Por que sua marca deveria investir em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

por Priscilla Frasnelli Quinta-feira, 08 de julho de 2021   Tempo de leitura: 6 minutos

A internet revolucionou a forma como nos comportamos, nos comunicamos e consumimos, e a pandemia tornou ainda mais nítida a importância de investir na presença digital. O cliente está cada vez mais empoderado na sua tomada de decisão, ao mesmo tempo em que se tornou cada vez mais desafiador para as marcas conseguirem captar e manter a sua atenção em um mar de informações.

Uma das formas mais eficientes de se destacar é criando autoridade e se tornando referência no meio em que você atua. Como? Apostando no Marketing de Conteúdo e no Inbound Marketing. Não sabe o que isso significa? Então esse post é pra você!

O que são Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia de marketing digital cujo objetivo é atrair clientes, transformando os visitantes do seu site (ou blog, como é mais comum) em leads qualificados. Diferente de campanhas pagas e da publicidade tradicional, aqui é o seu cliente quem busca por você – e é justamente por isso que você deve estar preparado para construir um bom relacionamento com ele. 

Marketing
Conheça algumas estratégias de marketing

O maior aliado do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. Como o próprio nome diz, essa técnica aposta na produção de conteúdo relevante e proprietário para fazer sua marca se tornar autoridade no ramo em que atua, gerando valor para o seu público-alvo e colocando as necessidades do consumidor no centro das estratégias.

Benefícios do Marketing de Conteúdo e do Inbound Marketing

Ainda não tem certeza de que essas estratégias são importantes para o seu negócio? Então espia só esses benefícios:

1. O custo-benefício vale a pena

Diferentemente de estratégias de Outbound Marketing (em que você anuncia para chegar até seu potencial consumidor), no Inbound Marketing seu possível cliente chega até você por meio dos mecanismos de busca, ou seja, sem ter necessariamente um esforço de mídia envolvido. Com isso, você otimiza sua verba e tem um ROI maior.

2. É uma estratégia que gera leads qualificados

Se um usuário se cadastrar na sua newsletter por ter chegado até você através do seu blog ou site, esse usuário já sabe do que sua marca está falando, o que torna mais fácil iniciar o relacionamento com ele e trabalhar o funil de conversão.

3. Você pode educar e agregar valor aos seus clientes

Um dos princípios do Marketing de Conteúdo é oferecer ao usuário um conteúdo de valor, seja ele para sanar dúvidas, entreter, educar, entre outros objetivos. Apostar nessa estratégia ajuda a sua marca a explicar melhor seus diferenciais, ensinar coisas interessantes relacionadas ao produto ou ao universo da marca e estreitar a confiança que os consumidores depositam no que você tem a dizer.

Leia também: 4 coisas que você não sabia sobre Marketing de Conteúdo

4. É o caminho ideal para construir autoridade

As estratégias de conteúdo também são uma excelente aposta para tornar a sua marca referência naquilo que faz. Digamos que você tenha uma marca de acessórios, por exemplo, e resolve fazer uma série de posts de blog que falem sobre como cuidar melhor dos acessórios, como fazer novas combinações, além de dicas de moda. Com um Marketing de Conteúdo bem trabalhado, aliado às boas práticas de SEO, sua marca pode ser encontrada e virar referência para pessoas que têm afinidade com esses assuntos mas ainda não conheciam você.

5. Melhora seu posicionamento nos mecanismos de busca

Quem não quer estar na primeira página do Google, não é mesmo? Para isso, além de investir em técnicas de SEO, é necessário um conteúdo de qualidade, que seja relevante pra audiência e produzido de forma proprietária e original. Investir em um blog pode ser muito interessante para que a sua marca seja encontrada e tenha um bom rankeamento nos buscadores.

Agora que você já conhece essas duas metodologias que, juntas, são ainda mais poderosas para alavancar a relevância da sua marca, que tal colocá-las em prática? O seu negócio agradece!

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