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Por que vale a pena investir em um e-commerce de alimentos e bebidas?

Por: Luan Gabellini

Sócio-diretor da Betalabs. Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Trabalhou no mercado financeiro no início da carreira antes de se dedicar integralmente a Betalabs. Forbes 30 under 30 2015. Fala sobre e-commerce, transformação digital, empreendedorismo, gestão de recorrência. Professor do Curso E-commerce reinventando modelo de negócio da ESPM. Palestrante do Curso de Empreendedorismo e Jurado das feiras de inovação da EAESP - FGV.

Mesmo com todo o avanço da tecnologia, muitos consumidores ainda ficavam reticentes com o ambiente do comércio eletrônico. Um dos motivos para isso era justamente a dúvida sobre a qualidade e o tempo de entrega dos produtos. Isso fez com que o segmento de bebidas e alimentos tivesse participação reduzida no e-commerce nacional. Até que, em março de 2020, veio a pandemia de covid-19 e a suspensão de diversas atividades comerciais como reação às medidas de prevenção. Assim, as pessoas não tiveram outra escolha a não ser comprar suas comidas e bebidas favoritas por meio de canais online – colocando definitivamente esse nicho em evidência no mercado nacional.

Os números não mentem. Levantamento do E-Commerce Brasil indicou que entre fevereiro de 2020 e março de 2021, ou seja, no primeiro ano da pandemia, o comércio eletrônico de alimentos e bebidas cresceu 95% – muito acima da média geral que já era elevada! Segundo dados da Compre & Confie, esse nicho chegou a ter aumento de 294,8% apenas entre abril de 2020, no mês mais crítico do novo coronavírus, em relação ao ano anterior. A experiência foi tão positiva que diversos indicadores mostram que os medos do consumidor ficaram no passado e, agora, eles pretendem continuar utilizando esses canais. A ponto da empresa Worldpay prever um aumento de 57% no e-commerce brasileiro até 2024.

Além da pandemia de Covid-19, o que está por trás dessa aceleração digital do segmento de bebidas e alimentos?

Dois pontos ajudam a compreender esse movimento. O primeiro deles diz respeito à própria proteção e comodidade. Ainda que notícias de fraudes e roubo de dados surjam aqui e ali, o ambiente online amadureceu do ponto de vista da segurança. Os melhores sites são seguros e contam com soluções que dificultam a ação de criminosos.

Paralelo a isso, houve investimento maior para satisfazer a experiência do consumidor, garantindo que suas compras sejam feitas da forma mais simples possível. Assim, mesmo aquele usuário mais reticente reconhece que pode receber os itens de que mais gosta em sua casa sem se expor ao Covid-19 ou aos cibercriminosos.

Ainda, o segmento soube amadurecer e passou a oferecer uma diversidade muito maior de produtos, desde os mais comuns até os de alta qualidade, combinando com serviços mais ágeis e confiáveis. Esse cenário foi possível com a consolidação dos clubes de assinatura focados em nichos específicos e que aproveitaram o surgimento de soluções de logística. Dessa forma, foi possível entregar os produtos nas condições e nos prazos necessários. Uma pessoa que gosta de adquirir vinhos, por exemplo, pode receber os melhores rótulos sem ter que sair de casa e sem se preocupar se estará na temperatura adequada ou não. O mesmo vale para frutas, café, chás, entre outros itens.

Oportunidade

Está claro, portanto, que os empreendedores de alimentos e bebidas estão diante de uma grande oportunidade: o e-commerce deste segmento não só cresceu, como está pronto para se consolidar e acompanhar as tendências do mercado. Isso depende, claro, de maior investimento em tecnologia.

Um negócio bem estruturado faz toda a diferença para o consumidor, desde a experiência de navegação (para escolher os itens) até o pagamento! É fundamental escolher uma solução multiplataforma, que permita ao varejista optar pelas melhores funcionalidades, como combinar clubes de assinatura com vendas avulsas em seu site. Lembre-se: a escolha é sempre do seu cliente!

O comércio eletrônico não é mais uma novidade que o empresário pode ou não utilizar. O cenário pandêmico reforçou a importância que os canais digitais têm na estrutura de qualquer negócio. Saber utilizá-los não só ajuda a passar por um cenário de instabilidade no “mundo real”, como também serve de base para um crescimento exponencial no futuro. O segmento de bebidas e alimentos finalmente percebeu isso. Agora é a hora de crescer ainda mais e permitir que os consumidores adquiram os produtos com todas as vantagens e benefícios que só o ambiente online pode oferecer.

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