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Por que e como integrar a loja física ao e-commerce?

Se você já tem uma loja física e seu negócio está funcionando bem, talvez não esteja nos seus planos ter um e-commerce. Muitas pessoas associam a criação de uma loja virtual a um processo complicado: contratação de serviço de hospedagem, configuração da página, escolha dos meios de pagamento, layout, fotos e descrição dos produtos, etc; Realmente, estes são processos obrigatórios, porém, não são mais processos complicados. Atualmente existem diversas alternativas que facilitam a criação do seu e-commerce.

Não há como ignorar os números do comércio online, só no ano de 2014, 51,5 milhões de pessoas fizeram os menos uma compra online; resultando em R$ 35,8 bilhões faturados, segundo relatório E-bit.

Abaixo você encontra 7 motivos e dicas para trazer sua loja física ao mundo online:

  1. Mais e mais pessoas estão procurando sua loja no mundo online para comprar na loja física:

Há dois fatos que são relevantes para a compreensão deste fenômeno. Atualmente, mais de 50% dos latino-americanos já têm acesso à internet, por isso, provavelmente, o seu público está usando a internet para pesquisar produtos e serviços. Além disso, existe um estudo de consultoria Accenture indicando que quase 90% dos consumidores dos EUA usam a internet para procurar produtos e, em seguida, ir até uma loja física para então comprá-los;

  1. Uma loja online tem um alcance muito maior do que física:

Ao contrário do que acontece com uma loja física, o comércio eletrônico permite que você não limite sua área de atuação; Faça com que seus produtos possam ser entregues em qualquer lugar do mundo;

  1. Você pode expandir seus canais de contato e melhorar o atendimento aos seus clientes:

Hoje em dia o atendimento ao cliente não pode mais se limitar a telefone e e-mail. Os clientes pedem mais que isso, é preciso sair do convencional. Ou seja, sua loja deve oferecer atendimento em todos os canais: telefone, e-mail, chat online, redes sociais, FAQ, aplicativos, etc.

  1. O horário não será mais um problema:

Em uma loja online que você pode vender a qualquer hora do dia. Entenda que seu cliente muitas vezes não pode (ou não quer) ir ao seu estabelecimento dentro do horário comercial. Com a loja virtual ele poderá comprar com comodidade de qualquer lugar, em qualquer horário. Isso significa que com certeza você terá muito mais vendas;

  1. As pessoas confiam mais em marcas que tem presença virtual e física:

Existem pessoas que ainda não confiam na segurança das transações online; isso pode ocorrer por uma experiência ruim que o cliente passou, por ainda não conhecerem esse modelo de negócio. Mas se você já tem uma loja física, onde as pessoas podem ir, caso precisem contatar fisicamente alguém, você tem uma vantagem.

  1. Você já tem experiência e uma base de clientes:

O fato de que você tem uma loja física indica que você já tem conhecimento em comércio; além disso, pessoas escolheram comprar em sua loja, portanto você já possui uma base de clientes. Ou seja, você deve aproveitar essa experiência para criar a sua loja online e incentivar que as pessoas que compraram em sua loja offline, sempre que precisem, comprem também em sua loja online.

  1. O e-commerce é mais barato

O custo de abertura (e criação) de uma loja online é muito menor (além da burocracia) que você tem de enfrentar para manter uma loja física. Por exemplo, o custo do espaço para manter um e-commerce sempre será menor, já que você se preocupará com espaço para pessoas trabalharem e estoque. Não será preciso todo o espaço para receber os clientes e expor os produtos.

Abaixo listamos também 3 dicas para integrar com sucesso o seu e-commerce à loja física:

Se o que dissemos acima lhe convenceu a abrir sua própria loja online, aproveite para ver as dicas que preparamos:

  1. Use um ERP para gerenciar o seu negócio:

O caminho mais fácil para implantar a sua loja virtual e continuar administrando sua loja física é utilizar o sistema ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos recursos da empresa). ERPs são softwares que integram todos os dados e processos da sua loja em um único sistema. Por exemplo, ao efetuar uma venda em uma das lojas, o sistema irá atualizar automaticamente todos os dados, inclusive estoque.

  1. Preste atenção ao cliente cross-channel:

Hoje, os consumidores podem ser chamados de multicanais, ou seja, seu comprador vai usar todos os canais disponíveis (e-mail, redes sociais, etc) não só para comprar, como para tirar todas as dúvidas que tiver.  É importante que você considere a importância desses clientes e ofereça um serviço completo: o mais importante atualmente são os sites responsivos. Considere que a mobilidade exige que seu site possa ser navegado de qualquer dispositivo, sejam celulares, computadores ou tablets.

  1. Vincular suas lojas on-line e off-line sempre que puder:

Existem muitas iniciativas que você pode criar para integrar suas lojas:

  • Permita que as pessoas possam retirar o que compraram na internet diretamente em sua loja física;
  • Manter os mesmos preços e promoções da loja física e loja online;
  • Permita que, caso necessário, a troca de um produto comprado na loja online possa ser feita na loja física;
  • Use a embalagem dos produtos vendidos na loja física para promover sua loja virtual.