Por que é tão importante ter um espaço “para chamar de seu” na Web e como isso favorece o seu negócio?

por Henrique Carvalho Segunda-feira, 15 de abril de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

Antes de entender os motivos para ter uma loja virtual, vamos entender melhor o que é uma loja virtual (comércio eletrônico).

O que é comércio eletrônico?

O comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma transação comercial feita através de um equipamento eletrônico. Por exemplo, um computador. Esta transação comercial pode se dar entre organizações (B2B), entre organizações e indivíduos (B2C) ou entre dois indivíduos (C2C).

O processo começa com a aquisição de bens, produtos ou serviços e segue até a liquidação financeira, fazendo uso de meio de pagamento eletrônico.

Comprar ou vender pela internet é um exemplo de comércio eletrônico. Muitos ramos da economia estão ligados ao e-commerce. Se toda a estrutura estiver interligada, com clientes, fornecedores e distribuidores, isto facilitará a comunicação e aumentará a agilidade.

A loja própria

Se você tem um negócio e comercializa produtos/serviços pela internet, pode perfeitamente utilizar canais como o WhatsApp, Instagram e outras redes sociais. Mas saiba que é muito importante, além disso, ter uma loja virtual com site próprio. Entenda o porquê:

O Instagram, WhatsApp e Facebook são eficientes pontos de contato entre sua marca e seus clientes. Funcionam como uma espécie de vitrine. Mas usando essas plataformas você está expondo em um “terreno” que não é seu.

Uma página no Facebook, por exemplo, pertence somente à rede social e para usá-la você precisa seguir regras, correr risco de sofrer punições e se arriscar em perder conteúdo parcial ou total a qualquer momento. É como se você fosse um agricultor plantando na terra dos outros, entende?

Imagine se você investe tempo e dinheiro em conteúdo, atrai público, converte visitantes em clientes e, no fim das contas, fica sem isso!

Com uma loja própria, um domínio registrado (com SSL gratuito), a história é outra. Como lojista, você pode atrair o público para a sua página — inclusive a partir das redes sociais — conquistar boas posições nos mecanismos de busca, processar pagamentos, segmentar públicos, criar fluxos de nutrição para diversas bases e ter um fluxo constante de compras sobre um investimento fixo.

Veja alguns benefícios por ter um site próprio

SEO

Ter bom posicionamento no Google é fundamental. Com um site próprio, alcançar essa meta é possível a partir de estruturação dos anúncios de produtos/serviços de forma otimizada para SEO (Search Engine Optimization), atraindo clientes que buscam o item que você tem para oferecer.

Marketing estratégico

No Instagram, por exemplo, um usuário pode rolar a tela para cima e dar de cara com o seu produto e, no próximo deslizar de dedo, ver algo mais interessante e lá se vai um possível comprador… com a loja virtual própria, a “vitrine” é sua, o controle é seu. Permitindo destacar itens, postar promoções e trabalhar segmentos de acordo com o perfil do consumidor.

Controle do processo de vendas 

O momento do pagamento é precioso e delicado. É quando a venda se conclui ou simplesmente o cliente desiste de fechar o negócio. Se o e-commerce for seu, você poderá trabalhar vários aspectos da marca para convencer o visitante que vale a pena concluir a compra.

Terá, até mesmo, o controle sobre os meios de pagamento, entre outros. Além disso, poderá adotar um software de CRM (Customer Ralationship Management), trabalhar o pós-venda e cativar clientes que já visitaram sua loja ou que abandonaram compras no carrinho.

Inserção de banners promocionais

Com uma loja virtual, você pode focar em converter o público que já está na sua página com promoções e conteúdo ao seu gosto, sem ter que se preocupar com o melhor horário para fazer uma postagem. Já nas redes sociais, o seu conteúdo precisa passar por filtros de algoritmos que podem torná-lo simplesmente irrelevantes.

E-mail marketing e conteúdo

Com um site próprio, é possível captar e-mails por meio de ofertas de conteúdo, transformando usuários curiosos em leads. A partir desses e-mails, construa uma história com esse lead – registro de compras, acesso a loja, relatos de insatisfação e vários outros detalhes – e use esses dados ao seu favor, aprimorando o relacionamento e a comunicação entre a marca e o cliente.

Use e abuse dos fluxos de nutrição — enviar o e-mail certo, para a pessoa certa, no momento certo, com a mensagem certa. Adote bases próprias de e-mails para envio de ofertas e promoções — isso é e-mail marketing. Mas tenha cuidado para não enviar mensagens demais ou com conteúdo que possam ser identificadas como spams.
Como funciona a criação de uma loja e qual a plataforma adequada?

Ao ler todas essas vantagens acima de ter uma loja virtual própria, pode estar se perguntando como funciona o processo de criação e qual a plataforma mais adequada para este caso.

Existem diversas ferramentas para criação de um ecommerce, porém a mais utilizada é o WordPress em conjunto com o WooCommerce, um plugin desenvolvido especificamente para a criação de lojas virtuais em que possui administração de produtos, definição de formas de entrega, integrações com meios de pagamento e muito mais.

Conclusão

Para manter sua loja online, não precisa, nem deve abandonar as redes sociais ou aplicativos de mensagens. Pelo contrário. A diversidade de locais para expor produtos/serviços e fomentar vendas na Internet proporciona inúmeras possibilidades de ações de marketing online. O importante é não depender apenas de outras plataformas para garantir suas vendas e passar o resto da vida “plantando no terreno dos outros”.

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