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Saiba o que é pagamento recorrente e por que aplicar em sua empresa

por Simone Chaves Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018   Tempo de leitura: 9 minutos

Você, por acaso, saberia explicar o que é pagamento recorrente? Sabia que esse método de cobrança é uma forte tendência e que pode ser utilizado nos mais variados negócios? Já parou para pensar que o modo como os clientes são cobrados é um fator determinante para o crescimento das organizações?

Independentemente das suas respostas, o ponto a destacar, nesse caso, é que essa modalidade de pagamento já se consagrou no mercado. Os benefícios em adotá-la são inúmeros, refletidos para ambas as partes: empresa e consumidor.

Enquanto as organizações são conquistadas pela dinâmica de gestão, os clientes são atraídos pela praticidade. Por isso, preparamos este artigo para falar sobre o assunto.

Você verá o que é o pagamento recorrente e por que aplicá-lo em sua empresa. Se está em busca de novas soluções e deseja aumentar as suas vendas, continue aqui conosco!

Então, o que é pagamento recorrente?

De forma clara e objetiva, pagamento recorrente nada mais é que aquele relacionado aos serviços contínuos e baseados em assinaturas. Isso quer dizer que, enquanto prestados, os vencimentos continuarão a ser pagos e só haverá cancelamento se o cliente solicitar.

Vale ressaltar que é absolutamente normal as empresas determinarem um tempo mínimo de relação, o que deve ser especificado em contrato. Se, porventura, for solicitado o cancelamento do serviço antes do fim desse período, uma multa de rescisão poderá ser cobrada (e que também deve ser exposta ao conhecimento do cliente no momento da contratação).

Você já deve ter ouvido falar (ou até mesmo é cliente) de companhias como Netflix e Spotify, certo? Pois então, elas servem como exemplos de negócios que oferecem serviços por pagamento recorrente.

Quanto aos intervalos de tempo para as cobranças, cada empresa tem a sua própria política: pode ser semanal, mensal, trimestral etc. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto, conforme a escolha do assinante.

Como mencionado no início do artigo, essa modalidade é uma tendência que está crescendo em diversos setores e para os mais variados fins, como:

  • cultura e entretenimento (séries, filmes, músicas);
  • mídia (portais eletrônicos, jornais, revistas);
  • educação (cursos on-line);
  • academias;
  • soluções digitais (contabilidade, banco de imagens);
  • clubes de assinaturas (cervejas, vinhos, café);
  • seguros e planos de saúde.

Por estar mais associado aos serviços, muitas pessoas acham que o pagamento recorrente não pode ser adotado para a venda de produtos. Porém, a verdade é que pode, sim. Por exemplo, clubes de assinaturas usam esse sistema.

Por essa razão, o pagamento recorrente também é chamado de compra ou venda recorrente.

Como aplicar o pagamento recorrente a sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o pagamento recorrente, mostraremos como aplicá-lo a sua empresa. Para facilitar, vamos exemplificar seu uso no comércio eletrônico.

Digamos que você tenha um petshop on-line e que trabalhe com produtos para cães e gatos, incluindo sacos de ração, petiscos, roupas, coleiras, brinquedos e demais acessórios.

Naturalmente, quem tem um animalzinho de estimação e preza pelo seu cuidado pode visitar o seu site e adquirir alguns dos seus itens, certo? No entanto, como fazer esse cliente sair de uma compra única e esporádica para uma recorrente?

Uma boa opção é criar um clube de assinatura para que ele possa receber mensalmente uma seleção de produtos. É claro que as roupinhas e similares não combinam com essa abordagem, contudo, os pacotes de ração e os petiscos, sim.

Agora, se quiser ir além e aumentar suas chances de sucesso, ofereça mimos e surpresas. De uma forma ou de outra, como gestor e/ou empreendedor você pode usar a sua criatividade!

Como deve ser feita a gestão dos pagamentos?

Visto o que é e como aplicar o pagamento recorrente, não poderíamos deixar de falar sobre a gestão desse método. No início do artigo, nós mencionamos que um dos motivos pelo qual ele se torna atrativo para as empresa é a sua dinâmica de gerenciamento.

Nesse sentido, isso acontece devido às métricas de negócio que o envolvem. E quais são elas? Você deve estar se perguntando, não é? Bem, basicamente, atente para as seguintes:

  • receita recorrente mensal (MRR) — cálculo que representa a soma total das assinaturas, “mensalizando” os valores;
  • custo de aquisição por cliente (CAC) — valor gasto para adquirir novos assinantes;
  • taxa de cancelamento — percentual de clientes que desistem da recorrência;
  • tempo de vida do cliente — média de tempo que os clientes mantiveram os serviços;
  • ticket médio — valor médio pago pelas assinaturas;
  • valor de vida do cliente — representação do lucro obtido durante o período contratado.

A partir desses indicadores você terá uma visão ampla e completa no que se refere aos pagamentos recorrentes. Por isso, acompanhá-los é indispensável, não se esqueça disso.

Quais são os benefícios dessa prática para o negócio?

E, para finalizar, nada melhor do que falarmos sobre os benefícios dessa prática para o negócio. Por proporcionar a retenção dos clientes, a recorrência contribuirá para o aumento das vendas e, consequentemente, para o crescimento da sua empresa.

Além disso, sabe-se que esse modelo também reduz os custos com pessoal e conciliação, facilitando as cobranças e reduzindo a inadimplência (quando o pagamento é feito por cartões de crédito, ela será praticamente zero). No caso dos boletos, é natural que atrasos aconteçam.

Não obstante, a taxa de cancelamento dos pagamentos atuará como um excelente indicador de performance. Se a taxa de cancelamento for alta, é sinal de que seus serviços ou produtos precisam ser melhorados.

Aliás, a qualidade do que é oferecido é um fator-chave para o sucesso dessa aproximação. Pecar nesse quesito não lhe trará bons resultados. Um exemplo claro disso é a própria Netflix que, com suas produções, faz crescer o número de assinantes mês após mês.

Esperamos que você tenha compreendido o que é pagamento recorrente e por que aplicá-lo a sua empresa.

Artigo republicado com autorização da autora Simone Chaves. Original disponível em https://www.mundipagg.com/saiba-o-que-e-pagamento-recorrente-e-por-que-aplicar-em-sua-empresa/

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