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Melhores práticas aumentam a conversão no e-commerce

O empresário online precisa estar sempre a par das melhores práticas do e-commerce, por um motivo simples: utilizar as ferramentas e iniciativas inovadoras disponíveis no mercado pode incrementar os negócios e converter acessos em vendas. Na etapa do checkout, por exemplo, é possível diminuir radicalmente o índice de abandono de carrinhos e aumentar os lucros.

Uma pesquisa do Baymard Institute, realizada em 2015 com sites de e-commerce de todo o mundo, apontou que 68% dos compradores online não finalizam suas compras. No Brasil, os números são ainda mais alarmantes. Em sites de casa e decoração, a fuga está em 76%, e em informática chega a 83%, como revelou levantamento do Ibope. Para o lojista, a única forma de não colaborar com essa estatística é aprimorar suas formas de conversão.

Indicar de forma rápida as opções de cartão ou propiciar compras com apenas um clique, assim como ter uma comunicação positiva e mensagens claras, são ações que fazem a diferença. Afinal, o cliente deseja que o site em que navega facilite ao máximo seu processo de compra.

Checkout rápido, mais vendas

O cliente deseja comprar de forma rápida e segura, certo? Nessa hora, o chamado checkout transparente garante confiança e eficácia, podendo aumentar a conversão em até 30%. Com ele, o cliente não precisa ser redirecionado para nenhum outro site e finaliza a compra na mesma página que iniciou. Para a empresa, basta adaptar ferramentas de checkout ao layout da loja. Não é por acaso que empresas de sucesso, como ClickBus e Bilheteria Digital, adotaram o conceito.

Além de oferecer mais integração e dinamismo na operação de compra, esse tipo de checkout elimina o excesso de informações solicitadas e evita a frustação do cliente. Mesmo para novos usuários, pedir apenas o necessário no checkout também influencia no resultado. Um conjunto de seis dados é o ideal: número do cartão, data de validade, código de segurança, titular do cartão, CPF e número de parcelas.

Outro fator importante é a adaptação da loja à plataforma móvel. De acordo com pesquisa da e-bit, mais de 37% dos acessos às lojas virtuais no Brasil têm origem em smartphones e tablets, e esse número tende a aumentar ano a ano.

Botão COMPRAR: quanto mais destaque, melhor

Parece uma medida básica, mas merece atenção. Uma publicação da Inc. Magazine comprovou que o fato de destacar o botão de compra na página pode ajudar a alavancar a conversão em até 33%. A presença do botão em destaque torna a tela mais atraente, o que garante uma resposta rápida ao desejo de compra do consumidor.

Outra iniciativa para transformar uma visita em vendas é autopreencher os dados de cadastro para o cliente. Informações como titular do cartão e CPF podem e devem ser obtidas automaticamente a partir do cadastro existente na loja. Isso acelera a operação, torna mais ágil a conversão e garante um cliente fidelizado e satisfeito.

O cartão de crédito é soberano

Entre todas as formas de pagamento online, o brasileiro prefere o cartão de crédito. De acordo com métricas internas nossas, de cada cinco operações de compra realizadas na web, quatro usam cartão de crédito e apenas uma faz uso do boleto no Brasil. O mais sensato e inteligente, portanto, é colocar a opção do cartão sempre à frente das outras. O fluxo das informações do formulário também deve seguir a ordem do que se lê no cartão. Simplificar ao máximo os passos para a escolha da bandeira que o cliente deseja utilizar, usado o reconhecimento automático, é uma dica importante. Garantir uma experiência mais dinâmica e suave para o cliente é a chave do sucesso.

Se o cartão é soberano, o cliente deseja ter toda a comodidade que a compra com o cartão de crédito promete. O limite do cartão do usuário não pode ser um obstáculo, por isso o lojista deve ofertar pelo menos dois cartões como opção e, de preferência, parcelamento de até 24 vezes. O impacto para sites de vendas que deixam claras as opções de pagamento dominantes (como o cartão de crédito), ou mesmo as possibilidades de parcelamento sem juros, é extremamente positivo. Como revela a Business Insider, quem não recorre a essas práticas pode diminuir em até 25% a conversão.

Comprar em um clique, negócio à vista

Ao usar o pagamento em um clique, lojas online aceleram sua conversão, sem diminuir a segurança. A equação é simples: cliques a menos, negócios a mais. Deixando o formulário do cartão já aberto, o lojista reduz os cliques e o cliente fica satisfeito. No caso do Mercado Pago, os dados do cartão são armazenados apenas após a aprovação da primeira transação, o que significa que a loja virtual pode ter um melhor histórico de aprovações. No momento da compra, basta o consumidor inserir o código de segurança do cartão de crédito, afinal, as outras informações já são reconhecidas pela ferramenta automaticamente.

Canal aberto com o cliente

Uma boa comunicação com o cliente é o caminho mais eficaz para gerar confiança. Falando em segurança, associar a marca da loja a um parceiro de peso é algo extremamente reconhecido pelos clientes. O comprador confia em quem mantém suas informações privadas totalmente seguras. Segundo publicação da Inc. Magazine, a utilização de um banner educativo sobre a forma de pagamento, que esclarece dúvidas de segurança do cliente, pode aumentar a conversão em até 16%.

O formato das mensagens-chave no site também importa. Frases positivas são vistas com bons olhos, inclusive nos negócios, como indicou pesquisa da Marius Lazer e Sumit Bhardwaj: um discurso assertivo para o cliente pode aumentar em até 4% a chance de conversão. Por exemplo, em vez de usar “não foi possível processar o pagamento” cairia melhor a frase: “confira se o usuário está correto e termine seu pagamento”.

Com discurso equilibrado, parceiros de confiança e melhoria da experiência do cliente, são grandes as chances de a loja garantir o aumento da sua conversão e, ainda mais, a fidelização do cliente.

Artigo publicado originalmente na Revista E-Commerce Brasil