Logo E-Commerce Brasil

Por que investir na região nordeste do país no e-commerce?

Por: Leandro Ratz

Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX. Tem mais de 8 anos trabalhando com e-commerce em operações de marketplace e atualmente é especialista de marketplaces no Olist.

Se fosse fácil, todos estariam fazendo… Mas esse artigo não será sobre ser fácil ou difícil atender bem o consumidor online da região nordeste do nosso Brasil. O objetivo é mostrar a grande oportunidade que existe por trás de uma região ainda com baixo investimento no comércio online, porém, com potencial de crescimento acima das demais regiões do nosso país nos próximos anos.

Por meio dos números e dados sobre vendas online no Brasil, principalmente para o Nordeste, você poderá gerar vários insights para começar a trabalhar a experiência do cliente nessa região do Brasil, e melhor: começar a investir mais em tecnologia, logística e infra de forma geral para atender cada vez melhor esse público, principalmente no e-commerce.

O e-commerce teve crescimento de 12% no último semestre conforme mostra os dados do Ebit|Nielsen no último Webshoppers 40º, e já vem registrando um crescimento bastante acelerado ano a ano. Porém, o destaque ainda é a região Sudeste, que detém aproximadamente 57% do consumo online no país.

O crescimento do e-commerce no Nordeste

Com uma representatividade alta no e-commerce brasileiro, a região Sudeste registrou um crescimento de 6% em 2018 comparado ao mesmo período de 2017. Porém, o grande destaque desse último levantamento é a região Nordeste do Brasil.

O Nordeste registrou em 2018 um faturamento de R$ 7 bilhões, alcançando uma representatividade no comércio online de 13,2% e o maior crescimento comparado a todas as demais regiões do país. Totalizando 27% em crescimento comparado ao mesmo período de 2017.

Analisando números dos anos anteriores, nós podemos concluir que a região nordeste teve uma alta evolução no desenvolvimento do e-commerce. É um mercado potencial tanto para os grandes varejistas com atuação no digital, quanto para médias e pequenas empresas que atuam no comércio online no Brasil.

A participação do e-commerce na região era de 10,3% em 2016 e subiu para 10,9% no ano seguinte em 2017. Saltando então para 13,2% em 2018.

Já no 1º semestre de 2019, a região já registra R$ 3,3 bilhões em faturamento e um crescimento de 2% nessa primeira metade do ano.

Nesse período, as vendas no online costumam ser menores se comparadas à segunda metade do ano, onde temos datas sazonais como o Dia dos Pais, Semana do Brasil, Black Friday e Natal. Ou seja, o Nordeste do país definitivamente é uma região forte no consumo do Brasil. Isso é um incentivo para que empresas de todos os setores, e não apenas do e-commerce, façam investimentos e busquem alcançar cada vez mais esse público.

Conclusão

É mais evidente ainda quando vemos empresas grandes investindo em pontos físicos nessas regiões do Brasil, como o Norte e o Nordeste, com o objetivo de alcançar mais volumes de vendas e otimizar as entregas, que ainda é um dos maiores desafios para o e-commerce brasileiro.

Quem sair na frente, sem dúvida, terá os benefícios de fidelizar a região e ganhar a confiança desse consumidor, além de surfar junto aos números crescentes das vendas do e-commerce.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br