Por que até os consumidores mais racionais abandonam o carrinho

por Thiago Sarraf Quinta-feira, 22 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

Os dados da Barriliance mostram que a média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais seja por volta dos 77%. Ou seja, 3 em cada 4 visitantes acabam abandonando o carrinho antes de concluir a compra em seu e-commerce.

Todos as lojas virtuais estão sujeitas ao abandono de carrinho. E alguns consumidores simplesmente não podem ser salvos. Porém, alguns deles podem e devem ser recuperados, por isso a importância da captura de e-mails para envio de lembrete. Mais de 40% dos e-mails de abandono de carrinho são abertos e, destes, 50% voltam para finalizar a compra.

Porém, alguns detalhes matam as conversões até dos consumidores mais fiéis e determinados. Vou apresentar algumas destas razões que contribuem com a sua taxa de abandono de carrinho.

Frete inesperado

O frete é um problema que assombra muitos e-commerces. Isso porque seus elevados preços podem ser grandes incentivadores para o consumidor desistir da compra.

Apesar de muitos consumidores já entenderem a necessidade da cobrança do frete — especialmente quando se trata de e-commerces de menor porte, que não conseguem grandes condições com os correios —, imagine ser surpreendido com preços absurdos de frete no checkout da compra.

Esse preço inesperado acaba surpreendendo o comprador de formas negativas. Para resolver este problema, recomendo não deixar o preço do frete em entrelinhas ou para mostra-lo no checkout da compra. Mesmo que o valor seja alto, o consumidor já vai encaminhado para o pagamento com o valor total em mente. Isso evita surpresas na cobrança final e, portanto, o abandono de carrinho.

Criar contas complicadas

A criação de contas é imprescindível, especialmente para a captura do e-mail. Há lojas que oferecem as opções de checkout com um clique ou maneiras mais rápidas e práticas de resolver a compra do produto.

Utilizando este método ou não, saiba que o consumidor não quer perder tempo excessivo preenchendo milhares de informações pessoais cujo ele nem sabe para qual fim serão utilizadas.

Informações simples como nome, e-mail, endereço e forma de pagamento já são o suficiente. Dessa forma você já tem os meios para reimpactar o consumidor com uma nova comunicação e os dados de pagamento e envio.

Não faça seu consumidor desistir da compra por detalhes simples que podem ser evitados.

Experiência do consumidor

A experiência do consumidor é o que dita como muitas lojas da internet devem se portar para com seu consumidor.

Com inúmeras lojas online existentes, se houver algum pormenor que não seja claro para o consumidor ou que atrapalhe na hora da compra, não resta dúvidas que o carrinho será abandonado e a compra finalizada no concorrente.

Deixe a sua loja com fácil navegação, responsiva e não poluída para tudo ser fácil e prático de encontrar.

Segurança

Infelizmente muitos consumidores resistem às compras na Internet devido ao sentimento de falta de segurança. Afinal, ninguém quer seus dados, especialmente bancários, roubados.

Não ter os devidos selos de segurança ou mostrar segurança no pagamento deixa o consumidor inseguro. Por mais incríveis que sejam seus produtos ou sua oferta, o medo do roubo de dados é maior.

Aliás, este é um ponto indispensável de ser revisado antes mesmo de sua loja ir ao ar. Oferecer segurança no ambiente online além de deixar o consumidor mais confiante, ajuda a evitar possíveis fraudes futuramente.

Política de retorno

Deixar as políticas de retorno visíveis, especialmente no ramo de modas e acessórios, é importantíssimo para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce.

Nenhum e-commerce gosta de receber os produtos de volta ou fazer as trocas de peças em numeração errada. Mas, acontece e é preciso estar preparado para realizar trocas e devoluções.

Especialmente em produtos como moda e acessórios, que envolve mais de um fator de simplesmente servir ou não servir. Nesse caso, reforço que as políticas de devolução sejam claras. Pode parecer sem relevância, mas é uma segurança a mais para o consumidor que está preocupado em ter o produto encalhado no canto do armário.

Claro que são necessárias medidas para evitar retornos — como tabelas de medidas e descrição precisa. Porém, não faz mal deixar claro as regras de troca ou devolução para alimentar o sentimento de segurança do consumidor.

Abandono de carrinho

O abandono de carrinho existe e vai existir enquanto houver as compras online. O consumidor pode ter encontrado ofertas melhores ou então simplesmente esquecido de suas compras.

E é papel do e-commerce criar meios para minimizar o impacto do abandono de carrinho em sua loja, bem como utilizar dos recursos disponíveis para relembrar o consumidor de seus desejos e necessidades.

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