O Pinterest vem cada vez mais caindo nas graças dos brasileiros. A plataforma de compartilhamento de ideias e inspirações é um campo vasto, mas que ainda é pouco explorado mercadologicamente pelas pequenas e mesmo pelas grandes marcas.
A ideia principal do Pinterest é compartilhar coisas diferentes – ideias, inspirações, desejos, pensamentos, etc. – e que não seriam encontradas facilmente em um buscador comum, como o Google.
Mas por que tamanho potencial? A resposta está nos números. Em 2011, a revista Time declarou a plataforma como um dos melhores sites do ano. Em 2012, o Pinterest chegava aos 11 milhões de usuários. Em setembro deste ano, a empresa anunciou ter atingido a marca de 100 milhões de usuários. Um pouco antes, ainda em 2015, a plataforma abriu seu primeiro escritório no Brasil, que segundo o country manager Ricardo Sangion, é um dos principais mercados do Pinterest.
Para os e-commerces relacionados ao universo feminino, as possibilidades são ainda maiores, já que as mulheres são a maioria dos usuários do site. Uma análise realizada pela RJMetrics no início de 2014 apontou que é possível que elas representem até 80% do total de “pinadores”.
Quem está no Pinterest busca conteúdo diferenciado, novidades, sugestões, etc. O site incita o desejo. E para o e-commerce, nada melhor! Mas posicionar-se no Pinterest requer tanto planejamento quanto projetar sua marca no Facebook ou no Instagram. Primeiro: depende do seu público.
Quem é o seu consumidor dentro do universo do Pinterest? Ele é engajado? Do que ele gosta? Descubra seu comportamento. Uma sugestão, antes de iniciar os trabalhos de marketing na plataforma, é realizar uma pesquisa de opinião. Promova um questionário por meio da cuponagem e descubra as informações dos seus consumidores dentro do Pinterest. Assim, suas estratégias podem ser mais personalizadas e acertadas.
Já sabendo quem é seu público, é necessário pensar na criação do conteúdo relevante. O que essas pessoas vão compartilhar? Alguns exemplos de conteúdos altamente disseminados na plataforma: tutoriais de maquiagem; DIY (faça você mesmo); receitas; infográficos (dos mais diversos assuntos); ideias e sugestões de decoração; tendências de moda; design e arquitetura, etc.
Em seguida é preciso convidar seu público à interagir junto à sua empresa. Para isso, vale sair um pouco do óbvio e produzir conteúdos variados, que não se restrinjam ao universo do seu negócio. Um exemplo de como fazer isso é utilizando as datas sazonais.
Mesmo que seu e-commerce não tenha relação com o setor de alimentos, sugira uma receita especial para o Natal ou faça uma seleção dos melhores destinos para passar o Ano Novo. Crie conteúdos interessantes, vá além da propaganda pura. Até porque os usuários da plataforma buscam informação útil e não mera publicidade.
Aposte nas imagens de qualidade e se possível produza as próprias fotografias. O site tem muitas imagens de qualidade, mas, ao “repinar” uma figura, você não leva nada de novo ao seu seguidor, é apenas mais do mesmo.
Vale ainda ressaltar que os resultados no Pinterest não vem de um dia para o outro, porque, conforme falado acima, a criação de conteúdo precisa ser constante e extremamente relevante. Assim, para impulsionar seu perfil na plataforma é importante contar com o auxílio das ferramentas de SEO.
Otimize suas postagens com tags à respeito do assunto do pin e da sua empresa, construa a descrição com palavras-chaves, cria álbuns segmentados, inclua links para seu site e demais redes sociais. E não esqueça de incorporar o botão do Pinterest às páginas dos seus produtos. Assim, quando alguém achá-los interessantes, poderá “piná-los”.
Desse modo, o Pinterest se torna mais uma possibilidade de atingir uma camada de público diferenciada, por isso, avalie objetivamente se a atitude pode ser positiva para a sua empresa. Se for, o campo é vasto e as possibilidades são inúmeras. Utilize-as a seu favor!