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Por que a sustentabilidade passou a ser essencial para o e-commerce?

Por: Jonathan Benitez

Empreendedor, 21 anos de varejo, especialista em formação de lideranças, gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos de franquias de sucesso. É CEO da Cellairis Brasil, marca americana com 20 anos de mercado internacional, presente hoje em 11 países e com mais de 500 pontos de venda. Benitez tem como grande propósito diminuir a desigualdade social através do empreendedorismo.

Seu e-commerce pode trazer solução completa para os consumidores do nicho no qual a empresa atua. Não estou falando do modelo da Amazon, onde se encontra de tudo de uma forma generalista. Mas, sim, do seu negócio disponibilizar solução completa para o segmento de que faz parte.

Esta discussão tem ganhado corpo pelo apelo ao consumo consciente, cujo discurso ficou ainda mais marcado em 2020 com as restrições e necessidades de adaptações impostas pela pandemia. Além de contribuir para a economia, consumir de maneira mais inteligente contribui para que uma sociedade mais justa e ambientalmente saudável. Isso implica cada um analisar os impactos do próprio consumo e fazer escolhas para minimizar malefícios. As empresas passam a ter de atender a demanda dos clientes neste sentido.

A tendência de compra mais consciente foi confirmada por 77% dos consumidores que participaram, no primeiro semestre de 2020, da pesquisa “Brave New Retail 2020” — ou, em português, Admirável Varejo Novo. Esse levantamento foi liderado pela E-Consulting, que mede previsões financeiras para o varejo eletrônico.

Parcerias sustentáveis para serviços

As ações sustentáveis de consumo se tornam, a cada dia, desejos do consumidor. Dessa forma, abrem espaço para produtos e serviços jamais pensados, como aluguel de produtos usados e reparos de produtos danificados. Reparo e revenda devem passar, portanto, a fazer parte (em longo prazo) do seu modelo de negócio. Para isso, portanto, pode ser importante estabelecer parcerias com especialistas do setor para entender as peculiaridades dessas atividades.

Neste cenário, o vencedor continuará sendo o e-commerce. Porém, as marcas precisam investir em estratégias que priorizem o consumidor e o bem coletivo. Vale aqui focar em experiências de compra simplificadas, comunicações de marca unificadas e centros de distribuição — ou soluções afins — próximos das regiões de entrega.

Digamos que você seja um expert do vestuário, por exemplo. Por que não oferecer serviços de costuras, aluguel de peças, assinaturas de guarda-roupas sempre novos? Repito. A estratégia é ser a solução completa para o seu cliente e se relacionar com ele. Afinal, quanto mais vezes ele voltar, menor vai ser seu investimento em campanhas de atração — e isso diminui sensivelmente seu custo de aquisição de clientes (CAC). O líder do chamado pensamento inovador, Philip Kotler, afirmou, não à toa, que reter custa sete vezes menos do que conquistar um novo cliente. Investir em embalagens inteligentes é mais uma atitude para tranquilizar o consumidor.

Sustentabilidade: uma oportunidade de inovar o negócio

Outro benefício de aumentar o mix do seu e-commerce com serviços é crescer o ticket médio da empresa. Aumenta-se o valor das vendas contando com os mesmos clientes que já estão comprando e sendo fidelizados de alguma maneira. Além disso, serviços possuem boas margens e uma recorrência garantida, que, na maioria das vezes, reflete nos indicadores financeiro. Ou seja, reduzem os investimentos em mídia e fazem a última linha (lucro) mais interessante.

O referido estudo da E-Consulting mostra um outro dado interessante. As marcas que não fizerem suas adaptações levando o consumo consciente em consideração terão um ciclo de vida cada vez mais curto na vida do consumidor. Para 64% das pessoas pesquisadas, a ordem é destruí-la e esquecê-la, o que põe à prova a responsabilidade das empresas de resgatarem a beleza do consumo saudável, bem como sua funcionalidade.

Fazer um brainstorming com o time sobre essa nova jornada de consumo do cliente; repensar o mix de produtos e serviços da sua empresa… Essa pode ser uma oportunidade indispensável de inovar! Seu negócio está atento às mudanças que o consumidor introjetou a partir do novo normal?