Por que é essencial monitorar o mercado de e-commerce?

por Ricardo Ramos Segunda-feira, 27 de março de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

No mercado de vendas online, a competitividade cresce a cada dia! Isso está acontecendo pela própria facilidade de ingressar neste canal. Ou seja, a concorrência vem aumentando de forma cada vez mais natural.

Assim, muitas vezes, empreendedores de lojas virtuais não conseguem entender os motivos de suas vendas caírem em certos períodos do ano.

O que muitos não levam em consideração é que isso pode ser reflexo de ações dos seus concorrentes que passam despercebidas por eles.

Por isso, vamos comentar um pouco mais sobre a importância do monitoramento de mercado nesse ambiente das vendas online. Acompanhe!

O que é o monitoramento de mercado?

O monitoramento de mercado nada mais é do que acompanhar informações que podem impactar em seu segmento. Essas informações vão desde entender os desejos dos consumidores até as tendências de mercado.

Uma das maneiras de fazer isso é tomar conhecimento de como os concorrentes estão trabalhando. A partir disso, é possível definir quais serão as melhores estratégias para o seu negócio e sua marca.

Trabalhar com monitoramento de mercado pode ser um grande diferencial, inclusive quando falamos de superar as expectativas dos clientes.

Qual é a importância do Monitoramento de mercado?

Monitorar o mercado por meio dos concorrentes é importante para saber quais são os passos que estão sendo executados por outras empresas que disputam o mesmo espaço que o seu negócio.

A grande verdade é que analisar as ações da concorrência ajuda na tomada de decisão e na elaboração de novas estratégias. Assim, será possível fazer previsões e preparar o negócio para tendências futuras.

Além disso, táticas aplicadas pelos concorrentes, como uma promoção, podem impactar diretamente nos negócios alheios. E um deles pode ser o seu!

Como fazer o monitoramento de mercado?

Não há uma fórmula pronta para monitorar todas as ações da concorrência, porém há algumas boas práticas que poderão ajudá-lo a encontrar a sua forma de conseguir monitorar o mercado de modo eficiente.

Vejamos algumas dessas boas práticas:

  • Analise as promoções dos seus concorrentes e busque entender o que você pode fazer de melhor.
  • Localize novos produtos, pois o mercado pode estar vendendo produtos que você nem sabe que existem.
  • Observe a loja dos concorrentes e aproveite esse momento para ter novas ideias de campanhas para o seu site.
  • Faça uma análise da busca orgânica e verifique se você está nos top 5 da busca do Google.
  • Tente entender a estratégia de precificação de lojas concorrentes para realizar mudanças nos seus preços.
  • Coloque-se no lugar do cliente e comece a pesquisar por itens que você vende; após isso, verifique quem são as lojas que aparecem em primeiro lugar e tente compreender suas estratégias.
  • Navegar pelo site dos concorrentes pode gerar várias ideias de novas palavras-chave que podem ser otimizadas no seu próprio site.
  • Construa uma base de conhecimento baseada em suas pesquisas para utilizar no futuro, nas próximas análises que serão feitas.

Entenda que realizar o monitoramento de mercado não é simplesmente copiar a concorrência, mas sim conhecer suas estratégias e criar planos de ação para superá-las.

Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://precifica.com.br/2017/03/20/por-que-e-essencial-o-monitoramento-de-mercado-de-lojas-virtuais/

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER