamentais fornecem pistas valiosas sobre os interesses de um cliente específico.

Essas informações também ajudarão a usar a segmentação da lista. A segmentação consiste em agrupar contatos com base em pontos comuns, a fim de criar diferentes jornadas automatizadas sob medida para diferentes perfis.

2. Personalize o seu conteúdo

Ser capaz de personalizar conteúdo ou mensagens para um usuário específico sem ter que clicar manualmente em “Enviar” é um dos pontos fortes da automação de marketing. No entanto, é importante lembrar que comunicações personalizadas não consistem apenas em colocar o nome do cliente na primeira linha do e-mail.

A automação de marketing permite que você personalize mensagens e conteúdo com base no comportamento de um cliente potencial. Esse marketing personalizado é uma das ferramentas mais eficazes para gerar conversões ou vendas.

Certos comportamentos (como compras anteriores, atividade do site, dados de navegação etc.) podem aumentar a amplitude geral ou o grau de personalização.

  • Essas mensagens e conteúdos personalizados podem incluir:
  • E-mails
  • Conteúdo ou mensagens da página de destino
  • Boletins informativos
  • Ofertas
  • Gráficos nas páginas de destino

As melhores práticas em automação de marketing para e-commerce também podem permitir que você ative uma seleção de ofertas e conteúdo com base principalmente em análises e resultados de leads ou clientes potenciais semelhantes.

3. Desenvolva comunicações individuais em escala global, sem trabalho manual

A automação de marketing pode não ter a capacidade de substituir os gênios que criam campanhas e conteúdo, mas pode realizar tarefas repetitivas no piloto automático, dando a você e sua equipe mais tempo, e tempo é dinheiro.

Você pode aumentar as operações, o rendimento e a produtividade dez vezes por meio da automação. Se sua empresa precisa crescer ou usar recursos para tarefas estratégicas mais urgentes e projetos demorados, as ferramentas de automação podem aliviar a tensão de sua equipe e fazer as coisas de onde você está e com pouco tempo (ou pessoas).

4. Crie uma experiência omnicanal

Restringir sua abordagem a “multicanal” em vez de “omnicanal” limita suas vendas e receitas. Alcançar seus clientes de maneiras diferentes maximiza suas chances de um engajamento bem-sucedido.

Além disso, limitar-se a um único canal evita que você descubra outros canais que podem ser ainda mais eficazes para conversões e vendas do que aquele que você está usando atualmente.

Por exemplo, pesquisas provaram que o marketing de SMS gera consciência intuitiva e imediata maior do que o e-mail entre os clientes. É, por isso, que continua sendo uma das melhores práticas de automação de marketing para mensagens urgentes, como informações de acompanhamento, lembretes e muito mais.

Você também pode combinar anúncios de mídia social com marketing por e-mail para aumentar seus pontos de contato com o cliente. Por exemplo, os e-mails automatizados de carrinho abandonado.

Você pode ir ainda mais longe com uma etapa extra em seu fluxo de trabalho para leads que não convenceu a comprar um produto em seu site. Você pode adicioná-los a um grupo ou público para uma nova segmentação por meio de anúncios de mídia social.

Essa é uma das melhores práticas em automação de marketing com resultados surpreendentes.

5. Desenvolva perfis de comprador

As melhores práticas de automação de marketing só funcionarão se você criar campanhas com seu mercado-alvo em mente.

O desenvolvimento de perfis de comprador é uma das primeiras coisas a fazer pela sua empresa. Um perfil de comprador é uma descrição completa de seu cliente ideal. Essa descrição deve incluir detalhes altamente relevantes, como:

  • Os interesses.
  • As dificuldades.
  • Informação demográfica.
  • As motivações.

Criar perfis de comprador é muito fácil, pois se baseia em suas próprias pesquisas de mercado e dados de clientes. Você pode empregar as seguintes estratégias para construir o perfil do seu comprador ideal:

  • Entrevistas.
  • Pesquisas.
  • Dados do formulário de contato.
  • Grupos de foco.
  • Informações coletadas por sua equipe de vendas.
  • Redes sociais e análises de sites.

Depois de conhecer com precisão o seu mercado-alvo, você pode adaptar mais facilmente o conteúdo e a mensagem das campanhas de marketing automatizadas às suas áreas de interesse.

Isso impedirá que seu conteúdo pareça muito genérico aos olhos de seu mercado-alvo, o que pode diluir sua eficácia ou levar a resultados insatisfatórios.

6. Compreenda a jornada de seus clientes

As expectativas do seu público-alvo nunca são imutáveis. Eles evoluem com o tempo, à medida que seus clientes aprendem sobre sua marca e se tornam clientes leais e muito mais.

Todas as campanhas automatizadas que você executa devem refletir isso, entregando a mensagem e o conteúdo certo para o seu público-alvo no estágio em questão para ajudá-lo a avançar ao longo do processo.

Portanto, uma das primeiras coisas a fazer é criar o que é chamado de mapa da jornada do cliente. Os mapas da jornada do cliente são representações visuais de todos os pontos de contato pelos quais um cliente em potencial passa com sua marca. Isso ajuda você a decidir precisamente o que esses clientes devem receber – e como a automação pode ajudar.

Por exemplo, ao construir sua lista-alvo de clientes potenciais, você pode configurar uma série de e-mails informativos e de boas-vindas assim que as pessoas se inscreverem para o envio. Esses e-mails serão direcionados apenas para esses novos leads e devem conter menos mensagens promocionais.

Esse tipo de conteúdo permitirá que você conquiste a confiança de seus clientes potenciais. Você pode então usar seu software de automação de marketing para personalizar a próxima rodada de e-mails com base no engajamento gerado com leads.

A jornada do comprador não precisa terminar quando um lead se torna um cliente pagante. A utilização de outras campanhas de marketing personalizadas ou direcionadas ajudará a manter esse compromisso com a sua marca e a garantir a fidelidade.

Assim, você pode segmentar clientes de longa data cujo engajamento claramente caiu com as campanhas de reconquista para reacender seu interesse. Se ignorada, essa prática recomendada de automação de marketing pode custar muito dinheiro.

Conclusão

Essas práticas recomendadas de automação de marketing devem guiar qualquer estratégia que implantar para estabelecer o sucesso de sua marca.

Essa é a beleza da automação – ela se aplica a tudo o que você faz.

E depois de reunir os dados corretos do cliente, desenvolver seus perfis de comprador e compreender a jornada do cliente, você pode configurar seus fluxos de trabalho usando programas automatizados.

Então, tudo que você precisa fazer é ajustá-los, otimizá-los e melhorá-los.

Leia também: Automação de marketing: criando a comunicação ideal para cada público