Logo E-Commerce Brasil

Por que integrar a sua loja física ao e-commerce?

Por: Marina Barrios

Atua na Samurai Experts como Redatora. Possui atuação nas áreas de Jornalismo e Produção de Conteúdo.

A pandemia da Covid-19 impôs uma série de dificuldades aos empreendedores durante o ano de 2020. De acordo com pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, cujo mapeamento é feito desde 2014 pelo PayPal Brasil em parceria com a BigData Corp, o número de lojas virtuais cresceu 40% até agosto do ano passado.

O aumento desse índice está amplamente relacionado ao fato das empresas não conseguirem desempenhar suas atividades como antigamente e terem que encontrar alternativas para seguir em sua área de atuação, saindo ou pausando o modo físico e migrando para seus negócios no ambiente virtual.

Neste cenário, reuni uma lista de motivos que explicam porque integrar a sua loja física ao e-commerce pode ser uma vantagem para o seu negócio. Boa leitura!

Presença digital

Vivemos em uma sociedade digital, na qual os consumidores buscam por informações sobre referências de lojas, produtos, serviços em sites e redes sociais. Portanto, ter uma presença digital forte e em uma plataforma confiável garante a credibilidade da sua marca e a segurança de seus clientes.

Maior alcance

Diferentemente do que acontece com uma loja física, o e-commerce garante a sua liberdade dentro do segmento em que atua. Através dele, é possível disponibilizar produtos ou serviços para uma quantidade maior de pessoas, em qualquer lugar. A possibilidade de impactar mais pessoas e de diferentes pontos do país (ou até do mundo) é uma maneira de construir a imagem da sua marca e fidelizar clientes por cada canto.

Horário flexível

Com a loja online, é possível atender seus clientes a qualquer momento, independente do horário. Muitas vezes o consumidor não possui meios de ir ao encontro à sua loja em horário comercial. Já no e-commerce, essa realidade pode ser alterada com apenas um clique e o usuário pode conhecer e comprar de você no conforto de casa.

Organização

Quando a sua loja existe no ambiente digital, a organização é parte fundamental para o bom funcionamento do seu negócio. Para que os clientes encontrem os produtos que desejam e que você tenha índices de vendas satisfatórios, é preciso manter o cadastro dos itens disponíveis atualizado. E o melhor! Mesmo sendo uma tarefa exaustiva, dentro da plataforma de e-commerce não é preciso ficar repetindo essa atividade.

Controle de estoque

Já que estou falando sobre estoque, através do e-commerce, é possível gerenciar o estoque de produtos da sua loja por meio da plataforma de sua preferência. Além disso, existe a facilidade para consultar quais itens têm maior saída, contagem periódica, atualização de artigos e reposição diária de produtos.

Baixo custo

O custo com o desenvolvimento de um e-commerce é bem menor (e menos burocrático) do que a abertura de um estabelecimento físico. Os custos e a logística para fazer a sua loja virtual sair do papel são pontos que devem ser olhados com carinho no momento da sua decisão.

Experiência de casa

Ninguém conhece melhor o seu ramo e sua empresa do que você. Essa bagagem conquistada por meio do contato direto com os clientes em uma loja física demonstra conhecimento e experiência de mercado, o que proporciona mais credibilidade ao seu e-commerce.