Por que automatizar pagamentos de e-commerce?

por Bruna Medeiros Quarta-feira, 30 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A possibilidade de adquirir os mais diversos tipos de produtos e serviços no conforto de casa, economizando tempo, dinheiro e ganhando segurança, faz com que o consumidor brasileiro tenha maior adesão às compras online.

Nesse cenário, mais e mais empreendedores veem no e-commerce uma forma de construir um negócio rentável.

Porém, para que uma loja virtual opere bem, é preciso que o empreendedor opte por um sistema de pagamento que proporcione agilidade, tranquilidade e seja capaz de ajudar a organizar suas operações financeiras.

Afinal, se o contato com o cliente é reduzido no universo virtual, é preciso que o profissionalismo transpareça em todas os pontos de contato que o usuário tem com a empresa.

Quer entender como a automatização de sistemas de pagamentos de e-commerce pode profissionalizar o seu empreendimento e impulsionar seus negócios? Acompanhe o artigo!

O que é a automatização de sistemas de pagamentos de e-commerce?

A automatização de pagamentos envolve a integração eletrônica de sistemas internos e externos ligados aos fluxos financeiros de uma empresa. Em geral, ela é implementada com a ajuda de softwares e amparada por empresas especializadas nesse serviço.

Os combos de gateway, por exemplo, são responsáveis por fazer a ponte entre a loja virtual e os adquirentes (as instituições responsáveis por analisar e processar as transações comerciais tais como Cielo, Rede e Stone).

Dessa forma, eles se comunicam diretamente com as instituições financeiras, que podem autorizar, ou não, as transações.

Com isso, o empreendedor obtém mecanismos automatizados para realizar filtros cadastrais, gerenciar cobranças, gerar boletos e relatórios.

Para unificar sistemas de controle

A unificação dos variados sistemas de controle de pagamentos é essencial para o funcionamento das empresas modernas. Afinal, se você ainda faz o controle de caixa em cadernos, de pouco adianta automatizar sistemas de produtos e serviços.

Para aprimorar a segurança contra fraudes

Toda transação financeira contém um risco embutido. Em um e-commerce, essas transações são de cuidado do lojista e, por isso, é importante que ele conte com serviços de uma empresa de gestão de riscos. Com sistemas antifraude, elas detectam informações inverossímeis, diminuindo os riscos de compras fraudulentas.

A automatização do sistema de pagamento integra as operações do gateway, do antifraude, das adquirentes e as empresas de conciliação. Isso permite que a segurança das operações financeiras seja gerenciada em um só fluxo.

Para aumentar a eficiência corporativa

A sistematização financeira integrada aos demais sistemas contábeis de sua empresa é muito importante para aumentar a eficiência corporativa. Agregar diversas informações em um só local, possibilita maior velocidade nas análises contábeis, elaboração de planejamentos e levantamento de inadimplências.

Com a automatização de sistemas de pagamento, é possível que funcionários de diversas áreas tenham acesso às funcionalidades. Para ganhar ainda mais eficiência, é importante promover um treinamento de seus colaboradores, apresentando os novos processos.

Para facilitar o acompanhamento de sua conta empresarial com precisão

Instituições financeiras e bancos oferecem serviços de automação que podem ser integrados ao seu sistema. Com isso, você pode acompanhar gastos, verificar a natureza das despesas, formas de pagamento e outras informações de sua conta empresarial com a ajuda de seus sistemas internos.

A tecnologia é um dos melhores caminhos para reduzir erros. Empresas que utilizam anotações financeiras em planilhas e cadernos tendem a perder dados, causar gargalos de comunicação e a deixar as equipes desorientadas.

Em organizações menores, é possível organizar as finanças desse modo por um curto período de tempo, mas aqueles que desejam crescer precisam pensar em como escalonar os processos e torná-los mais fluidos.

Para ter maior agilidade na emissão de boletos

Uma etapa essencial para as empresas que lidam com comércio é a cobrança dos clientes para que possam receber os pagamentos o mais rápido possível. Para tornar esse processo mais eficiente, é preciso expandir as maneiras de emitir e enviar boletos.

Um sistema automatizado permite que, com alguns cliques, o título de cobrança ou pagamento chegue ao cliente. Existem também recursos para envio de lembretes de pagamento programados.

Para reduzir os custos na empresa

A instalação de um sistema de gestão financeira exige investimentos. Porém, o custo está longe de ser proibitivo. Comparado aos benefícios, na realidade, esses investimentos trazem uma redução significativa nos custos da empresa.

Quando reduzimos erros, diminuímos também os custos. Afinal, você não precisa gastar tempo repetindo a execução de uma atividade ou consertando o que houve de errado.

Sistemas de gestão financeira tornam o processo mais fluido, permitindo que você precise de menos colaboradores para desempenhar essa função.

Para aumentar suas conversões

A automatização dos sistemas de pagamentos de e-commerce também simplifica processos para seus clientes. Eles dispensam o preenchimento de dados cadastrais, reduzem o tempo de operações e trazem maior comodidade para o usuário.

A experiência de compra fica bem melhor, fazendo com que a taxa de abandono de carrinho caia.

Vale lembrar que, segundo a E-Commerce Brasil, aproximadamente 63% dos carrinhos são abandonados em lojas virtuais. Entre os motivos mais citados, estão os obstáculos criados no momento do checkout, complicando a finalização da compra, como demonstra a pesquisa da Baymard.

Um sistema automatizado de pagamento ajuda a maximizar conversões, permitindo que as transações sejam feitas de forma mais ágil.

No caso dos gateways de pagamento, há a liberdade para que a sua loja construa o checkout da forma que for mais conveniente para o cliente oferecendo serviços como pagamento recorrente e compra com um clique.

A ampla oferta de bandeiras de cartão, bem como o checkout transparente, possibilita que o usuário não seja redirecionado para páginas externas durante a finalização da compra. O resultado? Aumento de vendas!

 

Artigo publicado com a autorização da autora. Original aqui.

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