Se tem uma modalidade de negócio que é impulsionada pela conveniência, tecnologia e praticidade, sem dúvidas é o e-commerce. Um fator-chave que contribui cada vez mais para esse sucesso contínuo é a adoção massiva dos meios de pagamento digitais, que são cada vez mais presentes e populares, conquistando a confiança e a preferência dos consumidores.
Pagamentos via aplicativo e outros meios low touch são cada vez mais comuns e, segundo estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com o Instituto Qualibest, pagamentos como o Pix e as carteiras digitais tiveram o ápice de sua expansão durante a pandemia de 2020.
Entre as empresas entrevistadas no estudo, 57% afirmaram que efetuaram alguma mudança em sua estratégia de meios de pagamento no último ano para lidar com as novas demandas e comportamentos de compra gerados ao longo da pandemia. O Pix e as carteiras digitais se tornam os grandes exemplos de como o consumidor brasileiro do varejo, sobretudo online, está cada vez mais digitalizado.
O consumidor brasileiro é altamente digitalizado em meios de pagamento
O tipo de pagamento preferido pelo consumidor tende a variar de acordo com o tipo e o valor da compra, e especialistas apontam que a escolha do meio de pagamento é uma questão mais cultural do que propriamente tecnológica, cuja evolução depende do comportamento do consumidor e de quão disposto ele está a utilizar novas alternativas mais convenientes de pagamento.
Quanto a isso, o e-commerce brasileiro não tem com o que se preocupar, pois, se em questão de tecnologias, metodologias e estratégias o nosso comércio eletrônico não deixa nada a desejar em relação aos grandes players do mundo, em relação à digitalização do consumidor, muito menos. De acordo com dados da FIS Global, o Brasil desponta como um dos países de pagamentos mais digitalizados do mundo, cujos consumidores são alguns dos mais propensos a utilizar novas tecnologias de pagamento.
Conforme o estudo, as carteiras digitais possuem alta adesão dos consumidores brasileiros em todas as faixas etárias, até para consumidores de mais idade. Já segundo dados da SBVC, 33% dos consumidores afirmam que utilizam Pix como meio de pagamento principal nas compras realizadas online, especialmente através do celular.
Em contrapartida, hoje 85% das empresas de e-commerce oferecem essa possibilidade de pagamento, um crescimento significativo, já que em 2021 apenas 55% das empresas tinham Pix como uma opção para o consumidor. Para as compras realizadas via computador ou notebook, 42% dos consumidores dão preferência ao cartão de crédito parcelado, opção oferecida por 85% dos e-commerces na opção com parcelamento e 100% na opção de pagamento à vista.
Sobre a opção de pagamento com criptomoedas, 33% dos consumidores afirmam já possuir ou ter usado tal meio de pagamento, e outros 23% afirmaram que certamente utilizariam criptomoedas em compras online. Nesse caso, porém, houve baixa adesão por parte dos varejistas, já que apenas 7% afirmam que pretendem oferecer pagamentos via criptomoedas em seus e-commerces nos próximos 12 meses.
O papel do cashback e dos cupons de desconto na hora de pagar
Também conhecido como meio alternativo de pagamento, o cashback teve um salto importante de relevância na percepção do consumidor. Se em 2018 apenas 17% dos consumidores de e-commerce afirmaram que utilizavam cashback para pagar suas compras, em 2023 esse volume passou a ser de 54%.
Os cupons de desconto e os programas de fidelidade também passaram a ter um novo grau de importância na hora de efetivar pagamentos, sendo utilizados por 36% dos consumidores em 2018 e por 58% em 2023. Apenas 15% dos consumidores afirmaram não utilizar nenhum desses meios de pagamento alternativos.
Diante desse contexto, o e-commerce pode se valer de uma oportunidade significativa que ainda serve como estratégia de top of mind para tornar sua marca sempre lembrada pelos clientes, através de descontos e vantagens financeiras tanto como forma de conversão quanto para criar uma relacionamento mais sólido e gerar fidelização.
Meios de pagamento digitais no e-commerce: conveniência, comodidade e segurança
Se ainda existe alguma resistência por parte dos e-commerces a se abrirem para novas possibilidades de pagamentos digitais, como as criptomoedas, os consumidores mostram que estão cada vez mais dispostos a aderir a esses novos métodos que oferecem conveniência, comodidade e segurança. E se para o consumidor existem vantagens em aderir a eles, para o lojista também.
Os meios de pagamento digitais, como as carteiras digitais, oferecem uma grande facilidade e comodidade para os consumidores. Mas também garantem mais segurança para o e-commerce, já que evitam que o cliente precise inserir senhas ou digitar informações de cartão de crédito a cada compra, o que aumenta a confiabilidade.
Por falar em segurança, os meios de pagamento digitais também oferecem ambientes de pagamento protegidos por criptografia e autenticação, o que torna as transações mais seguras e difíceis de serem fraudadas.
Sem contar que, com mais opções de pagamento digitais, sua loja também expande as possibilidades de vender para o consumidor através de um meio de pagamento ao qual ele está disposto e tem disponível para usar. Além dos tradicionais cartões de crédito, é possível usar Pix e as carteiras digitais, que permitem realizar pagamentos com saldo em conta, cartões de débito e até mesmo boletos bancários.
Para o e-commerce, o período de compensação de pagamentos pode onerar diversas etapas logísticas do processo de entrega, por exemplo. Com meios de pagamento digitais, há uma maior agilidade na aprovação de pagamentos e é até possível realizar transações em tempo real, o que permite que as compras sejam aprovadas mais rapidamente e o processo da compra também seja agilizado.
Como você viu, aumentou o número de consumidores que utilizam recursos alternativos na hora de pagar, como cashback e descontos. Os meios de pagamento digitais também oferecem promoções e descontos exclusivos para os consumidores. Algumas carteiras digitais, por exemplo, oferecem cashback em compras realizadas com o serviço, o que pode ser um grande atrativo para os consumidores sem que você precise realizar uma ação desse tipo por conta própria.
Os meios de pagamento digitais são mais um recurso da tecnologia que chegam para auxiliar o e-commerce na melhoria da experiência geral do cliente. Através da simplicidade e da velocidade das transações digitais, as barreiras de compra ficam cada vez mais inexistentes, o que culmina em um processo mais suave para os consumidores e mais rentável para as lojas.