Acesso rápido

Por que é essencial monitorar o mercado de e-commerce?

por Ricardo Ramos Segunda-feira, 27 de março de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

No mercado de vendas online, a competitividade cresce a cada dia! Isso está acontecendo pela própria facilidade de ingressar neste canal. Ou seja, a concorrência vem aumentando de forma cada vez mais natural.

Assim, muitas vezes, empreendedores de lojas virtuais não conseguem entender os motivos de suas vendas caírem em certos períodos do ano.

O que muitos não levam em consideração é que isso pode ser reflexo de ações dos seus concorrentes que passam despercebidas por eles.

Por isso, vamos comentar um pouco mais sobre a importância do monitoramento de mercado nesse ambiente das vendas online. Acompanhe!

O que é o monitoramento de mercado?

O monitoramento de mercado nada mais é do que acompanhar informações que podem impactar em seu segmento. Essas informações vão desde entender os desejos dos consumidores até as tendências de mercado.

Uma das maneiras de fazer isso é tomar conhecimento de como os concorrentes estão trabalhando. A partir disso, é possível definir quais serão as melhores estratégias para o seu negócio e sua marca.

Trabalhar com monitoramento de mercado pode ser um grande diferencial, inclusive quando falamos de superar as expectativas dos clientes.

Qual é a importância do Monitoramento de mercado?

Monitorar o mercado por meio dos concorrentes é importante para saber quais são os passos que estão sendo executados por outras empresas que disputam o mesmo espaço que o seu negócio.

A grande verdade é que analisar as ações da concorrência ajuda na tomada de decisão e na elaboração de novas estratégias. Assim, será possível fazer previsões e preparar o negócio para tendências futuras.

Além disso, táticas aplicadas pelos concorrentes, como uma promoção, podem impactar diretamente nos negócios alheios. E um deles pode ser o seu!

Como fazer o monitoramento de mercado?

Não há uma fórmula pronta para monitorar todas as ações da concorrência, porém há algumas boas práticas que poderão ajudá-lo a encontrar a sua forma de conseguir monitorar o mercado de modo eficiente.

Vejamos algumas dessas boas práticas:

  • Analise as promoções dos seus concorrentes e busque entender o que você pode fazer de melhor.
  • Localize novos produtos, pois o mercado pode estar vendendo produtos que você nem sabe que existem.
  • Observe a loja dos concorrentes e aproveite esse momento para ter novas ideias de campanhas para o seu site.
  • Faça uma análise da busca orgânica e verifique se você está nos top 5 da busca do Google.
  • Tente entender a estratégia de precificação de lojas concorrentes para realizar mudanças nos seus preços.
  • Coloque-se no lugar do cliente e comece a pesquisar por itens que você vende; após isso, verifique quem são as lojas que aparecem em primeiro lugar e tente compreender suas estratégias.
  • Navegar pelo site dos concorrentes pode gerar várias ideias de novas palavras-chave que podem ser otimizadas no seu próprio site.
  • Construa uma base de conhecimento baseada em suas pesquisas para utilizar no futuro, nas próximas análises que serão feitas.

Entenda que realizar o monitoramento de mercado não é simplesmente copiar a concorrência, mas sim conhecer suas estratégias e criar planos de ação para superá-las.

Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://precifica.com.br/2017/03/20/por-que-e-essencial-o-monitoramento-de-mercado-de-lojas-virtuais/

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.