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Por que optar pelo redesign no e-commerce?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Design é estratégia. Por trás do visual existe estudo e análise para cada elemento dentro de um e-commerce. Por isso, dedique o seu tempo para tomar boas decisões nessa etapa. Desenhar a sua loja virtual de acordo com o seu consumidor é o que deve nortear suas escolhas. Da mesma maneira, o redesign é primordial, pois não se faz boas marcas sem atualizações.

Assim como uma vitrine física, que necessita de transformação constante, o e-commerce deve ser renovado, para atribuir dinâmica ao trabalho e reforçar os laços com o consumidor. Somos, muitas vezes, apegados a antigos padrões de moda e formas de navegação. No entanto, todas essas tendências, a forma de consumo, a tecnologia e o próprio consumidor se atualizam a todo momento. E o seu negócio virtual não pode ser diferente. O redesign é a reestruturação do design do seu e-commerce. Ele atualiza a identidade da sua loja de acordo com as necessidades do seu consumidor, além de inserir tendências inovadoras e usabilidade eficiente.

A necessidade do redesign em qualquer loja virtual ou site é fato. Isso se torna fundamental devido às novas técnicas, aos novos materiais, às falhas que podem se desenvolver ou até mesmo como estratégia de marketing e inovação. Todas as marcas deveriam passar pelo processo de atualização, e todos os e-commerces deveriam considerar o redesign. Ele vai melhorar o desempenho da sua loja virtual com a conversão e a geração de tráfego. Essa pode ser uma boa maneira de captar, satisfazer e fidelizar o consumidor.

Muitas vezes, uma grande mudança é necessária em toda a configuração da loja virtual, entretanto, em alguns casos, o redesign pode significar pequenas reformulações e adaptações. Para isso ser executado da melhor maneira, a essência da loja deve ser mantida, ainda que adaptando-se às necessidades do consumidor.

A experiência do usuário deve orientar todas as decisões a respeito do seu empreendimento. Algo comprometendo essa etapa é o primeiro sinal de que alguma atitude deva ser tomada. Design ultrapassado, falta de intuitividade, baixa taxa de conversão, tráfego inconstante e lentidão no carregamento são algumas das situações que mostram que o redesign já passou da hora de ser realizado no e-commerce. Esses são pontos que afastam possíveis compradores, além de ocasionar o mau funcionamento do site e não passar a confiança e a segurança necessária para o cliente fechar a compra.

Os consumidores online estão cada vez mais exigentes, por isso, você deve entregar uma página de acordo com suas necessidades e, se possível, ainda captá-lo pela inovação. Priorize a agilidade e a navegação simples e intuitiva. O redesign é fundamental para criar melhores conexões através da sua loja virtual.

Além disso, uma análise rigorosa do público-alvo, bem como um estudo do comportamento do usuário, através dos mapas de calor e da intenção de clique, podem ser muito eficientes para você conhecer o seu consumidor em potencial. Todas essas pesquisas devem ser testadas e atualizadas constantemente.

Use e abuse da criatividade nesse processo. Aposte nas cores da sua identidade e busque um design que valorize a sua marca. Além disso, facilite a decisão de compra para o seu consumidor, organizando as categorias de forma intuitiva e observando o padrão do seu cliente. Deixe a ferramenta de busca em um lugar visível, normalmente é inserido próximo ao logo. Pense como seu cliente, escolha filtros eficientes para facilitar a procura dos produtos, comunique-se com o consumidor através de uma linguagem adequada e simples, tenha um checkout otimizado e insira avaliações dos clientes, para dar mais segurança ao realizar a compra.

Nesse processo de redesign da sua loja, tenha uma estratégia de marketing bem aquecida, através de campanhas comerciais, chame o seu público para as mudanças da empresa. A vitrine do seu e-commerce deve refletir essa evolução do seu negócio.

Se você identificou que o redesign é necessário para você neste momento, crie um planejamento das suas ações, analise a concorrência, esteja atento às novidades do mercado e crie estratégias através do design.

Sempre reforçamos como a linguagem utilizada com o cliente é importante, e o redesign mostra o cuidado com esse meio de comunicação, pois ele faz com que a mensagem da sua loja virtual seja transmitida de forma correta. O ideal é que o e-commerce seja acessível e de fácil navegação, além de intuitivo e com funcionalidades simples. Coloque-se no lugar do usuário e, por meio do design, seja original, simples, interativo e funcional. Com essas dicas simples, você pode elevar o nível da experiência do usuário e aumentar muito mais as suas vendas.