Por que você faz banners em seu site?

por Gustavo Esteves Quarta-feira, 22 de março de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Calma! Não é um texto polêmico e sim um texto para você passar a analisar o seu negócio!

Você já analisou quantos cliques, Taxa de Conversão e receita trazem os banners que seus designers produzem para serem exibidos na home?

Em algumas análises que já fizemos para clientes nós mensuramos todas as áreas do site através do GA ou de outra ferramenta de Web Analytics e isso nos permite ver que o mesmo cenário se repete em vários casos. Os banners da home possuem apenas cliques nas setas que passam as informações.

Abaixo segue um relatório dos eventos de um site. Para quem não sabe, os eventos para as ferramentas de web analytics são interações que você pode configurar para poder mensurar um banner, como no nosso exemplo:

No quadro acima podemos ver que o banner foi a sétima área mais clicada do site no período de 30 dias.

Ao lado temos as taxas:

Receita – R$2.7100,20

Aqui eu já proponho uma análise de ROI! Pegue o valor que seu designer ganha e veja se o valor da receita pagaria o salário dele. Caso não pague, já é uma boa oportunidade para utilizar o tempo do designer para algo que possa dar mais valor ao seu negócio ou que ajude a resolver um problema do seu site.

Taxa de Conversão

Nesse KPI é preciso tomar muito cuidado! O ideal é você analisar os eventos que mapeou comparando-os com a média geral e não com a taxa de conversão do site.

Comparando o nosso exemplo aqui do banner, ele está muito abaixo da média da taxa de conversão com todos os eventos somados, não é?

Isso aqui já significa uma outra informação, as pessoas estão clicando no seu banner, acessando a página, mas quando entram no link exposto não convertem.

Esse aqui já é um problema de oferta e/ou informação errada. Verifique se o que está sendo informado no banner é nítido na página que você está direcionando.

Por último…

Analise o tipo de comportamento e de origem de acesso do seu usuário, é muito importante entender isso.

Veja as seguintes informações:

1 – Quais são as principais páginas que os usuários acessam?

Se for a home, veja o fluxo dele, ele interage com o menu? Com a Busca? Ou com o banner?

Esse ponto já vai te ajudar a entender o que priorizar com a sua equipe!

2 – Quais são as principais origens de tráfego?

Essa é uma análise muito importante, pois existem diversas mídias como Adwords, E-mail, Facebook Ads, e Remarketing que somos nós que escolhemos para onde levar o usuário e os comportamentos dessas Mídias Pagas x Orgânicas são totalmente diferentes!

O usuário da mídia paga acessa o site através de algo que você promoveu, uma categoria de produtos, um produto específico. Logo ele nem passa pela home, pois está acessando a informação que você promoveu.

O usuário de mídia orgânica, como o direto e o orgânico acessa o seu site sabendo o que quer, pois ele fez uma busca específica no Google e encontrou um link seu ou acessou diretamente seu site para encontrar o que procura.

Nesse caso, você não influencia a página que ele vai acessar e talvez por isso a home possa ser a página mais acessada, porém ainda sim essa pessoa pode ter acessado sabendo o que quer, e concorda que acertar com 1 banner o que milhares de pessoas querem é um pouco difícil?

Comece agora a medir o que acontece com seu site, priorize o que de fato é necessário para o usuário converter e não aquilo que você acha que é necessário ou que acha bonitinho!

Acabe com os achismos!

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