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Por que é tão importante estar presente nas principais redes sociais?

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 05 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

As redes sociais permitem relacionamentos online. Eles, por sua vez, visam a conexão entre pessoas e entre pessoas e empresas para o compartilhamento de interesses e objetivos em comum. O Brasil possui os usuários que passam mais horas diárias nas redes sociais, segundo os dados da Comscore. Estar presente nelas tornou-se completamente necessário para qualquer tipo de empreendimento online, por permitir uma boa interação com os consumidores.

Mas, por que é realmente importante apostar em redes sociais para lojas virtuais?

É importante o e-commerce estar nas redes sociais?

Sim, com toda certeza! Quando o seu e-commerce está presente nas redes sociais, a chance de interação com os consumidores é muito grande. Além dessa vantagem, existem outras excelentes. É possível destacar:

Relacionamento fora do ambiente comercial

Uma relação estritamente comercial com o consumidor dificulta muito a atração e a fidelização. Por esse motivo, é importante estar nas redes sociais para criar uma relação com o consumidor, interagindo de forma mais amigável e humanizada, além de compartilhar o que realmente é interessante para o público. Esse tipo de ação atrai os consumidores e mostra que a empresa está preocupada em ter uma relação diferente e não apenas de compra e venda.

Entender o comportamento dos consumidores

Estar nas redes sociais também possibilita entender melhor o comportamento dos consumidores, além de saber o estão comentado da sua empresa. A partir disso, é possível compreender como os consumidores do seu empreendimento agem e pensam. Além de poder trabalhar com ações certeiras e oferecer soluções para melhorar o seu negócio.

Proporcionar mais destaque ao e-commerce

As redes sociais trazem destaque para a loja virtual, por serem mais um meio de divulgação das ações da sua empresa. Tornam seu empreendimento mais fácil de ser encontrado por pessoas que nunca ouviram falar da sua marca.

Aumentar o engajamento com a empresa

Com as redes sociais, o engajamento com a marca também aumenta. Quando as pessoas entendem que podem ter um relacionamento diferente com a empresa, começam a interagir mais, reagindo, opinando, elogiando ou até mesmo criticando as ações da empresa. Isso é ótimo para perceber o que está ou não agradando as pessoas para que mudanças sejam feitas.

Qual rede social utilizar?

Atualmente, existem diversas redes sociais que podem ser utilizadas por um e-commerce. Mas na hora de escolher a ideal para o seu negócio online, é preciso pensar, antes de tudo, na proposta da sua empresa.

Existem diferentes tipos de redes sociais, que são:

Redes sociais de relacionamento: nas quais os principais objetivos são a relação e a interação entre pessoas, como o grande Facebook (estabelecer conexões), o Instagram (aspecto visual, muitas fotos e vídeos) ou o Twitter (comunicação direta e com textos curtos);

Redes sociais de entretenimento: que possuem como foco a divulgação e o consumo de conteúdos, como o Youtube (em vídeos);

Redes sociais profissional: com foco em criar relacionamentos profissionais com outras empresas, como o Linkedin;

Redes sociais de nicho: voltadas para algum público ou conteúdo específico.

Ao ter conhecimento disso, é preciso noção de qual é a rede social mais adequada ao seu e-commerce. Por exemplo, se para o seu negócio é interessante o compartilhamento de fotos dos produtos, vídeos curtos, apresentação da empresa e relacionamento, talvez o Instagram seja uma excelente opção. Agora, se o seu negócio é voltado para atingir outras empresas, o Linkedin pode ser o ideal para esse objetivo. Mas, lembre-se que talvez a sua empresa se encaixe em mais de uma rede social.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao escolher uma rede social?

Após escolher a rede social ou as redes sociais mais adequadas ao empreendimento online, é preciso ter atenção especial em alguns pontos, para que o desempenho delas seja completamente eficiente e de qualidade. Por isso, atente-se:

● À linguagem da rede social e do seu público-alvo;

●  À construção de relacionamento com as pessoas, sendo educado e sociável;

● Ao trabalho com os assuntos mais comentados, mas com cuidado para não gerar conflitos ou más interpretações.

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